wschwetz
Nem na embalagem nem nos manuais de instruções do D76 há indicações sobre os fatores de diluição da solução-mãe. Também não encontro nada em fóruns. É claro que sei que é possível revelar na proporção 1:1.
Mas gostaria de obter uma resposta concreta sobre o seguinte procedimento:
?
Quero preparar meio litro de D76 e revelar dois rolos de filme em uma lata adequada. Isso dá para cinco filmes.
?
Filme 1+2: tempo x
Filme 3+4: tempo x mais quanto?
Filme 5: tempo x mais quanto?
?
Antigamente dizia-se sempre: por cada filme adicional, mais 1 minuto, às vezes também mais 10%
?
Quem tem experiência com isso?
MirkoBoeddecker
Na ATOMAL, temos a seguinte regra geral:
Até o filme 5, não prolongar o tempo de exposição; a partir do filme 6, acrescentar mais um minuto. No entanto, essa fórmula é bastante aproximada. Seria melhor regenerar a solução ou começar mais cedo com uma série de concentrações.
Todas as indicações, porém, referem-se a uma preparação de 1 litro e pressupõem que a solução de trabalho seja sempre remisturada.
Não recomendo uma preparação parcial de 500 ml, pois o D76 não fica homogêneo. Portanto, não se pode presumir uma mistura uniforme dos componentes no saco, o que, na preparação completa, também é desnecessário.
Deixando esse problema de lado, a conversão seria, aproximadamente, a seguinte:
Filmes 1 e 2: sem prolongamento
Filmes 3 e 4: mais um minuto
Filme 5: mais 2 minutos
Atenciosamente,
Mirko
wschwetz
Obrigado, Mirko
?
Eu teria calculado agora 3+4 filmes mais 2 minutos.
?
Há algum tempo, eu tentei essa técnica de revelação parcial algumas vezes. Coloquei o saco de 3,8 litros dentro de um pote grande de iogurte com tampa e adicionei o Barmann, agitando bem por uns 5 minutos. Depois, dividi em latas de filme, uma para cada filme. É claro que é preciso uma balança adequada. Isso também deu um pouco de trabalho (certamente dá para otimizar ainda mais com as marcas de calibração nas latas de filme). Mas funcionou sem problemas! Tive muito mais filmes que deram errado porque o revelador não estava mais funcionando direito. Mas eu misturo o pó em água relativamente quente (mais quente do que o indicado na embalagem) e deixo esfriar.
Rolf-Werner
De alguma forma, acho que encontrei uma tabela com fatores de prolongamento, talvez no site da Kodak. Mas os resultados não foram muito bons; acabei estragando alguns filmes em rolo com isso, eles simplesmente não foram revelados direito e são muito difíceis de imprimir.
€
Desde então, revelo no máximo 3 filmes em rolo por 500 ml; depois disso, troco o líquido por um novo. Mas, mesmo assim, tenho vários filmes em rolo em uma lata. Para isso, tenho uma lata Paterson, que comporta 2 filmes em rolo, e uma Jobo com espaço para 3.
€
Sempre preparo o D76 na quantidade total e depois o distribuo em garrafas plásticas pretas, que antes continham desinfetante. Elas têm uma tampa resistente com uma junta de borracha grossa, que mantém uma boa vedação. Quando retiro uma parte (uma garrafa tem 1 litro, e normalmente pego sempre 500 ml), coloco um pouco de Protektan e guardo de volta.
€
O produto continua bem claro mesmo depois de meses e funciona como no primeiro dia.
€
Atenciosamente,
Rolf
Wolf_XL
...é quase impossível conseguir uma mistura homogênea de substâncias em pó — por mais que você agite —, pois chega um momento em que os ingredientes se separam novamente. Por isso, é melhor preparar pequenas quantidades... Aqui você pode dar uma olhada na teoria sobre o assunto...
€
http://www.mvt.ovgu.de/mvt_media/Vorlesungen/VO_MVT/MVT_e_8.pdf
€
Divirta-se! ;-)
Photux
Eu uso esse produto simplesmente como revelador de uso único. Diluído na proporção de 1+1, ele sai tão barato por rolo que não quero me preocupar com fatores de diluição. Além disso, meu volume de trabalho não é tão grande, então fico feliz quando não preciso jogar fora sobras. Com Protectan, é possível obter prazos de validade de 6 a 12 meses sem problemas, mas atenção: o D76 “morre” de repente e deixa de revelar completamente. Assim que ele adquirir uma coloração amarelada visível, a situação se torna crítica; no entanto, não é possível determinar com certeza se ele ainda está utilizável apenas com base nisso. Portanto, em caso de armazenamento prolongado, recomenda-se primeiro revelar uma pequena tira de teste.
Wolf_XL
...é mais ou menos assim que eu faço também — as soluções-mãe são um saco... ;-) Espera aí — há uma exceção: o revelador TMax. Mas nesse caso os fatores de prolongamento estão indicados: após o 4º filme + 1 minuto e após o 8º filme + 2 minutos... Eu usaria isso como referência também para o D-76...
Rolf-Werner
Obrigado, Photux, pela dica. Vou levar isso em consideração e tomar cuidado :)
?
Atenciosamente,
Rolf
Gast
Nas instruções do Ilford ID-11 (que é praticamente idêntico ao D-76) consta que é possível revelar 10 rolos por litro de revelador.
O tempo de revelação deve ser aumentado em 10% após cada filme:
…
https://www.ilfordphoto.com/amfile/file/download/file_id/2008/product_id/708/
…
Pessoalmente, eu sempre uso o D-76 como revelador de uso único (geralmente na proporção 1+1).
…
Atenciosamente
Wolfgang
Otto
Basta consultar a ficha técnica:
http://imaging.kodakalaris.com/sites/uat/files/wysiwyg/pro/chemistry/j78.pdf
Está na página 5, abaixo da última tabela, ou aqui em alemão:
http://www.fotofachversand.at/pdf/Kodak_D-76_Entwickler_Datenblatt_Anleitung.pdf
na página 7, abaixo da tabela.
A solução profissional é usar a solução de recarga (regeneração).
Em caso de prolongamento do tempo, normalmente, após o revelamento, o revelador usado é misturado novamente com o restante da solução de reserva. Não faça uma mistura parcial.
Boa sorte.
Atenciosamente,
Otto!