ducku
Olá,
Após árduas negociações com o meu “ministério das finanças” doméstico, consegui a aprovação para adquirir um Heiland Splitgrade. Não quero iniciar aqui uma discussão sobre os prós e contras, mas sim perguntar a vocês qual ampliador usariam ou já usam com o Splitgrade. No momento, trabalho com um Kaiser V-System da série 6000 e uma cabeça Multigrade. Adquiri esse equipamento com uma atualização para 6x7. Fico me perguntando se não estarei “jogando pérolas aos porcos”. Os preços de mercado de segunda mão para ampliadores “de verdade” de 6x7 ainda estão bons no momento, e estou pensando seriamente em mandar instalar o Splitgrade em algo melhor logo de cara.
Entre as opções em potencial (ou seja, as que me chamam a atenção) estão:
Durst Modular 70
Dunco II 67
Durst Laborator 1200
Kaiser série 7000
Jobo LPL 7700
Só para constar, trabalho exclusivamente com 6x7 cm e não pretendo mudar.
Mais uma coisa... devo mandar instalar um Multigrade ou um cabeçote colorido? Existem grandes diferenças no manuseio ou na qualidade?
Atenciosamente,
Florian
Bonderer
Na Kaiser e na Dunco, você compra o módulo, basta retirar o existente, colocar o novo e pronto. Em outros aparelhos ou modelos mais raros, é preciso adaptar o cabeçote, mas o melhor é perguntar ao Heiland o que é possível fazer ou quais módulos ele tem disponíveis. Mas agora tenho um Kienzle C 69 bem potente e, no canto, um Primos 69 S, ambos com módulo, mas da Kienzle. Como são dois aparelhos diferentes, também têm duas cabeças de grau de divisão diferentes.
Isso também dá um pouco de margem para quando as coisas ficarem um pouco maiores ou precisarem ficar.
Renate
Olá,
A Durst Laborator 1200 é um ampliador de 4 x 5 polegadas, ou seja, um verdadeiro monstro em comparação com as outras. Ela pesa cerca de 60 kg e é um pouco mais cara em todos os aspectos. É possível trabalhar com o formato 6x7, mas não é fácil de manusear devido à grande mesa de trabalho. Negativos de 35 mm são ainda mais difíceis de processar. O LED Splitgrade, que eu recomendo, custa no mínimo 1.800 € e foi projetado para o formato completo de 4 x 5 polegadas. No formato 6x7, apenas 1/3 da área de iluminação é utilizada, e no formato 35 mm, ainda menos. Isso torna a imagem muito escura. Eu mesmo uso o Laborator 1200 com a cabeça colorida apenas em casos excepcionais para o Splitgrade manual.
Usei o Jobo LPL 7700 por anos antes do Laborator 1200. É um equipamento robusto e otimizado para 6x7. Em testes, porém, não foi considerado um equipamento de ponta. Também nunca utilizei esse equipamento com splitgrade. Como não foi muito vendido na Alemanha, é raro encontrar acessórios adequados.
Um equipamento de ponta seria, por exemplo, o Durst Modular 70. Sobre o Kaiser, não posso dizer muito, pois nunca o utilizei.
Assisti a uma demonstração do Splitgrade na faf2015 em Paderborn. A tecnologia LED tem muitas vantagens em relação às lâmpadas halógenas. É possível usá-lo como Splitgrade ou como luz mista, conforme a necessidade. As fotos não ficam melhores com isso, mas chega-se ao resultado desejado de forma mais confortável e um pouco mais rápida.
Atenciosamente,
Renate
Maunz
Olá, Florian,
Só posso te contar sobre a minha experiência com o Durst Modular 70. Nesse caso também, a Heiland fornece um módulo adicional que é simplesmente trocado pelo módulo Multigrade ou Colour. Teoricamente, é possível alternar a qualquer momento, por exemplo, voltando rapidamente para o módulo Multigrade. Na prática, depois de comprar o módulo Splitgrade, nunca mais senti falta do módulo Multigrade. Trabalhar com o Heiland Splitgrade simplesmente facilita muito o trabalho. O módulo é caro, mas, pela minha experiência, vale cada centavo.
