rlfsoso
Olá, pessoal,
alguém tem experiência com a lavagem em cascata de papel barítico? No momento, não tenho condições de comprar ou construir uma lavadora de impressões de boa qualidade (ou cara) e gostaria de fazer a lavagem em bacias (água temperada; poucas impressões, troca completa da água), seguindo o método da Ilford para filmes. Problema: há sérias dúvidas de que os tempos de lavagem relativamente curtos sugeridos pela Ilford para papel baritado (mesmo com fixação rápida e uso de auxiliar de lavagem) sejam suficientes, e eu me pergunto quantos ciclos em cascata eu precisaria, já que atualmente não tenho como verificar a qualidade da lavagem. Em geral, fixação em dois banhos (2x 1 minuto, fixador ácido sem endurecedor), banho Lavaquick planejado.
Alguém conhece um método simples para verificar a qualidade da lavagem?
Muito obrigado!
Rolf
Morte
Se você pudesse usar um fixador neutro, isso reduziria, sem dúvida, o risco e o tempo de enxágue. Eu uso, por exemplo, o Rollei RXN, também disponível na FOTOIMPEX:
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/rollei-rxn-fix-neutral-1000-ml-konzentrat.html.
Caso contrário, eu enxáguo na base do chuveiro e, por isso, não posso te dar dicas sobre o método em cascata.
Atenciosamente, Morte
Benjamin
A Maco recomenda o seguinte método para o uso do Rollei RXN: lavagem em recipiente, com 8 trocas de água de 2 minutos cada (conforme descrito, entre outros, no manual de instruções da prensa Ecomat, mas o assunto também já foi abordado na Aphog). Já experimentei esse método e, por precaução, usei ainda um acelerador de drenagem. Se tiver oportunidade, vou submeter o procedimento a mais um teste de drenagem e, a partir daí, trabalhar apenas dessa forma, pois é muito prático, pelo menos quando se fazem poucas cópias.
rlfsoso
Olá e muito obrigado!
A indicação do manual de instruções da prensa foi muito útil para me dar uma ideia de qual caminho seguir! Só mais uma pergunta complementar: como você verifica a qualidade da drenagem??
Obrigado, Rolf
Wolf_XL
...na minha opinião, o tema da “lavagem” é extremamente superestimado e, em alguns casos, assume traços quase religiosos e místicos... ;-) Eu mesmo faço ampliações há quase cinquenta anos e, em todos esses anos, nunca usei lavador, auxiliar de enxágue ou qualquer outro tipo de artifício — e, maravilha, oh maravilha — todas as minhas impressões em papel barita continuam em ótimo estado.
?
Meu fluxo de trabalho:
?
Exposição do papel, revelação, lavagem intermediária e fixador — depois, nova exposição do papel, revelação, lavagem intermediária e a primeira impressão na água e a segunda no fixador. Quando todas as impressões estiverem prontas, troco a água uma vez e vou para a prensa. É só isso...
HenningH
Concordo com o Wolf. Por muito tempo, usei três bacias com cerca de dez litros de água cada para a lavagem. A folha passava sucessivamente pelas três bacias após o revelador, o parador e o fixador. No caso do papel baritado, geralmente havia ainda um banho de Lavaquick entre o fixador e a primeira lavagem (mas mesmo sem isso, os resultados continuam impecáveis).
rlfsoso
Estou chocado? Não, falando sério, pelo menos pude constatar, em um teste com halogeneto, que preciso prolongar o tempo de fixação (até agora, 2 x 1/2 min, dois banhos de fixação). Agora preciso refazer a fixação das cópias e enxaguá-las. Acabei de voltar a fotografar analógico, após uma longa pausa, e quero retomar imediatamente o fluxo de trabalho correto. Minha câmara escura (que está sendo finalizada no momento) é escura, mas infelizmente não tem conexão de água nem escoamento, então terei que coletar as cópias em um banho intermediário. Provavelmente, um banho Lavaquick é o mais adequado para isso?!
