jan1981
Olá a todos,
Ontem fiz minhas primeiras tentativas de clarear parcialmente as cópias, mas não estou totalmente satisfeito com os resultados. Meu procedimento foi o seguinte: lavei as cópias normalmente e, em seguida, tratei-as com um pincel e um alvejante da Moersch (diluição 1+20). As áreas claras ficaram mais claras, mas adquiriram um leve tom amarelado, que permaneceu mesmo após a lavagem final.
Por que esse tom amarelado? A lavagem foi muito curta? Como posso reverter isso?
Obrigado pela ajuda e um abraço,
Jan
Gast
Depois, fixou novamente?
jan1981
Oi, pessoal,
Depois disso, não fiz mais fixação, apenas reguei.
Atenciosamente,
Jan
TR
Olá, se o alvejante for do tipo "Farmerscher Abschwächer", não é preciso fazer a fixação posterior, pois ele já contém o fixador.
Esse tom amarelado é irritante e já aconteceu comigo também. Mas isso só ocorre quando se "força demais". Nunca consegui eliminá-lo. Se você quiser clarear áreas muito escuras, precisa usar outro atenuador: o da Tetenal se chamava “Atenuador de Luzes”. Em áreas escuras, o Farmer geralmente deixa um tom amarelado.
Se você “torturar” com o Atenuador de Luzes, em algum momento surge um tom rosado. O clareamento posterior só ajuda em aplicações sutis, sem tom.
Tandemfahren
Olá, Jan,
na verdade, para clarear parcialmente, o método preferido é o "dodging". Não é o caso aqui? Usar o "bleaching" seria um erro — mas lembre-se de que o "Farmer" realça os contrastes.
Por isso, o clareamento parcial (ou seja, com o "Farmer") é mais adequado para casos específicos, por exemplo, para realçar os detalhes em nuvens escuras e similares.
A aplicação de Farmer em toda a superfície pode beneficiar muitas imagens, realçando as luzes que ficaram acinzentadas. Nesse caso, aplique uma camada fina e proceda em pequenos passos para evitar que as tons médios ou mesmo as sombras sejam afetadas. O melhor é ter uma segunda impressão ao lado para comparação.
Quanto ao tom amarelado, também não tenho nenhuma sugestão.
Atenciosamente, Frank
TiMo
Se você não estiver usando o Farmer, deve, em qualquer caso, ajustar o foco após o clareamento.
moma
Olá, Jan
?
Há 40 anos, lidei bastante, no âmbito profissional, com os reveladores de diluição de Farmer e o banho de branqueamento PP.
O banho de branqueamento PP talvez já não seja um termo conhecido hoje em dia — ele revelava a prata de forma linear e era usado especialmente para clarear as sombras. Sua cor era marrom.
O enfraquecimento excessivo era coisa do Farmerschen. Esse amarelo (da sal de potássio).
?
Essa coloração amarelada em caso de enfraquecimento muito intenso era bem conhecida.
Sempre nos ajudávamos usando tiourea pura (um dos dois componentes na preparação da solução) como enxágue final. Muitas vezes ajudava. É claro que também não se deve esquecer de enxaguar bem.
?
Se nada disso ajudasse, clareava-se completamente com uma solução de mercúrio e voltava-se a escurecer com — acho que era revelador ou sal amoniacal — (??).
?
Tudo isso em filme (filmes lith), mas funcionava de forma limitada também em papel fotográfico no meu laboratório caseiro.
?
Então tente o seguinte: enxágue (para amolecer a emulsão), solução de tiourea e, por fim, enxágue.
?
Boa sorte e me conte o resultado.
?
Talvez uma pequena dica.
Havia a regra prática 1-2-3
1 parte de soro de sangue, 2 partes de tiourea e 3 partes de água.
Isso pode ser considerado uma solução forte — ela se decompõe rapidamente (cerca de 5 a 10 minutos — fica azul e não funciona mais direito)
também dá para usar 1 parte de lixiviado de sangue, 2 partes de tio e 6 partes de água — seria uma solução mais forte para papel fotográfico — ou até 10 partes de água (ou mais — só que demora mais)
?
O importante é apenas a proporção de 1 para 2 entre o BL e o Thilo.
Se parecer com o xixi de um bebê, está bom ;-)
Também é importante: enxaguar muito bem — o efeito é forte porque fica retido na emulsão.
No ideal, trabalhar com muito cuidado e verificar sempre se os brometos de prata não estão se desgastando (ficando brancos?).
?
Moma
Renate
Olá,
Eu ficaria surpreso se o revelador da Moersch contivesse fixador. Afinal, o revelador é usado em conjunto com o toner e, pelo que sei, o uso de fixador antes da tonificação é contraproducente.
No livro “Monochrom”, recomenda-se uma solução diluída de iodo para o revelamento, pois assim o papel não fica amarelado. Posso confirmar isso. O iodo funciona muito bem. Depois, é claro, também é preciso fixar.
No entanto, o iodo é tóxico. Não se deve inalá-lo, nem na forma de gás, nem na forma de pó. O frasco de estoque deve ser armazenado em um local bem ventilado.
Atenciosamente,
Renate