Joachim
Olá a todos,
?
Se vocês pudessem escolher entre essas duas câmeras de formato médio, por qual se decidiriam?
?
- Mamiya C33 (negativo 6x4,5)
- Zenza Bronica ETR (negativo 6x6)
?
Obrigado pelas sugestões.
Junkom
Olá, Joachim,
?
Então, a C33 é a de 6x6 e a ETR é a câmera de 6x4,5.
?
Ambas as câmeras são tão diferentes quanto possível em termos de construção e manuseio.
Isso começa pelo fato de que a Mamiya funciona totalmente sem bateria, enquanto a ETR praticamente não funciona sem ela.
No fundo, é uma questão de formato: o que você quer fotografar?
?
Pessoalmente, nos meus primeiros passos, mergulhei na aventura do 6x6 com uma Rolleiflex, que na época consegui comprar por um preço bastante acessível.
E foi uma época muito bonita; o formato é considerado difícil, mas isso é uma questão de ponto de vista.
?
Em termos de preço, a ETR é mais barata, também no que diz respeito à variedade de peças de reposição e acessórios. O formato 6x4,5 é, em termos de proporção, mais ou menos o equivalente ao 35 mm no formato médio.
Não posso dizer muito sobre a qualidade da ETR; sua irmã maior, a 6x7, não me convenceu em termos de manuseio.
Achei a C33 ótima, mas ela também era muito pesada e desajeitada para fotografar com as mãos.
?
Se você não quer gastar muito dinheiro e deseja entrar de cabeça no formato médio, e a mobilidade não é o fator principal, recomendo uma Mamyia RB Pro S ou SD 6x7.
Você consegue essas por aproximadamente o mesmo preço.
?
Espero que isso ajude um pouco ;)
Bonderer
Eu recomendaria, sem dúvida, a Bronica. São boas câmeras e lentes, com uma ampla variedade de acessórios e uma extensa linha de lentes, incluindo lentes zoom. Cartuchos intercambiáveis que também permitem o formato KB e panorâmico. Câmera confortável e com grande potencial de expansão. Eu tenho a RF 645, mas também sou mais fã das câmeras de visor de medição; no entanto, as lentes são realmente muito boas. Contudo, para quem gosta de 6x6, a Bronica também oferece um modelo um pouco maior. Pessoalmente, acho as câmeras binoculares com lentes intercambiáveis muito pesadas, complicadas e mais adequadas para o estúdio.
Urnes
Como já disse. Depende do que você quer fazer. Para viajar, a Zenza é mais prática. Especialmente se você tiver o visor de prisma com Beli.
A C33 é pura mecânica, que não falha nem mesmo a -15 graus. Você tem o formato de filme maior. E, graças ao fole, pode chegar bem perto dos objetos. OK. A paralaxe não fica mais correta e você precisa estimar o enquadramento final. Se você precisasse procurar uma C, eu recomendaria dar uma olhada na C330 s pro. Essa foi a última série. Mesmo que eu não fosse vender minha C 33, hoje eu provavelmente procuraria uma RB por causa do formato. Em termos de peso, elas não diferem muito.
Atenciosamente, Sven.
Joachim
Olá a todos,
?
Ok, vocês me convenceram! Obrigado pelas dicas detalhadas.
?
Vou procurar uma Zenza Bronica ETR(si)
.
?
Talvez eu precise
de um manual de instruções em alemão.
?
Muito obrigado
Junkom
Joachim
Então,
eu
comprei hoje uma Zenza Bronica ETRsi!
Muito
obrigado pela ajuda.
Joachim
Pedido enviado
------------------------------
€
Acabei de encomendar ao dono da loja uma boa quantidade de filmes em preto e branco e coloridos (Porta 400) para minha Zenza Bronika ETRsi e minha AGFA Sychro Box, com formato de 6x9 cm. Desta vez, filme 120. Ainda tenho bastante filme 35 mm.
€
Agora nada mais pode dar errado e estou ansioso pelo meu hobby, pelo nosso belo hobby, a fotografia analógica!
€
Divirtam-se nas férias, tenham um ótimo verão e boa luz para todos!
rlfsoso
Oi, Joachim, minha câmera de sempre é a Zenza Bronica ETRSi (645), então aqui vão mais algumas dicas:
€
a) Ótima câmera; com o Speed Grip e o prisma (para mim, prefiro sem o visor), ela se manuseia como uma (grande) câmera de 35 mm, perfeita.
