É verdade, há muitas indicações sobre tempos de revelação — só que nenhuma referente ao Fomapan 400 e à diluição 1+1 do ILFORD Perceptol.
€
€
Minha afirmação se referia também ao Xtol. Quanto ao Fomapan 400 e ao Perceptol 1+1, eu mesmo não encontrei nada; caso contrário, eu teria te informado.
€
Acabei de realizar a exposição de um Fomapan 100 com 100 ASA no fim de semana e realizei a revelação em Perceptol, obtendo um negativo com detalhes perfeitos!
€
€
É claro que acredito em você! Você revelou na solução concentrada ou com uma diluição? Pelo que sei (mas certamente há outros que entendem mais disso do que eu), quanto mais se dilui o Perceptol, menor é a redução da sensibilidade. No entanto, a granulação também aumenta.
€
Além disso, depende, claro, de como você realiza a exposição, da precisão dos tempos de exposição da sua câmera, etc. É claro que também importa quais foram os motivos fotografados. Se, por exemplo, foram motivos com pouco contraste, como uma paisagem sob céu nublado, a definição das sombras será menos prejudicada.
€