thms
Olá, pessoal,
Ontem revelei meu primeiro filme, um APX100 com RODINAL 1+50 a 20 graus por cerca de 12 minutos.
Infelizmente, os resultados são muito insatisfatórios. Aqui está uma imagem de exemplo (o pó é do scanner):
https://photos-3.dropbox.com/t/2/AAAoIq8GTOrXn8OpdgSKozxKni3nm_GWLuiZ4OUtaRprCg/12/6357747/jpeg/32x32/1/1439830800/0/2/img057.jpg/CPOFhAMgASACIAMgBCAFIAYgBygBKAIoBw/pYqeKZ60pEIdStQdM8y6_6b8IobLwRphAMFu70td770?size=1024x768&size_mode=2
Vocês têm alguma ideia do que pode ter dado errado? As outras fotos estão parecidas. Justamente nos pontos que deveriam estar um pouco mais escuros, a imagem fica simplesmente preta. Será que o tempo de revelação está muito curto? Infelizmente, estou realmente sem saber o que fazer.
Neutrino
As áreas escuras da imagem que já não apresentam detalhes, mas estão simplesmente pretas, como você descreve, indicam que a exposição foi insuficiente. Quando faltam detalhes nas sombras, prolongar o tempo de revelação traz poucos ou nenhum benefício. Com que câmera você tirou a foto?
thms
Exposição do filme com minha AE-1. Mas já faz um bom tempo. Então fico um pouco mais tranquilo. Já estava achando que tinha feito algo errado durante o revelamento.
Morte
É uma pena que o seu link do Dropbox não esteja funcionando. Assim, não dá para saber se o erro está no processo de digitalização. Se você tiver ajustado o ponto de preto muito alto (ou a configuração padrão do programa de digitalização), também pode acontecer de todas as áreas escuras da imagem ficarem “cortadas” no histograma. O software que vem com o scanner muitas vezes não é adequado para digitalizar negativos. Recomendo programas como o Vuescan, nos quais é possível ajustar todos os parâmetros.
- Um scanner não fornece, como se poderia pensar, dados de imagem “neutros”. Ele é basicamente como uma câmera adicional — também aqui a exposição etc. precisam estar corretas...
Neutrino
Estranho, o link ainda funcionou para mim. Na minha opinião, não se trata de uma configuração incorreta do ponto de preto. As sombras mais escuras estavam até um pouco mais claras, mas de forma alguma cortadas. Pelo menos é o que me lembro.
€
thms, talvez você possa postar a foto novamente para que outras pessoas também possam avaliá-la. Talvez fosse interessante você fotografar a tira de negativo em si, com duas ou três fotos nela (com uma câmera digital ou celular) e postá-la. Talvez assim alguém possa dar mais informações.
€
Qual APX 100 você usou? O filme antigo, original, ou o novo? No antigo Agfaphoto APX 100, que ainda era vendido até recentemente, ainda vinha o filme original da Agfa Leverkusen. Antes da Agfa Leverkusen falir em 2005, eles produziram tanto filme que os estoques restantes puderam ser vendidos por quase dez anos sob as mais diversas marcas. Uma dessas marcas é justamente a Agfaphoto, da lupus imaging. Desde que os estoques restantes finalmente se esgotaram recentemente, um filme completamente diferente é oferecido sob esse nome. Ele é fabricado pela Ilford e é comparável ou idêntico ao Kentmere 100. Nas novas embalagens, porém, consta algo como “New” ou “New Emulsion”.
€
Os tempos de revelação variam nesses filmes. O site digitaltruth.com indica um tempo de revelação de 10 minutos para o novo filme com RODINAL 1+50, enquanto para o antigo são quase 12 minutos. Portanto, se você tivesse usado o novo filme, com um tempo de revelação de 12 minutos teria até mesmo revelado em excesso (mas, na minha opinião, revelar um pouco a mais ou a menos realmente não é grave). Por isso, justamente porque você revelou corretamente ou até mesmo um pouco demais, presumo fortemente que houve subexposição. Como já disse, a definição insuficiente das sombras geralmente indica exposição insuficiente e menos um revelamento incorreto.
