Lukas
Olá a todos,
Meu nome é Lukas e sou novo neste fórum. Tenho um ampliador Kaiser VP 6000 e gostaria de fazer cópias em preto e branco. O ampliador está equipado com uma lente Meopta Anaret S 4,5/50.
Agora, o meu problema:
Quando consulto o manual e verifico a escala de ampliação do aparelho, com uma lente de 50 mm e um formato de filme de 36 mm, obtém-se uma ampliação máxima aproximada de 10. No entanto, com o suporte da lente totalmente aproximado do plano da imagem, obtenho uma ampliação de nitidez máxima de aproximadamente 3,5.
Já dei uma olhada no fórum aqui; o anel de fixação da lente está montado corretamente, de modo que há uma distância de 50 mm entre o filme 35 mm e a lente. Quando defino a escala de ampliação para 10 e aproximo manualmente a lente ainda mais da mesa de imagem, obtenho uma imagem com alta nitidez na escala indicada. No entanto, não é possível fixar a lente mais perto da mesa de imagem.
Estou ficando sem explicações e, antes de comprar outra lente, gostaria de pedir a opinião de vocês aqui.
Muito obrigado desde já e um grande abraço,
Lukas
ATUALIZAÇÃO: O problema foi resolvido. Ao contrário do que eu imaginava, de que o plano da lente estava totalmente próximo ao plano da imagem, esse não era o caso. As duas hastes de guia que movem o plano da lente estavam muito emperradas, o que impedia que o plano fosse elevado. Após limpar e lubrificar as hastes, isso agora é possível sem problemas e uma nitidez de até um fator superior a 10 agora é possível! Muito obrigado mesmo assim!
Wolfgg
Olá, Lukas,
Para 50 mm, você precisa de uma placa de lente “rebaixada”, ou seja, uma em que a lente esteja deslocada para cima e, assim, fique mais próxima do filme. A placa utilizada é destinada a distâncias focais maiores (80 mm e mais para o formato médio).
Atenciosamente, Wolfgang