Photux
Olá, pessoal do fórum,
Ontem, quando fui preparar um novo fixador, notei que havia precipitações amareladas na parede interna do frasco e também na forma de flocos dentro do líquido. Como já não me parecia nada bom, fiz um teste rápido com um pedaço de filme e constatei que o fixador aparentemente estava completamente inoperante (mesmo após vários minutos, não houve nenhuma mudança perceptível no filme).
O que é realmente surpreendente: o fixador em questão não é nada antigo, mas sim um frasco de Adofix Plus ainda cheio em dois terços, que comprei há cerca de um ano. O lote foi fabricado em 12 de janeiro de 2024. Além de ter preparado uma solução de trabalho com ele uma vez, ele ficou guardado na minha cozinha desde então.
Daí a minha pergunta: algum de vocês já teve problemas semelhantes? Será que há algum problema conhecido com exatamente esse lote? Fora isso, até agora só o Tetenal Superfix me causou dificuldades uma vez, há muito tempo; o Adofix sempre foi confiável.
A única coisa que me ocorre seria a temperatura — normalmente não ligo o aquecimento na minha cozinha, por isso, no inverno, pode ficar um pouco frio. Mas agora não estamos com temperaturas negativas nem muito acima de zero. Será que o concentrado não gostou disso?
Acho que vou experimentar agora a versão em pó. Infelizmente, fiz o pedido há apenas duas semanas e pensei: “Não preciso de fixador, ainda tenho bastante”. Bem... Se fosse para garantir durabilidade e confiabilidade, eu compraria aquele produto caro da Ilford, mas até agora nunca vi sentido em gastar mais dinheiro do que o necessário com fixadores.
Obrigado e um abraço
Photux
MirkoBoeddecker
Lamento saber que o concentrado não está mais funcionando.
Não tivemos nenhum lote com defeito (pelo menos, até o momento, não tenho conhecimento disso).
É verdade que o fixador também não dura para sempre. Já escrevi algo sobre isso. No entanto, o concentrado deveria durar mais de 6 meses, mesmo depois de aberto parcialmente.
Concentrados não abertos duram pelo menos até 3 anos após a data de produção. A temperatura de 10 graus na cozinha não é a causa.
No caso do fixador, infelizmente, é sempre um pouco aleatório. O sistema tampão normalmente se estabiliza até que, de repente, entre em colapso total.
Portanto, se já for possível sentir cheiro de enxofre, o fixador também não funcionará mais corretamente e deve ser descartado.
Todos os fixadores expressos têm fórmulas muito semelhantes. As diferenças, se é que existem, estão na durabilidade (no sistema tampão).
Nesse aspecto, o nosso (fórmula Agefix) já está na primeira divisão (como você mesmo observou).
Não sei dizer o que aconteceu no seu caso, mas é improvável que a mudança de marca faça diferença.
Atenciosamente,
Mirko