kai74
Olá e bom dia. Pretendo mudar em breve do formato 35 mm para os filmes em rolo de 120 e isso me leva a uma questão importante... por quanto tempo mais os filmes em rolo ainda estarão disponíveis? Quero dizer, marcas como ADOX, Foma, Ilford, Kodak e outras ainda oferecem esses produtos. Mas imagino que os filmes de 35 mm tenham um desempenho bem melhor. Tenho quatro projetos em andamento e gostaria de realizá-los com a PSix.
Wolfgg
O fato de os rolos de filme serem vendidos em quantidades menores não significa necessariamente que eles serão descontinuados em breve. O que importa, afinal, é se dá para lucrar com isso. E enquanto ainda houver filmes planos, que provavelmente vendem ainda menos, não se preocupe. Use um rolo 120 atrás do outro e contribua assim para a sobrevivência dos filmes em rolo.
Atenciosamente, Wolfgang
matthias28
E aí.
Pega o Ilford HP-5.
É ótimo.
MirkoBoeddecker
A pergunta não é totalmente descabida. Seria preciso acrescentar a expressão “em qualidade industrial”.
De alguma forma, sempre será possível enrolar um filme em rolo manualmente. Mas aí a qualidade volta a oscilar, como aconteceu recentemente com a Fotokemika. A máquina mais moderna é do ano de 1996. Naquela época já existiam placas de controle e o Siemens S3. Tudo isso está muito além do fim da vida útil (EOL). A nossa é cuidada com muito carinho. Ela pode parar de funcionar de vez em quando, mas opera segundo o princípio: uma função = um sensor/transistor/atuador.
Em princípio, ela é reparável para sempre.
Se isso vale a pena economicamente, é outra história.
Se cada vez menos filmes em rolo forem vendidos e, no futuro, houver reparos a serem feitos nas máquinas (em média, em todo o setor), isso terá (ou deverá ter) um impacto no preço por filme.
Atenciosamente, Mirko