RainerWille Prezada comunidade FOTOIMPEX, Há um ano que voltei a realizar a exposição de rolos de filme (formato médio e 35 mm). Mas, como também sou fã do processamento digital de fotos, gostaria de digitalizar os negativos. Pensei em recorrer a um serviço especializado: enviar os rolos de filme, mandar revelar, baixar as fotos digitais (TIFF) e receber os negativos de volta. Existe algo assim? Vale a pena? Isso ainda é acessível? Vocês utilizam esses serviços? Como vocês digitalizam? Atenciosamente, Rainer Wille
plaubelpeco Digitalizar você mesmo filmes ou negativos com a Epson V750 Pro e o Silverfast AI Studio.
TR Eu também digitalizo sozinho. Mas isso requer um certo conhecimento. Em especial, não se deve deixar que um software (“scanner”) cuide da “pós-produção”, mas sim ajustar pessoalmente a gama de tons, a gradação e a filtragem, principalmente quando se está produzindo séries. Exatamente como na câmara escura. Por isso, primeiro digitalizo em “bruto” e, posteriormente, edito os gráficos com muita precisão usando um programa de edição de imagens “de verdade”. Se eu mandasse digitalizar, sempre especificaria que quero apenas “dados brutos em escala real”, sem que eles tenham sido alterados por outra pessoa ou mesmo pelo tal “sistema automático do computador”.