Neutrino
Olá,
Comprei recentemente o encaixe Polaroid HP 701 para minha Mamiya RB 67 SD. Pelo que sei, esse encaixe é o mais moderno e, ao contrário dos modelos mais antigos, pode ser conectado à câmera sem a necessidade de um adaptador P.
Primeiro: estou realmente encantado. É muito divertido e a qualidade do filme instantâneo FP 100C é realmente impressionante. As fotos, tirando o tamanho, não ficam em nada atrás de cópias reais.
Agora, quanto ao meu problema: em algumas fotos, tive uma entrada de luz. Com iluminação interna, esse problema nunca ocorreu. Em muitas fotos (não em todas!) tiradas ao ar livre sob luz natural, apareceu uma faixa azulada na borda da imagem. É verdade que a faixa fica principalmente onde, devido ao formato 7x7 cm do back, há apenas uma barra preta, mas, primeiro, não fica bonito e, segundo, parte da imagem fica um pouco desbotada por causa da entrada de luz.
Infelizmente, ainda não descobri qual é exatamente a causa e como posso resolver esse problema. Na minha opinião, ou há algum vazamento no controle deslizante ou no local onde encaixo o encaixe. Ao contrário dos encaixes de filme normais, o Polaback é conectado diretamente à câmera. Portanto, a moldura giratória precisa ser removida. Existe algum método para descobrir por onde a luz está entrando? Será que estou fazendo algo errado ao encaixar o encaixe traseiro?
Agora, algumas perguntas gerais:
A partir de quando começa o tempo de revelação? A partir do momento da exposição, a partir do momento em que puxo a aba branca ou somente quando retiro a imagem inteira?
Já li em vários lugares que é possível clarear o negativo e usá-lo também. Dá para digitalizá-lo normalmente e convertê-lo em um positivo colorido no computador ou até mesmo ampliá-lo na loja de revelação? Qual é a qualidade desse negativo? Alguém já tentou isso?
Espero que a Fujifilm continue fabricando esse filme por muito tempo, mas existem outras formas alternativas de usar o Polaback? Existe a possibilidade de carregar filmes integrais, mas isso é muito trabalhoso, pois o revelamento precisa ser feito em uma câmera Instax ou Polaroid. Seria possível, por exemplo, usar filmes planos recortados? Afinal, assim seria possível tirar fotos de pelo menos 7x7 cm. Para uma câmera de formato médio, isso já é bastante notável.
Atenciosamente, Thomas
Urnes
O tempo de revelação começa assim que você retira a foto. Dá para revelar e digitalizar, mas é uma bagunça. Fora isso, foi divertido. O negativo costuma conter mais detalhes quando não está arranhado. No momento, não há alternativas à Fuji. É difícil imaginar outra coisa.
Atenciosamente, Sven.
FFFoto
A entrada de luz só ocorre quando você o usa, por exemplo, sob luz forte (sol direto etc.)? Caso contrário, veja se ele está encaixado corretamente. Acho que me lembro de que sempre tive que pressionar o meu com bastante força.
?
Quanto ao clareamento: eu sempre colava o negativo com a emulsão voltada para baixo em uma placa de vidro, fixando-o lateralmente com fita adesiva. Em seguida, na pia, aplicava DanKlorix (antes colocado em uma pipeta) e esfregava a emulsão preta com a mão (usando luvas, é claro). Se necessário, aplicava DanKlorix novamente. Depois, enxaguava bem. É preciso tomar cuidado para que nada entre em contato com o lado da camada, caso contrário, surgirão manchas claras. Eu sempre aplicava gelatinização nos negativos, pois o contraste é muito baixo. Talvez, se a exposição for mais longa, possa dar certo, mas, nesse caso, o decalque vai para o lixo.
Neutrino
Obrigado pelas respostas de vocês.
?
FFFoto, sim, a entrada de luz só ocorre com luz natural relativamente forte. Sob iluminação normal de ambiente, ainda não notei nada. Entretanto, fiz alguns testes. Depois de remover a corrediça, colei uma fita adesiva sobre a fresta. Assim, a entrada de luz desapareceu. Portanto, a causa é claramente essa. Você tem alguma ideia de como resolver isso sozinho, sem que eu precise colar fita adesiva todas as vezes?
?
Já tentei usar alvejante também. Na verdade, funciona muito bem. No entanto, ao digitalizar, não consegui que as cores ficassem boas. O vermelho era vermelho e o azul era azul, mas de alguma forma tudo parecia bem estranho. Também ajustei as curvas etc., mas não consegui acertar. Será que é mesmo possível conseguir isso? A granulação também não é nada desprezível. Parece mais um Delta 3200. :D
?
Sobre o tema dos filmes planos, pensei em mais uma coisa: deveria ser possível colocar um filme plano cortado em uma cartucho antigo de filme de imagem separada, colocá-lo no Polaback e, então, deveria ser possível fotografar com ele, não é?