MNossi
Olá!
Se eu tiver uma Belar 4,5/75, preciso de uma lente de 50 mm separada para negativos KB?
Obrigado pelas dicas!
Mario?
karlokell
Olá, Mario!
?
Claro que você também pode ampliar imagens em formato KB com uma lente de 75 mm (basta ter espaço suficiente na parte superior para a cabeça do ampliador e provavelmente perderá um pouco de luminosidade). Só que o contrário não funciona (ampliar imagens MF com uma lente de 50 mm). Só que eu não me contentaria com uma Belar, mas usaria logo algo de qualidade (pelo menos um Anaret da Meopta, ou as lentes de seis elementos da Schneider, Rodenstock ou Nikon), que hoje em dia não custam mais muito, se você procurar no eBay, por exemplo!
?
Atenciosamente, Karl
Neutrino
Recomendo vivamente as Anarets da Meopta. Embora, pelo que sei, tenham apenas 4 lentes, elas oferecem uma nitidez impressionante.
highscore
Costumo usar o 75 ou o 80 em formatos de 35 mm a 6x7.
É pura preguiça da minha parte. E minha Krokus 3 já tem luminosidade suficiente para isso.
Urnes
A única desvantagem é o fato de haver uma distância maior entre a lente e a base da impressora. Na prática, isso significa que talvez você precise limitar o tamanho da impressão.
Atenciosamente, Sven.