rlfsoso
Pessoal,
Estou pensando em mudar meu processo de revelação por inclinação (atualmente Tri-X 400 na linha HCD-S + HCD-2 1:24 em diversos ISO, filmes 120 e 135) para revelação por rotação (é claro que com um revelador diferente, provavelmente HC110). Tenho as latas Jobo (série 1500), posso mesmo fazer a base de rolos? Mas:
Tenho algumas dificuldades com a (mais ou menos) conversão do movimento de inclinação para rotação: 1) a que velocidade? 2) quando mudar o sentido de rotação? É claro que tenho de usar os meus próprios materiais, mas, para começar, gostaria de evitar os erros mais graves.
Não estou perguntando tanto sobre tempos de revelação concretos para a rotação, mas sim sobre a prática básica. Ah, sim, uma máquina Job não está nos planos, então nem sugira. Obrigado!
Atenciosamente, Rolf
SCKStef
Olá, Rolf,
Eu tinha perguntado à Jobo:
*Dados da Jobo
Velocidade de rotação: 75 rpm.
Mudança do sentido de rotação: aproximadamente a cada 2 voltas
Entretanto, comprei um suporte de motor da Durst em um leilão online, e ele não tem mudança de sentido de rotação, mas também funciona.
Atenciosamente,
Stéphane
Urnes
Mas, para o HC-110, você precisa de um bom rendimento. Para a rotação, é preciso muito menos revelador. E o HC-110 tende a secar facilmente. Com a diluição padrão, um litro rende 31 litros de solução.
Atenciosamente, Sven.
MiJa
Olá,
Eu uso o sistema de rotação há (quase) décadas, primeiro com o CPE2 e, há algum tempo, com o CPA2. Só posso confirmar o que o Stephane disse, acabei de testar!
€
Atenciosamente,
Michael
HenningH
Minha garrafa HC-110 está prestes a completar seis anos e continua tão líquida quanto no primeiro dia...
Wolf_XL
... por um lado, gostaria de saber o que você espera conseguir com isso — e, por outro lado, acho que girar manualmente não faz muito sentido...
rlfsoso
Olá, Wolf,
Em princípio, estou satisfeito com meu novo kit HCD e ainda tenho um bom estoque. Mas agora comecei a usar o formato 4x5 e, atualmente, revelo com o kit Mod54/Paterson, ou seja, 6 filmes de uma vez. Para o TMX, uso HC-110 Dil. H. Mesmo assim, é um litro de produto que passa por lá a cada vez. Li comentários de defensores do processo rotativo sobre o revelamento simples e uniforme e o baixo consumo de produtos químicos. Portanto: também há um pouco de espírito aventureiro nisso (mas não tenho dinheiro para comprar um iate?).
Obrigado pelas respostas
R.
Urnes
Pergunta no fórum de grandes formatos ou dá uma olhada na seção de trabalhos manuais lá. Algumas pessoas construíram lá um suporte para rolos com materiais simples de loja de materiais de construção. Não é tão difícil assim. Infelizmente, não há mais fotos disso desde a última falha do sistema.
@Henning: Bem, meu HC110 ficou cada vez mais espesso na segunda metade do frasco. Ainda dava para usar, mas ficava cada vez mais difícil de dissolver completamente. Mas, para filme plano com revelação por inclinação, rende muito.
Atenciosamente, Sven.
Urnes
Aqui está mais um exemplo de um suporte para rolos feito em casa:
?
http://www.grossformatfotografie.de/viewtopic.php?f=12&t=11493&p=87245&hilit=rotation#p87245
?
Atenciosamente, Sven.
Wolf_XL
...no formato grande, a rotação é praticamente obrigatória — pelo menos se você tiver as caixas de revelação comuns, como a Jobo 2500 e similares. Por um lado, devido à menor quantidade de produtos químicos e, por outro, para garantir um revelamento uniforme. No entanto, isso não é possível sem alguns acessórios — ou seja, você deve ter pelo menos um suporte para rolos. Por outro lado — se tiver um pouco de paciência, dá para encontrar algo com motor a um preço acessível no eBay. Eu, por exemplo, usei um Durst Comot por anos...