Entwickler90
Olá,
Comecei a revelar em câmara escura e preciso de uma ajuda com um problema.
Uso uma Durst M305, Fomaspeed N 312 e utilizo o concentrado ADOX NEUTOL ECO, ADOX ADOSTOP ECO e ADOX ADOFIX Plus em recipientes de 1 litro. Na minha câmara escura, já testei vários tempos de exposição e de revelação. O resultado é sempre o mesmo: as áreas expostas ficam completamente pretas no banho de revelação em poucos segundos. Veja a foto. O que poderia estar causando isso?
Wolfgg
Olá,
parece que a exposição ficou muito forte. Reduza o tempo de exposição ou feche a abertura da lente até que a imagem fique boa. O papel reagir rapidamente é normal, pois se trata de um papel com substâncias reveladoras incorporadas (“Speed”). Os primeiros 90% da densidade de preto aparecem bem rápido. E, por enquanto, revele de acordo com o tempo e com a face do papel voltada para baixo, para não ficar tentado a compensar a superexposição com sub-revelação. Espero que você tenha preparado o revelador na concentração normal. E a gradação do papel deve ficar entre Normal ou Especial para começar. Para testes desse tipo, usa-se uma tira de teste, não sempre uma folha inteira.
Atenciosamente, Wolfgang
klickanalog
Será que isso poderia ser devido à sua configuração de abertura? Mesmo depois de anos trabalhando com revelação e impressão, às vezes me esqueço
de fechar a abertura de (2.8, que é a maior abertura para focar) para f/8 ou f/11. Isso explicaria o seu
resultado tão escuro.
matthias28
Oi.
Não é recomendável usar tempos de revelação diferentes no revelador positivo.
O tempo de revelação indicado, por exemplo, 60 segundos, deve ser sempre respeitado.
Tem certeza de que a iluminação da sua câmara escura está adequada?
Na minha opinião, isso parece ser um erro.
Tente fazer o seguinte teste:
pegue uma folha de papel fotográfico P&B e coloque-a na câmara escura com a luz da câmara acesa.
Após um minuto, cubra metade do papel fotográfico de forma a bloqueá-lo da luz.
Após cinco minutos, revele-o. O lado que ficou exposto à luz por 5 minutos deve ficar escuro, enquanto a parte que ficou exposta por apenas um minuto deve permanecer totalmente branca.
Próxima suposição:
sua lâmpada de ampliação está muito forte, seu tempo de exposição é muito longo. Um filtro cinza pode ajudar.
Como você controla o tempo de exposição?
E como surgem essas manchas pretas no papel?