€
Minhas suposições sobre o que pode ter dado errado:
€
.) Ajuste incorreto de ISO na câmera.
€
.) O medidor de luz da câmera não está mais funcionando corretamente. Compare os valores com outras câmeras.
€
.) Os tempos de exposição não estão mais funcionando corretamente.
€
.) Principalmente fotos em contraluz ou imagens que contêm muito céu ou outras áreas muito claras e, por isso, a câmera realiza a subexposição da imagem toda. No entanto, isso não se aplica à foto mostrada.
thms
Estranha essa história da imagem. Aqui está um novo link:
https://www.dropbox.com/sh/gdow3fg3c27mja3/AACCFN8ToKlFsbz8umAXzzm_a?dl=0
€
Na verdade, estou usando o software padrão que veio com o scanner. Vou experimentar o VueScan. Obrigado pela dica.
€
O filme era um APX “novo”. Agora também estou inclinado a achar que o medidor de exposição da câmera estava com defeito. Muitas fotos no filme estão, infelizmente, muito escuras, enquanto outras estão, na verdade, com uma exposição bem aceitável. A princípio, achei que o problema fosse o revelamento, porque nunca tinha feito isso antes e pensei que talvez tivesse ocorrido um erro grave. Nunca tive problemas com o exposômetro da minha AE-1 antes. Vou prestar mais atenção a isso no futuro.
€
Na verdade, estou um pouco confuso quanto ao tempo de revelação dos filmes APX100. Li em outro fórum que algumas pessoas deixam o filme por 17 minutos no banho de revelação, o que não corresponderia de forma alguma à especificação de 12 ou 10 minutos.
DerReisefotograf
Olá,
Os 17 minutos referem-se aos filmes APX antigos. Aqui está o filme antigo:
http://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/11220_1_APX100%20Datenblatt.pdf
€
€
e aqui está o novo:
http://www1.lupus-imaging-media.com/images/downloads/apx100ger1.pdf
€
Hum, não sei bem o que pensar dessa imagem. Acho que o Beli se deixou confundir pela parede branca, que parece estar bem na exposição. A camisa também está bem na exposição. Com isso, as sombras ficam esmaecidas. Até aí, tudo bem.
Conheço esse efeito: quando se desliza um controle no software do scanner além de um certo ponto, a imagem “inverte”. Não consigo descrever exatamente.
Então, experimentei um pouco com o VueScan e consegui reproduzir um efeito semelhante, como o que se vê na cabeça do homem em frente à parede.
Coloque o controle deslizante de brilho da imagem no mínimo, o de gradação clara no máximo, o de gradação escura no mínimo e, então, a imagem inverte.
É só um palpite meu. Pode ser um erro na digitalização.
Abraços, Tobias
grommi
De onde vocês tiraram esses tempos? A tabela Massive Def indica, a 20 °C e com sensibilidade nominal, para o Kentmere 100 em RODINAL 1:50 -> 15 min, para o RPX 100 -> 18 min, conforme a ficha técnica oficial. Esses são tempos que posso confirmar por experiência própria e considero adequados. Uma vez revelei um APX100 “new emulsion” em 10 minutos, só Deus sabe de onde tirei esse tempo, mas foi definitivamente muito pouco. Os três filmes deveriam, na verdade, usar o mesmo material.
?
Além disso, a foto está horrível, em parte parecendo uma solarização, o rosto muito escuro e algumas partes totalmente desbotadas. Isso não é sub-revelação. Não é apenas (mas provavelmente também) subrevelado. Já tive algo parecido com um filme mal fixado. Eu começaria por aí e verificaria o fixador, refixando se necessário. Ou seja, fazer um teste de clareza à luz com um pedaço não revelado do início do filme, para determinar o tempo até que o filme fique totalmente claro e transparente. O tempo normal de fixação é então o dobro do tempo, apenas os Kodaks TMX precisam do triplo.
?
