Estou mudando os produtos químicos para filmes para versões ecologicamente corretas.
Trata-se do Adox XT-3
.
Para que fique bem econômico, uso-o na diluição 1+3
(veja a antiga ficha técnica da Kodak, disponível para o XT-3 — muito obrigado à Adox e à FOTOIMPEX por isso).
Para que o tempo de revelação não seja muito longo, revelo em banho-maria a 24 °C
: agito sempre
nos primeiros 30 segundos e, depois, agito rapidamente 3 vezes a cada minuto.
Então, agora eu precisava ainda do filme em rolo preto e branco que combinasse perfeitamente com ele.
Depois de testar vários filmes, optei pelo Kodak Ektapan 400
, que já foi chamado de T-Max 400.
São suficientes 11 minutos com a versão de revelação acima.
Os resultados do revelamento correspondem exatamente à minha ideia do negativo ao fotografar.
O Ektapan não precisa de filtro amarelo ou laranja. Ele reproduz as nuvens de maneira muito bonita. As sombras ficam bem definidas. As luzes estão todas na faixa adequada.
O comportamento
do Ektapan em
relação
à
lei de Schwarzschild
é sensacional: entre 1 e 10 segundos, ele precisa de apenas ⅓ de abertura a mais.
Assim, mesmo com tempos de exposição mais longos, de até ½ segundo, as sombras não perdem detalhes — outros filmes não devem ser expostos por mais de 1/15 de segundo! Não conheço nenhum outro filme com essas características.
Espero que a ADOX continue fabricando o XT-3 e a Kodak, o Ektapan 400 por muito tempo ainda.