Nos últimos meses, testei os filmes Ilford de formato médio 6×6 mencionados acima com os reveladores indicados, utilizando temas semelhantes.
O Ilford Delta 400 fica muito bom com o HC-110 na proporção de 1:60 e por cerca de 14 a 15 minutos (agitar continuamente durante o primeiro minuto e, depois, agitar três vezes a cada 3 minutos). Fica simplesmente ótimo para ampliação. O HC-110 revela o filme de maneira absolutamente uniforme. Bastou testar apenas uma foto para determinar o tempo de exposição, e para todas as outras fotos do mesmo rolo, o tempo de exposição foi o mesmo. Muito bom.
O Ilford Delta 400 no D-76 também fica muito bom. Revelação na proporção de 1:1 com o tempo recomendado pela Ilford. Como acho o HC-110 mais prático para mim e, além disso, ele é mais econômico por revelação de filme, vou continuar usando o HC-110.
O Ilford Ortho 80 fica muito bom no D-76. Revelação 1:1 com o tempo indicado pela Ilford. No HC-110, a resolução nas sombras não é tão boa quanto no D-76. Além disso, acho o contraste um pouco forte demais no HC-110. Mas, como acho o Ortho muito interessante, vou revelá-lo no D-76.