€
Atenciosamente,
€
Martin
ducku
Olá,
Acabei de decidir comprar um Durst Modular 70. O preço foi um pouco mais alto do que o esperado, mas ele está em perfeitas condições, tanto tecnicamente quanto esteticamente, como no primeiro dia. É claro que liguei imediatamente para a Heiland. O antigo módulo individual foi descontinuado devido aos altos custos de fabricação e, em vez disso, a cabeça de projeção é adaptada — assim como acontece com muitos outros ampliadores. De qualquer forma, já estou ansioso pela primeira sessão de Natal com o Splitgrade na câmara escura e estou realmente empolgado. Vou contar a vocês sobre minhas primeiras fotos com o Splitgrade...
Atenciosamente,
Florian
ducku
Olá,
Tenho mais uma pergunta relacionada a isso. Agora tenho uma Modular 70 na qual vou trabalhar com 6x7. Na minha outra ampliadora (série Kaiser 6000 com negativos 6x6), tenho uma Rodagon Apo 80 mm. Devo equipar a Durst com uma lente de 105 mm ou a de 80 mm já “basta”? Bem, a Apo é excelente, mas não tenho certeza se as bordas não sofrem com o círculo de imagem um pouco pequeno. No Kaiser isso não é tão crítico, já que trabalho mais na área de 6x6.
Vocês têm experiência com isso?
Atenciosamente,
Florian
sputnik
O antigo módulo único foi abandonado devido aos altos custos de fabricação e, em vez disso, a cabeça do objetivo está sendo adaptada — assim como acontece com muitos outros ampliadores.
?
E quanto isso custa agora para a M70, se me permite perguntar?
?
Não tenho experiência com a Rodagon APO 80 em 6x7, mas ela é recomendada pela Rodenstock para 6x7. Talvez isso ajude na sua decisão.
Como normalmente não se realiza a exposição com a abertura máxima (exceto na revelação em lith, e aí isso não importa), se eu estivesse no seu lugar, não me preocuparia com isso.
Renate
Olá, Florian,
Eu uso a APO Rodagon 80 mm para meus negativos 6x7 e não tenho nenhum problema com ela. Se fechar a abertura em dois pontos, obtém-se excelentes características de imagem. Também tenho uma Schneider 105 mm. Mas não gosto muito de usá-la para 6x7, porque preciso de um braço bem longo para focar.
Antigamente, quando o analógico ainda era caro e minha mesada era curta, eu usava uma Anaret-S de 80 mm (uma boa lente de 4 elementos) para 6x7. Nesse caso, apesar de fechar a abertura, os cantos ficavam desfocados. Mas já a Componon de 80 mm (lente de 6 elementos) da Schneider conseguia ampliar 6x7 com boa qualidade a partir da abertura 11.
Atenciosamente,
Renate
ducku
Olá,
obrigado pelas respostas úteis. Assim, não preciso investir em um 105. Para responder à pergunta... paguei 350 euros pelo Modular 70 Color. Mas ele ainda vinha com alguns acessórios. Considerando que o mercado está vazio em relação ao M70, o preço foi justo.
Atenciosamente,
Florian
sputnik
Para responder à pergunta... paguei 350 euros pelo Modular 70 Color.
Minha pergunta era sobre a adaptação do Splitgrade para o M70. Antigamente, quando era preciso comprar um módulo completo, isso era bem caro. Qual é o preço agora, já que o módulo existente é adaptado?
ducku
Olá,
o controlador custa cerca de 820 euros e a adaptação, entre 500 e 600 euros. A lista de preços está disponível online no site do Sr. Heiland e distingue os diferentes modelos. No entanto, o controlador também pode ser usado sem a adaptação. Isso funciona muito bem. Com LED, o preço fica, naturalmente, mais caro. A cabeça de LED separada custa cerca de 1.200 euros.
Atenciosamente,
Florian
sputnik
Sim, sim, já conheço toda essa história. Afinal, uso o Splitgrade há vários anos.
Perguntei apenas porque, na época, eu também tinha um Modular 70 Start Pro Color. Mas como o módulo, por 1.400 €, estava definitivamente fora de questão para mim e eu trabalho exclusivamente com 6x6, mandei adaptar minha cabeça M605 por 150 €.
Coloquei a cabeça do M70 na base do M605 e vendi a peça pelo eBay (felizmente, consegui 180 € a mais do que tinha pago pelo M70).
Mesmo assim, sempre senti um pouco de saudade do diafragma de densidade do M70 e, quando li que a cabeça do M70 agora também pode ser facilmente adaptada, quis saber se, em retrospecto, eu teria motivos para me arrepender. :-)
Mas não preciso me arrepender, pois mesmo 500-600 € teriam sido um preço muito alto para mim.
Agora posso dormir tranquilo de novo.
Obrigado. :-)