kai74 Olá a todos... Hoje fotografei e revelei meu primeiro rolo de HR-50. Foi uma série de testes. Uma foto sem filtro vermelho e outra com filtro vermelho, ambas do mesmo motivo. As fotos foram tiradas com a Praktika Mtl5 e reveladas em Fx39. Quando tirei o rolo da lata, fiquei surpreso. Todas as fotos com filtro vermelho ficaram em superexposição, todas as outras não. Com o Fomaspeed, consegui ainda salvar algo com 12 segundos de exposição; nas fotos sem filtro vermelho, bastaram 5 segundos. O que pode ter dado errado? Por que as fotos com filtro vermelho ficaram tão escuras?
Wolfgg Olá, este é um filme com sensibilidade ampliada na faixa do vermelho. Como você determinou a exposição? O correto seria: medir sem filtro, depois colocar o filtro e aumentar a exposição em 1 stop. Atenciosamente
MirkoBoeddecker Talvez você tenha feito a medição através do filtro, e a célula de medição da MTL5 tenha registrado uma densidade do filtro maior do que o efeito de redução real em um filme superpan-cromático. A MTL5b foi minha segunda câmera. Um modelo antigo 😉