Spektakulum
Olá,
Eu queria aumentar a sensibilidade de um APX 400 para ISO 800. Revelei o filme com Caffenol-C-L.
O resultado é que quase não dá para ver nada. Os negativos estão uniformemente cinza. Uma característica é que se formam linhas a partir da perfuração para dentro.
Não tenho certeza das razões por vários motivos:
Este foi o primeiro filme que fotografei com uma Rollei TE usada, então também pode ser culpa da câmera.
Quando agito o frasco, o fixador emite um ruído como se houvesse partículas sólidas dentro dele, como se algo estivesse se depositando. Será que é isso? Como ficariam os negativos se o fixador não funcionasse?
Como posso descobrir qual foi o erro?
Muito, muito obrigado desde já!!!
grommi
Para testar o fixador, faça o chamado teste de clareamento. Pegue um pedaço da ponta de um rolo de filme negativo (2 cm são suficientes; o restante pode ser fotografado normalmente), sem revelá-lo, e mergulhe-o à luz em uma pequena tigela com o revelador; o tempo que leva para o filme ficar transparente e sem manchas é o tempo de clareamento. O filme exposto e revelado é então fixado por pelo menos o dobro desse tempo; no caso dos filmes Tmax, pelo triplo. O tempo de clarificação depende do material do filme utilizado, da concentração do fixador e do seu grau de utilização. É altamente recomendável fazer um teste de clarificação antes de cada revelação. Se o tempo de clarificação do revelador usado várias vezes tiver dobrado, ele deve ser substituído o mais rápido possível. Mas atenção: dependendo do tipo de filme, o tempo de clarificação pode variar consideravelmente.
?
Você deve fazer isso agora e depois vemos o que acontece.
Wolf_XL
... no fundo, você fez tudo errado que se podia fazer: expôs um filme com uma câmera desconhecida, revelou em um “revelador caseiro” e, aparentemente, depois mergulhou em um fixador que já tinha visto dias melhores há muito tempo... Com tantos fatores de incerteza, diagnósticos à distância não fazem sentido. Eu simplesmente pegaria um filme novo, que não estivesse vencido, realizaria sua exposição com a sensibilidade nominal e o mergulharia em revelador/fixador padrão fresco... Depois vemos o que acontece...
TR
Oi, eu começaria por inspecionar a câmera no “doca seca”:
http://www.fotografische.de/kameras/testen/
Afinal, é muito fácil verificar, no caso de uma câmera analógica, se ela está realmente deixando passar (suficiente) luz, de forma corretamente concentrada, para o filme.
Spektakulum
Muito obrigado pelas dicas, isso já me ajudou bastante!
Testei a solução de fixação; o cheiro é um pouco forte, mas o negativo ficou claro mesmo assim. Isso significa que ela realmente funciona ou não?
Não tirei nenhum filme de teste com a câmera, mas testei o obturador e a abertura logo após a compra: funcionam.
Se a velocidade do obturador não estivesse mais correta, ainda assim daria para ver pelo menos alguma coisa.
@ Wolf_XL: O filme 400 era um dos “New Emulsion” e estava recém-saído da prateleira, portanto não estava vencido.
?
Na minha opinião, ainda restam três possíveis fontes de erro:
1. O filme não estava inserido corretamente (isso é possível em uma Rollei 35?)
2. Minha câmara escura não é totalmente escura (é possível que uma quantidade tão pequena de luz, que meus olhos não percebem, tenha causado a superexposição do filme: acho que não)
3. O revelador ou não combina com o filme ou eu o preparei incorretamente (bastante improvável, pois, de tanta ansiedade, verifiquei tudo dez vezes)
?
A única maneira de esclarecer o que aconteceu que vejo no momento é revelar novamente um pedaço de APX 400 nas mesmas condições, passar por todos os cenários e, então, comparar os resultados com a primeira tentativa.
?
Apesar de tudo, vou dar uma olhada mais detalhada na câmera em breve e já encomendei o revelador de filme :)
?
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda rápida e especializada!
grommi
"1. O filme não estava colocado corretamente (isso seria possível em uma Rollei 35?)"
É claro que é uma possibilidade. Mas, se o revelador estava bom, pelo menos o início do filme deveria estar preto e as inscrições nas bordas visíveis.
?
"2. Minha câmara escura não está totalmente escura (é possível que uma quantidade tão pequena de luz, que meus olhos nem percebem, tenha causado superexposição no filme: Acho que não)"
A luz escurece o filme durante o revelamento; no seu caso, não se vê nada, então não pode ser isso.
?
"3. Ou o revelador não combina com o filme, ou eu o preparei errado (o que é improvável, pois, de tanta ansiedade, verifiquei tudo dez vezes)"
O início do filme estava preto? Ele recebeu bastante luz. Verificar se o revelador está fazendo alguma coisa é tão fácil quanto verificar o fixador. Coloque um pedaço de filme sob luz ambiente normal em uma pequena tigela com o revelador; após alguns minutos, o lado da emulsão deve ficar visivelmente escuro. Suspeito de uma preparação incorreta. O filme combina muito bem com C-C-L.
?
O Caffenol-C-L deve ser medido com muita precisão e o carbonato de sódio deve estar anidro; caso contrário, a quantidade deve ser corrigida de acordo com o teor de água. Uma balança de cozinha com precisão de 1 grama é inadequada para esta receita.
Gast
Olá, não ficou claro para mim nessa história como e por que se quis aumentar a sensibilidade do APX400 para 800 e, ainda por cima, justamente com Caffenol??
Qual era, afinal, a situação fotográfica que se pretendia resolver com esse método?
grommi
... por que alguém quis aumentar a sensibilidade do APX400 para 800 e, ainda por cima, justamente com Caffenol?
Talvez por isso?
?
http://caffenol.blogspot.de/2014/12/the-new-old-rpx-400.html
?
Se o RPX 400 e o APX 400new são realmente totalmente idênticos, não sei dizer. É o que sempre se diz, mas tenho minhas dúvidas. Pois, na minha experiência, isso não é verdade no caso do RPX 100 vs. APX 100new. E o RPX 400 também já foi “diferente” em algum momento.
Spektakulum
Olá de novo,
Bem, eu fiz o Soda e percebi que ele está totalmente seco. Sim, as extremidades do filme estão escurecidas, mas mais para um azul-escuro; as marcas nas bordas, porém, não dão para ver!!!
Pesei o Caffenol-C-L com uma balança de precisão comprada na loja de produtos para fumantes, que, pelo menos segundo dizem, tem precisão de décimos de grama.
O motivo pelo qual me atrevi a fazer essa experiência foi este artigo:
http://caffenol.blogspot.de/2011/03/new-film-rollei-rpx-400.html
. Por isso, não tive dúvidas de que é possível fazer o push do filme no Caffenol-C-L.
É claro que eu quis aumentar a sensibilidade do filme porque queria ter mais margem de manobra para fotografar todo tipo de momentos duvidosos, que pergunta é essa?
grommi
O final do filme está preto, mas não se vê nenhuma inscrição nas bordas; isso, na verdade, não faz sentido. Infelizmente, não consigo pensar em nada.
?
Atenciosamente, Reinhold