Algo deu muito errado, mas vamos descobrir o que é. São necessárias novas fotos de teste sob luz natural simples (!), anote a exposição e poste aqui; dá para saber se está mais ou menos certo mesmo sem um medidor de luz. Para isso, você não precisa sacrificar um rolo inteiro; no formato 35 mm, com muitas câmeras, dá para abrir a câmera no escuro depois de 3 ou 4 fotos e cortar o início para revelá-lo. O resto você pode continuar usando, basta cortar o início na diagonal.
thms
Então agora são 18 minutos mesmo? Estou completamente perdido. Vou experimentar essa coisa do fixador.
grommi
Hum, já tinha escrito algo sobre isso aqui e preciso me corrigir. Que vergonha... Eu revelei o APX100 new por 18 minutos (como o RPX100) em vez de 10 minutos, e o filme ficou totalmente sobre-revelado. Aparentemente, trata-se mesmo de versões diferentes desses filmes.
?
http://forum.fotoimpex.de/index.php?showtopic=3352
?
Sim, sim, o calcário vai se acumulando... e já estou ficando farto desses filmes “sem marca”, como o Agfaphoto APX e seus irmãos.
?
Mas ainda acho que vale a pena fazer a refixação e/ou novos testes de imagem.
DerReisefotograf
Então, os 18 minutos são para filmes que ainda são AGFA Leverkusen originais. Período de produção até cerca de 2006. Eles também ainda têm o losango original da AGFA. Geralmente, esses são filmes com mais de 10 anos.
E os 10 minutos são para filmes distribuídos pela Lupus. Neles há um emblema com um losango e um lobo. E atualmente também está escrito “New Emulsion”. São todos os filmes atuais que você pode comprar nas drogarias.
Abraços, Tobias
Olivinyl
Olá a todos,
A velha AGFA:
Bem, 18 minutos para um Agfa APX 100 original de Leverkusen em RODINAL 1+50 são muuuuito tempo! Mesmo os 17 minutos para o 160 ASA, conforme indicado no folheto original do RODINAL, não dão certo.
O ideal é realizar a exposição do filme a 80 ASA e revelá-lo em RODINAL 1+50 a 20 °C por 13 minutos. Agite 15 vezes nos primeiros 30 segundos e, depois, uma vez a cada 30 segundos. Pronto!
Pelo que sei, os últimos rolos de filme negativo APX 100 genuínos de Leverkusen têm a data de validade 12/2015.
Depois disso, tudo é semelhante ao Kentmere 100 / RPX 100.
O novo AGFA APX 100 “NEW”:
Infelizmente, não posso fornecer tempos adequados para o Agfafoto APX 100 NEW. Mas imagino que o Kentmere 100 e seus clones (APX New/RPX) em RODINAL também tenham apenas 64 a 80 ASA reais.
Eu seguiria as instruções da bula da Lupus e realizaria a exposição do filme com 80 ASA, revelando-o por 10 minutos em RODINAL 1+50. Também aqui, agitar 15 vezes nos primeiros 30 segundos e, depois, agitar 1 vez a cada 30 segundos.
Acho que li uma vez que a Rollei, a partir de um determinado número de lote, vende um RPX 100 ligeiramente modificado, com uma emulsão alterada. Por isso, os tempos do Rollei RPX 100 também são um pouco mais longos. (Mas isso agora é apenas um conhecimento superficial.) No entanto, nos rolos Agfa Partonen da Lupus, atualmente está o Kentmere ou um material idêntico de 100 ISO.
A imagem de exemplo do Dropbox também parece realmente mal fixada.
Abraços, Oliver
DerReisefotograf
Olá a todos,
€
O velho AGFA:
€
Então, 18 minutos para um Agfa APX 100 original de Leverkusen em RODINAL 1+50 são muuuuito tempo! Mesmo os 160 ASA e 17 minutos indicados no folheto original do RODINAL não dão certo.
O ideal é realizar a exposição do filme com 80 ASA e revelá-lo em RODINAL 1+50 a 20 °C por 13 minutos. Agitar 15 vezes nos primeiros 30 segundos e, depois, agitar 1 vez a cada 30 segundos. Pronto!
€
Pelo que sei, os últimos rolos APX 100 KB genuínos de Leverkusen têm a data de validade 12/2015.
