E eu que achava que era um pouco ingênuo esperar, com uma câmera de 35 mm, a estética de uma digital de 20 MP. ;-)
?
Continuo a pensar o mesmo. Acho que a imagem da Leica é bastante “difícil de acostumar-se”, para dizer o mínimo. É claro que podes forçar (revelar) qualquer filme com qualquer revelador até obteres contrastes tão brutais, incluindo um grão “bem visível”. Algo assim, pronto para uso, analógico, de alta sensibilidade e grão fino — esqueça.
?
Além disso, há a questão essencial: híbrido ou revelação úmida? Seja como for, essa pintura digital (mal ouso chamar de fotografia) você reproduz melhor no analógico com o pós-processamento adequado da digitalização, ou seja, com algumas ajustadas ousadas nos controles. Mas vai com tudo, não meia-boca. Se der certo...
?
“Mas eu gostaria de um grão bem fino quando se aproxima mais dos detalhes”
Altamente sensível, de grão fino, nitidamente nítido, aí você provavelmente terá que fazer algum tipo de concessão.
?
Para não ser mal interpretado: considero indispensável o pós-processamento de negativos por meio da escolha do papel/gradação/exposição etc. ou digitalmente da digitalização; converter negativos em positivos significa sempre também interpretação.