Sobre a importância fundamental do pós-processamento: Duas fotos antigas minhas do início dos anos 90 (Multigrade FB) emolduradas em vidro apresentam, no entanto, sinais de envelhecimento/descoloração, o que sugere que o processamento final não é algo tão irrelevante assim. Contudo, não posso afirmar agora se, naquela época, a fixação e/ou a lavagem foram insuficientes.
Atenciosamente, Rolf
http://rlfsoso.tumblr.com/?
karlokell
Olá, Rolf!
€
O “Teste de Resíduo de Hipossulfito Kodak HT-1a” é relativamente simples: para isso, você precisa de 0,3 g de permanganato de potássio e 0,6 g de hidróxido de sódio (este último também está presente, por exemplo, em desentupidores de ralo, junto com pequenas esferas de alumínio) em 250 ml de água destilada. Essa é a sua solução de teste, que dura bastante tempo. Aliás, antigamente era possível comprar algo assim pronto na Amaloco...
€
Para verificar a lixiviação do sal fixador nas suas impressões molhadas, misture 1 ml da solução de teste e um oitavo de litro de água em um copo transparente (a mistura tem a coloração roxa típica do permanganato de potássio), retire 15 ml dessa mistura para outro copo e deixe pingar nele a água de uma imagem molhada (área de aproximadamente 24 x 30 cm ou várias imagens com essa área total) por 30 segundos: se a solução ficar alaranjada após cerca de 30 segundos e perder totalmente a cor após 1 minuto, então ainda há sal fixador em excesso nas imagens e você deve continuar a lavagem.
€
O problema talvez esteja na aquisição do permanganato de potássio (principalmente porque se precisa de “quase nada” dele) e na pesagem suficientemente precisa das substâncias. Afinal, não se vai realizar o teste constantemente, mas sim testar o próprio processo uma vez e saber então quando esse procedimento resulta em imagens suficientemente lavadas durante a lavagem das impressões — ou ainda não.
€
Saudações, Karl
€
€
rlfsoso
Olá, Karl, um kit de química? Meu filho adoraria, embora ele prefira misturar vinagre e bicarbonato de sódio? Vou perguntar na minha farmácia, talvez eles possam preparar uma mistura dessas? Mas fico pensando se não haverá alguém que já ofereça esse teste pronto. A Kodak provavelmente não oferece mais (mesmo que ainda haja referências online ou em livros). Eu mesmo já fiz o teste do fixador (ainda fixa bem?) da Monochrome Photography e o teste de halogeneto (fixação suficiente?)??
€
Muito obrigado pela dica!! Rolf
Morte
Pelo que sei, também é possível testar as cópias com Selentoner em uma lavagem diluída, caso já se tenha o produto à mão. Basta pingar um pouco do revelador na margem branca e observar se ela muda de cor. Se isso acontecer, significa que ainda há fixador na emulsão.
No entanto, ainda não testei isso. Será que alguém aqui tem alguma experiência com isso?
rlfsoso
Na minha opinião e pelo que sei, o problema com o Selentoner é que ele deixa manchas que não saem e, além disso, esse produto é, na verdade, tóxico demais para ser usado para esse fim. Quando se prepara o tônico, deve-se “usá-lo” todo? Acho que ele também não dura indefinidamente. R.
Morte
Duas vezes não. Primeiro: o toner não reage na borda branca (como poderia, já que não há informação de imagem ali), a não ser que: ele não esteja suficientemente fixado. Segundo: já preparei meu toner há bastante tempo, e ele ainda funciona. ;) Não se pode beber. Mas os outros testes de fixação certamente também não.
karlokell
Olá, Morte!
Com o selenotônico, você verifica se a imagem ficou bem fixada, não se foi bem lavada! O selenotônico típico contém até sal de fixação!!
Atenciosamente, Karl
Morte
Ah, entendi! Era esse o erro de raciocínio. Tudo bem, afinal ainda não tinha colocado isso em prática. Obrigado pelo esclarecimento.