Abraços, Oliver
Como você chegou à conclusão de que os 17 (18) minutos são muuuuito longos? Está escrito lá em cima na ficha técnica do link. Eu revelei meus antigos APX 120 exatamente com esses 17 minutos em RODINAL 1+50 e obtive resultados muito satisfatórios.
Na sua opinião, o que acontece nesses 17 minutos que faz com que o resultado não seja satisfatório?
grommi
Boa sorte nas adivinhações!
€
"Tem um emblema com um losango e um lobo. E, atualmente, também está escrito 'New Emulsion'."
€
Não! O losango vermelho é original da Agfa Leverkusen (falida desde 2005) e os direitos sobre o losango ainda pertencem hoje à verdadeira Agfa-Gevaert na Bélgica, que continua produzindo um belo material fotográfico. Mas isso é outra história. A Lupus/Agfaphoto, distribuidora do “APX 100 new emulsion”, tem, portanto, um ponto vermelho nele, não um losango.
€
“Mas nos rolos Lupus Agfa está atualmente o Kentmere ou um material idêntico de 100 ISO.”
€
Não, idêntico não, semelhante sim; fabricado pela Harman (Ilford) com quase toda a certeza sim, mas com tempos de revelação muito mais curtos. Por alguma razão.
€
Que confusão. Sobre a família 400 da fábrica de filmes inglesa, prefiro não dizer nada, aí a coisa fica definitivamente bizarra.
€
PS. O fato de os tempos do antigo APX100 original de Leverkusen e do RPX100 da Inglaterra serem muito semelhantes é pura coincidência.
DerReisefotograf
O losango vermelho com o lobo já existe, mas é apenas o logotipo do site da Lupus. Nas caixas da APX aparece o ponto vermelho. Achei que também estivesse lá, em algum lugar, bem pequeno.
Atenciosamente, Tobias
wosis123
Acho que, se formos bem precisos, ele está disponível em três embalagens diferentes:
?
1. Com o losango da Agfa: APX original da Agfa:
http://filmphotography.eu/wp-content/uploads/2012/12/agfa-apx-100-35mm.jpg
2. Com ponto vermelho: APX original Agfa, após a falência, mas ainda produto original da Agfa:
http://www.fotoimpex.de/shop_system/images/artikel/detail/AGFAPAN_APX_100.jpg
3. Com ponto vermelho e a inscrição “New Emulsion”: não é Agfa, mas sim a subsidiária Kentmere:
http://www.pixelprinzen.de/blog/wp-content/uploads/2015/06/APX100NEW.jpg
Olivinyl
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="Olivinyl" data-cid="18803" data-time="1440086017">
<div>
Olá a todos,
€
A velha AGFA:
€
Então, 18 minutos para um Agfa APX 100 original de Leverkusen em RODINAL 1+50 são muuuuito tempo! Mesmo os 160 ASA e 17 minutos, de acordo com o folheto original do RODINAL, não são nada.
O ideal é realizar a exposição do filme a 80 ASA e revelá-lo em RODINAL 1+50 a 20 °C por 13 minutos. Agite 15 vezes nos primeiros 30 segundos e, depois, uma vez a cada 30 segundos. Pronto!
€
Pelo que sei, os últimos rolos APX 100 KB genuínos de Leverkusen têm a data de validade 12/2015.
Atenciosamente, Oliver
</div>
</blockquote>
€Como você chegou à conclusão de que os 17 (18) minutos são muuuuito longos? Está escrito lá em cima, na ficha técnica do link. Revelei meus antigos rolos APX 120 com exatamente esses 17 minutos em RODINAL 1+50 e obtive resultados muito úteis.
Na sua opinião, o que acontece nesses 17 minutos que faz com que não seja utilizável?
