rlfsoso
Olá, pessoal,
Estou colocando minha câmara escura de volta em funcionamento e, com as cópias que já fiz, estou pensando em experimentar também a viragem ao selênio. Depois de ler várias postagens, não tenho mais tanta certeza de como devo proceder:
Na literatura, geralmente recomenda-se a combinação de revelador de selênio e agente de limpeza hipo. Provavelmente para ajustar o pH (!?). Faz sentido combinar o Lavaquick com o revelador de selênio? Infelizmente, não se sabe muito sobre o Lavaquick, exceto que, por si só, ele já deve aumentar um pouco a densidade das cópias.
Comprei o Rollei LP-Selenia. Estou ciente de que preciso, acima de tudo, de cópias em papel barita muito bem retocadas como base, que, se necessário, devem ser bem molhadas antes da tonificação, tonificadas à vista (ao ar livre) e bem lavadas. Há mais alguma dica prática importante?
Muito obrigado,
Rolf
Otto
Com a combinação de selentoner e HCA, você economiza um banho. Isso só faz sentido em casos de alto rendimento, já que a mistura não tem a mesma durabilidade das fitas individuais.
€
Atenciosamente,
Otto!
rlfsoso
Obrigado pela informação; então, vou usar o Lavaquick antes de enxaguar
Atenciosamente, Rolf
Otto
Existe uma ficha técnica detalhada para o revelador mencionado:
http://www.maco-photo.de/files/images/TASel_d.pdf
É importante usar, na medida do possível, um fixador neutro. Nesse caso, basta um breve enxágue com água antes da revelação. Isso economiza tempo e água.
O auxiliar de lavagem, como já sugerido, também é altamente recomendado. Uma receita caseira é simples e eficaz:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/tipps-tricks/69-waschhilfe.html
Boa sorte e um grande abraço,
Otto!
gerich
Ao preparar o HCA por conta própria, é importante observar que o sal de EDTA 4Na e o citrato de sódio estejam presentes, pois, caso contrário, pode ocorrer a precipitação de calcário, que deixa manchas brancas no papel. Meu procedimento para a viragem ao selênio é o seguinte:
2 banhos de fixação em fixador C-41, ajustado para um pH de aproximadamente 6 mediante a adição de um pouco de ácido acético.
Enxágue intermediário. Basta recolher as cópias em uma bacia com água e enxaguar novamente
Viragem a aprox. 28 °C, 1:20, 4–7 min (toner antigo de um colega de laboratório, que era ainda mais concentrado)
Enxágue rápido
HCA 3-5 min. Eu mesmo preparo a solução; a receita aproximada é: aprox. 120 g de sulfito de sódio seco, aprox. 25 g de metabissulfito de sódio, 5 g de EDTA 4Na, 5 g de citrato de sódio. Preparo o revelador e o HCA com água destilada.
Enxágue em água por 1 h
€
Comprei seleneto de sódio para preparar o toner sozinho, mas no momento estou tendo dificuldade com o segundo produto químico mais comum depois da água, ou seja, o tiossulfato de amônio, que até agora só consegui encontrar a preços ou em embalagens maiores a partir de 25 kg, que estão na faixa da hidroquinona. Meu tiossulfato de amônio havia se decomposto e já exalava um cheiro de hidrogênio sulfureto. Caso alguém tenha um excesso de tiossulfato de amônio ainda em bom estado e queira trocar, tenho um excesso dos seguintes produtos químicos: metabissulfito de sódio, hidroquinona, fenidona A, seleneto de sódio, acetato de sódio, pirogallol, fenilmercaptotetrazol.
€
Atenciosamente,
Gerhard
jochen53
Olá,
Ansel Adams também costumava realizar a diluição do KRST com HCA. No entanto, em seu livro, ele também escreve que a Kodak o alertou de que isso não traz nenhuma vantagem comprovada. Apenas para completar, gostaria de salientar que o seleneto de sódio é extremamente tóxico (especialmente em caso de inalação de poeira) e, em contato com ácidos, forma o hidrogênio seleneto H<sub>2</sub>Se, que é muito tóxico e tem um cheiro repugnante. Em toners como o KRST e receitas semelhantes, não há seleneto de sódio Na<sub>2</sub>Se, mas sim selenito de sódio Na<sub>2</sub>SeO<sub>3</sub> (igualmente muito tóxico). O KRST contém 27% de tiosulfato de amônio, 10-15% de sulfito de sódio seco e 2% de selenito de sódio (fonte: MSDS da Kodak).
gerich
É claro, selenito de sódio, CAS 10102-18-8, foi o que eu havia escrito por engano; obrigado pela observação.
Mais uma experiência com o Selentoner. Quando deixo o Selentoner usado do laboratório repousar no recipiente por cerca de uma semana e meia, o selênio começa a precipitar-se, inicialmente como uma camada marrom-avermelhada nas paredes e, posteriormente, também como um sedimento preto no fundo. Suponho que isso aconteça quando o sulfito é consumido pelo oxigênio do ar. Simplesmente adicionar sulfito de sódio não funciona, porque ele não se dissolve completamente. O que funciona, porém, é dissolver cerca de 20 g de sulfito de sódio em 250 ml de água destilada, à qual foi adicionado previamente cerca de 1 g de EDTA 4Na, e depois adicionar a solução ao toner. Ainda não testei se o revelador usado dura significativamente mais tempo. A precipitação do selênio também pode ser aproveitada para descarte, deixando-o precipitar e, em seguida, decantando e descartando o líquido.
Atenciosamente,
Gerhard