Johnbaumann
[attachment=3472][attachment=3473]Olá!
Estou tentando voltar à fotografia analógica depois de 35 anos sem praticá-la. Infelizmente, meu pai jogou tudo o que tinha no lixo naquela época :-(
Acabei de comprar uma Meopta Opemus 6 e ela parece ótima... mas, apesar de ter pesquisado, ainda tenho algumas dúvidas:
1 - Na gaveta de filtros havia uma placa de vidro fosco. Segundo o manual, *pode* ser colocada aqui uma “placa fosca”.
Qual é a função dessa placa? Ela serve para a) difusão da luz, b) proteção contra o calor (segundo um artigo, a Opemus tem um vidro de proteção contra o calor) ou c) algo completamente diferente?
A estrutura é (de cima para baixo)
- Lâmpada opalina
- Vidro transparente
- Gaveta de filtros (com o misterioso vidro fosco)
- Condensador
- Plataforma de negativos
- Fole
- Lente
Será que o vidro transparente serve para proteger do calor????
2 - A mesa de negativos tem duas placas de vidro (na parte superior com efeito anti-Newton). Havia também várias máscaras de negativos à venda para o Opemus 6 (infelizmente, bem raras...). Então, a partir de um modelo da máscara para 35 mm, eu mesmo fiz uma máscara para meio-formato com trilhos-guia.
Só me surpreende que nunca tenham existido máscaras de negativo com guias para este modelo... elas são realmente necessárias, pois os dois pinos que deveriam fazer essa função estão apenas na parte superior e, quando a tira de negativo está chegando ao fim, fica difícil mantê-la alinhada...
Há algum motivo para não substituir as placas de vidro por essa máscara???
Atenciosamente,
John
dstatt
Parece ser um difusor. Que sorte, geralmente essas peças estão faltando.
Na minha opinião, o Opemus 6, por ter um condensador duplo, não precisa de nenhuma distribuição de luz adicional. No entanto, o difusor pode suavizar um pouco a luz do condensador, que geralmente é mais forte, ou ajudar a evitar superexposições, se necessário.
É só experimentar!