</DIV>
</BLOCKQUOTE>
Por diversão, expus um APX 100 de verdade com uma série de exposições (Zona 1-10. O motivo: um cartão cinza). Fiz a série de exposições de forma que a Zona 5 ficasse em 100 ASA. No final, ainda fiz 3 motivos de teste iguais com 80 ASA, 100 ASA e 160 ASA. Em seguida, revelei o filme por 17 minutos em RODINAL 1+50 a 20 °C. Agitação: 15 vezes nos primeiros 30 segundos, depois 1 vez a cada 30 segundos. Água como banho de parada e fixação com tempo de clarificação duplo. Medi o filme com um densitômetro e obtive uma sensibilidade de pouco mais de 80 ASA. A partir da zona 5, as densidades aumentam e o filme corresponde então a um revelador N+1,5. Com o filme 120, cheguei aproximadamente aos mesmos valores. Aqui, porém, fiz apenas duas exposições da cartela cinza, nas zonas 1 e 5.
€
O resultado é que as luzes ficam queimadas e os detalhes se perdem.
€
Com o AGFA APX 100 de Leverkusen, também constatei que ele é extremamente “resistente ao envelhecimento”. Um APX de 2005 e um APX de 2015 diferem em apenas cerca de 5 a 10 ASA... desde que a cadeia de frio tenha sido bem mantida.
€
Atenciosamente, Oliver
TR
Olá, pessoal, é tudo tão simples:
?
Para verificar se os negativos foram submetidos à exposição corretamente, basta observar primeiro na mesa de luz com uma lupa se as sombras ainda apresentam detalhes. Assim, é possível descartar qualquer fonte de erro posterior.
É preciso garantir uma exposição correta e, nesse caso, os medidores de luz “normais” das câmeras antigas devem ser usados com cautela, por exemplo, se 1/3 do céu claro (ou a tal parede branca) estiver no enquadramento: a câmera vai causar subexposição nas sombras, se não for feita nenhuma correção. As câmeras mais modernas possuem a chamada “medição matricial”. Essa técnica é “mais inteligente” e detecta tais motivos. Se você tiver um medidor de luz “normal” integrado, deve primeiro medir uma superfície neutra (por exemplo, o chão) e adotar esse valor. Vejo constantemente nos fóruns fotos em que isso aparentemente não foi levado em consideração.
?
Com o tempo de revelação, controla-se principalmente apenas a densidade dos tons médios e das luzes. A partir de um certo ponto, as sombras não podem mais ser controladas com a revelação do negativo; portanto, quaisquer indicações sobre os tempos de revelação são totalmente irrelevantes nesse aspecto. Você pode realmente poupar esse trabalho: a duração do revelamento determina apenas o contraste da imagem, e isso pode ser ajustado com precisão posteriormente na edição de imagens ou durante a ampliação no laboratório. Em caso de dúvida, é melhor revelar por um tempo um pouco mais curto do que mais longo. Isso não afeta as sombras, e as luzes ou tons médios muito fracos podem ser facilmente “reforçados” com a edição de imagens ou com uma gradação mais acentuada.
?
Em seguida, o negativo deve ser digitalizado corretamente. Eu sempre faria primeiro uma “digitalização em escala real” sem qualquer ajuste de contraste ou recorte e só ajustaria o contraste como último passo:
http://www.fotografische.de/bildbearbeitung/negative-scannen/
?
ralle
Olá,
No início, eu também usei o APX 100 NEW. Não gosto dele, porque não tem nada a ver com o antigo AGFA APX 100. Testei vários reveladores. Fiquei satisfeito com o Ilfosol 3
Aqui estão alguns exemplos com diferentes reveladores:
http://haun-media.de/tiltdesign-faq/index.php?action=show&cat=5
Aliás, tive a impressão de que a qualidade do APX 100 NEW varia.
Sinto falta do antigo AGFA APX 100. Ele custava cerca de 3,40 € na DM. Ele revelava bem no Kodak D76:
http://haun-media.de/tiltdesign-faq/index.php?action=artikel&cat=4&id=68&artlang=de
Abraços, Ralle
Wolfgg
Olá,
Eu já fiz uma calibração precisa do Agfa APX100 original com base no sistema de zonas. O resultado foi o seguinte: para 9 zonas (ou seja, contraste do objeto de 8 stops) em papel de gradação especial (faixa de reprodução de 5 stops), com o RODINAL original na diluição 1+50 a 20 °C, são necessários 17 minutos, agitando completamente no primeiro minuto e, depois, a cada 1 minuto.
€
Atenciosamente, Wolfgang