b) Quando você carregar o cartucho – e se tiver um dos modelos mais novos com fecho duplo (dois botões para apertar e retirar o cartucho) –, o compartimento onde o filme é colocado provavelmente também é um modelo “mais novo” compatível. É fundamental observar que os discos de travamento nas duas abas pequenas, que você abre para trocar o rolo de filme, são apenas de plástico. Isso significa que você deve fechá-las primeiro, DEPOIS colocar o compartimento no cartucho e fechá-lo. Os cartuchos possuem um mecanismo de travamento embutido que impede a abertura das duas abas quando o cartucho está fechado. Só que: se por acaso você não fechar as abas corretamente e o cartucho já estiver “fechado” e você simplesmente fechar as abas assim, isso só funciona uma vez: depois disso, as placas de plástico se quebram. Isso aconteceu comigo, já tive cartuchos usados com esse defeito e o filme ficou parcialmente preto. Tenho alguns cartuchos e, entretanto, eles receberam os insertos mais antigos, nos quais as placas de travamento são de metal.
c) A bateria — sem a qual nada funciona, porque o obturador central é eletromecânico (sem energia, 1/500; o controle na câmera “freia” o obturador até o tempo correto) — dura bastante tempo comigo. No entanto: o interruptor ao redor do botão do obturador também fica desligado quando não está em uso, então não passa corrente.
Divirta-se com a ETRSi!
Rolf
rlfsoso
P.S.: Só monte ou desmonte as lentes quando a câmera estiver travada! Infelizmente, só tenho o manual em inglês; consulte Butkus.org
Joachim
Obrigado pelas dicas valiosas.
Manual de instruções:
alguém poderia me passar um manual de instruções — de preferência em alemão?
DerReisefotograf
Como já disse. Depende do que você quer fazer. Para viajar, a Zenza é mais prática. Especialmente se você tiver o visor de prisma com o Beli.
A C33 é pura mecânica, que não falha nem mesmo a -15 graus. Você tem o formato de filme maior. E, graças ao fole, pode chegar bem perto dos objetos. OK. A paralaxe não fica mais correta e você precisa estimar o enquadramento final. Se você precisasse procurar uma C, eu recomendaria dar uma olhada na C330 s pro. Essa foi a última série. Mesmo que eu não fosse vender minha C 33, hoje eu provavelmente procuraria mais por uma RB por causa do formato. Em termos de peso, elas não diferem muito.
Atenciosamente, Sven.
Olá,
gostaria de acrescentar algo sobre a C33. O que foi dito sobre as possibilidades de macro está correto. Mas, para não ficar frustrado com a fotografia macro com a C33 (e todas as câmeras da série C), já que o enquadramento é apenas estimado, deve-se usar o paramétrico. Com ele, primeiro define-se o enquadramento do motivo e o ponto de foco com a lente do visor e, em seguida, a câmera é deslocada para cima com o paramétrico exatamente a distância que separa as duas lentes. E assim você terá exatamente o enquadramento do motivo no filme, tal como o ajustou no visor de tela fosca. O Paramender é absolutamente essencial em combinação com a Sekor 55 mm, pois com a 55 mm você chega tão perto do motivo que estimar não faz mais sentido. Com as outras lentes, também se deve usá-lo, se quiser fazer tudo corretamente.
Como essa informação já não é relevante para o autor da pergunta, estou escrevendo mesmo assim para os usuários interessados em uma câmera da série C da Mamiya.
Infelizmente, não posso dizer nada sobre a ETRSi, pois não conheço essa câmera.
Atenciosamente, Tobias
HeinzB
@Joachim
Caso ainda haja necessidade do manual de instruções em alemão, posso copiar a descrição do meu ETRS (ano de fabricação 81 ou 82). Da mesma forma, posso enviar os manuais do visor AE-II e da alça de transporte rápido E, bem como as fichas técnicas das lentes de 75 mm e 200 mm.
Veja também
http://www.myphotoweb.com/Zenza_bronica_camera/zenza_en/index.htm
e
http://www.troeszter.net/BronicaHome/ETRSiPage.htm
mattes
Até agora, tive a oportunidade de fotografar com uma Exakta 66, uma Kiev 60, a réplica da Brenner Edel China da Yashica Mat 124, uma câmera Fuji 4,5x6 com visor, uma Mamiya Press e uma Mamiya C220.
De todas essas câmeras, a Mamiya C220 foi a que mais me agradou.
As Mamiyas de visor duplo são câmeras geniais.
Quem se incomoda com o ruído do espelho de sua SLR de médio formato vai aprender a adorar o conceito do espelho fixo combinado com o obturador central sem vibração.
Além disso, as Mamiyas oferecem lentes intercambiáveis e um extensor de fole adequado para macro.
Matthias
mattes
Até agora, tive a oportunidade de fotografar com uma Exakta 66, uma Kiev 60, a réplica da Brenner Edel China da Yashica Mat 124, uma câmera Fuji 4,5x6 com visor, uma Mamiya Press e uma Mamiya C220.
€
De todas essas câmeras, a Mamiya C220 foi a que mais me agradou.€
As Mamiyas de visor duplo são câmeras geniais.
Quem se incomoda com o ruído do espelho de sua SLR de formato médio vai aprender a amar o conceito do espelho fixo combinado com o obturador central sem vibração.
Além disso, as Mamiyas oferecem lentes intercambiáveis e um extensor de fole adequado para macro.
Matthias