CarolusII
Olá a todos,
nos últimos dias, enviei uma ADOX CMS 20 II Pro para a FOTOIMPEX em Bad Saarow (revelação + digitalização).
Recebi a resposta de que esse tipo de filme não pode mais ser revelado. Quando perguntei se havia algum motivo específico, não obtive resposta.
Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar aqui.
Atenciosamente,
Carolus
CarolusII
Olá a todos,
Além da PHOTONEWS que encomendei, recebi hoje de volta o ADOX CMS 20 II PRO, que não foi revelado. Recebi então um e-mail informando que, para a FOTOIMPEX, como prestadora de serviços, o revelamento desses filmes seria muito trabalhoso — sem maiores explicações. A propósito, enviei o filme por correio registrado para Bad Saarow. Custou-me 5,25 euros. Sinceramente, esse não é necessariamente o problema, mas sim a comunicação. Na loja virtual da FOTOIMPEX, não encontrei nenhuma indicação sobre os requisitos mais exigentes para o revelamento de um ADOX CMS 20 II PRO. Talvez o erro seja meu e eu tenha deixado passar alguma informação.
Atenciosamente,
Carolus
P.S.
Alguém poderia me ajudar e explicar por que o revelamento de um ADOX CMS 20 II PRO é tão mais complexo? Ficaria muito grato.
Miliwato
Suponho que o CMS 20II não seja adequado para revelação em máquina. A ficha técnica deste filme não faz menção à revelação em máquina, mas apenas ao “ritmo de inclinação”. Talvez eu esteja enganado ao afirmar agora (sem consultar a FOTOIMPEX) que o serviço de revelação trabalha com máquinas. Ninguém vai ficar ali revelando o filme manualmente.
A análise da ficha técnica, aliás, fornece ainda indicações importantes sobre a forma como a inclinação deve ser feita (ou seja, não basta simplesmente virar a lata, como acontece com outros filmes). A ficha técnica também fornece indicações importantes sobre as lavagens preliminares e intermediárias.
Atenciosamente,
Oliver
P.S. Acabei de ver que o serviço de revelação é feito com Adox XT-3. Para o CMS 20II, porém, é necessário usar ADOTECH IV (não ADOTECH I, ou algo assim).
CarolusII
Olá, Miliwato,
muito obrigado pela resposta. Encontrei um laboratório em Dresden que vai revelar o filme para mim. Segundo o laboratório, o filme é problemático porque tem uma camada de suporte transparente. Além disso, encontrei na internet algumas informações sobre Klaus Wehner, que se dedicou ou ainda se dedica especificamente a essa questão.
Atenciosamente, Carolus
CarolusII
Tudo bem quando acaba bem. Hoje chegaram ótimos resultados de Dresden, da Foto Goerner. Usei minha Leica III c com uma Voigtländer Heliar 2,8/40 mm, uma Leica Elmar 4,0/90 mm e uma Jupiter 9 2,0/85 mm. É claro que a exposição precisa estar perfeita. O filme não perdoa erros. Mas recomendo vivamente o laboratório.