MirkoBoeddecker
...está começando a se recuperar aos poucos.
€
Desde que temos a “Dragi-Lira” no lugar do euro, dizem que a economia está bombando.
Pode ser — por aqui, não se nota nada disso.
O que, porém, está causando um grande impacto é a cotação do euro em relação ao dólar: os preços de aquisição das matérias-primas estão disparando.
€
Plásticos, produtos químicos brutos, tudo segue apenas uma direção: para cima, e rapidamente.
Mais de 30% desde o ano passado.
€
Até agora, nós e os outros não repassamos muito disso para vocês, mas isso está lentamente se tornando impossível, pois já juntamos e gastamos todas as sobras dos bons tempos.
€
A Tetenal dará o pontapé inicial na próxima rodada e tenho certeza de que todos os outros seguirão o mesmo caminho.
€
Isso significa que todos os produtos fortemente dependentes de matérias-primas (ou seja, aqueles com menor valor agregado de processamento) sofrerão um forte aumento em breve.
€
Estou expondo aqui os motivos para que não se diga novamente que estamos enchendo os bolsos. Pois se há algo que, com a melhor das intenções, não fazemos, é exatamente isso.
Vocês devem agradecer àqueles que elegeram e que estão montando um pacote de resgate atrás do outro, por mais absurdo que seja, claro que para a Europa, para que mais seria? No final, tudo isso tem que ser pago de alguma forma e, atualmente, parece que teremos que arcar com isso por meio do aumento dos preços (=renúncia ao salário real). Esse sempre foi o método mais fácil.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
grommi
edit: minha postagem não deveria ter sido publicada no fórum do laboratório fotográfico, mas sim na seção “Off-Topic”.
sputnik
Será que realmente não há NENHUM lugar onde a gente consiga escapar dos políticos de bar?
Na verdade, bastaria uma breve mensagem sobre o aumento de preços.
MirkoBoeddecker
Acho que, se o motivo é óbvio, podemos muito bem mencioná-lo.
A flexibilização quantitativa levou a uma forte expansão da massa monetária, que, em primeiro lugar, foi parar nos “mercados”.
Devido à perspectiva de aumento das taxas de juros nos EUA, esse capital está agora atravessando o oceano e fazendo com que o euro continue caindo (depois de já ter caído 30%).
Haverá muita discussão sobre os pacotes de ajuda. Isso é verdade. Pode-se discutir sobre isso. Mas também aqui é fato que o BCE é o maior “fornecedor de pacotes de ajuda”, e essas são somas injetadas que terão efeito inflacionário e reduzirão o poder de compra. De uma forma ou de outra. E isso afeta principalmente os assalariados e não aqueles que, graças ao seu patrimônio, conseguem lucrar nos mercados financeiros.
Os primeiros sinais estão aparecendo agora na fotoquímica, já que quase todas essas matérias-primas são importadas.
No geral, porém, ainda está dentro dos limites. Dos 30% que estão em jogo, acredito que cerca de 12% se concretizarão até o final deste ano.
Atenciosamente,
Mirko
grommi
Tem razão, Sputnik, por isso: veja acima.
AchimBauer
Olá a todos,
Isso tudo me faz lembrar de uma loja do norte, acho que se chama Foto Müller, onde, além de filmes, produtos químicos e papéis fotográficos, também é possível encomendar literatura política escrita pelo próprio proprietário.
Os títulos geralmente são *O Capital* e...
Eles também publicam uma revista de fotografia com uma seção política.
€
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Isso tudo me faz lembrar de uma loja do norte, acho que se chama Foto Müller, onde, além de filmes, produtos químicos e papéis, também dá para encomendar literatura política escrita pessoalmente pelo próprio dono.
Você está certo — eu sempre achei isso engraçado.
€
edit: minha postagem não deveria estar no fórum do laboratório fotográfico, mas na seção Off-Topic.
€
É verdade — eu a movi.
€
E mais uma vez sobre isso? De uma forma bem neutra:
€
O euro caiu 30% em relação ao dólar (ai, ai!). Os estoques de matérias-primas já estão vazios. Novas matérias-primas estão mais caras devido à fraqueza do euro e às importações. Em breve, os produtos fotográficos ficarão mais caros, sem que os fabricantes se beneficiem do aumento de preço.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
€
PS: só para que não haja mal-entendidos: não sou nem de esquerda nem de direita e também não tenho nenhum problema com a economia de mercado. Apenas gosto de analisar as questões econômicas com um pouco mais de detalhe. E o que está acontecendo aqui agora é exatamente o que não deveria acontecer em uma economia de mercado.
Aliás, também não pertenço a nenhum partido e, no momento, nem sei mais em quem votar.
jonny
Bem, provavelmente é apenas um fraco consolo saber que, após a alta de 2011/12, devido à queda nos mercados de metais preciosos, pelo menos os preços da prata voltaram a cair significativamente...
€
Recentemente, aqui (capital do estado com cerca de 300.000 habitantes), fiz minha visita anual à empresa municipal de coleta de resíduos/ponto de coleta de resíduos especiais para entregar meus resíduos fotográficos. Quando perguntei, o funcionário disse que, devido às pequenas quantidades geradas, as fitas de fixação e as fitas de branqueamento e fixação já não são registradas separadamente por eles e encaminhadas para reciclagem de prata, mas simplesmente descartadas junto com o restante dos resíduos especiais :(
MirkoBoeddecker
De fato, o preço da prata não é atualmente o fator determinante dos preços e foi o principal responsável pela desaceleração do aumento dos preços dos rolos fotográficos e papéis fotográficos em 2013/2014. Atualmente, é claro, os rolos fotográficos da Kodak estão subindo novamente, pois são comprados em dólares. Aí entra em jogo novamente a taxa de câmbio.
Os filmes da ADOX, Agfa, Foma e Ilford estão subindo apenas ligeiramente, pois apenas uma parte das matérias-primas ficou mais cara (principalmente o suporte).
Em comparação com a Kodak, surge, portanto, uma vantagem competitiva. Esse é o efeito econômico positivo da moeda fraca (explicado com base no mercado fotográfico).
€
O que a empresa de descarte faz é, naturalmente, subótimo do ponto de vista da sustentabilidade.
€
É relativamente fácil deixar a lama de prata assentar. Assim, seria possível levar apenas o restante do fixador para descarte ou (na verdade, também despejá-lo). Acumula-se muito pouca lama de prata. Em princípio, bastaria que cada fotógrafo, uma vez na vida, levasse um pote de conserva cheio a uma empresa de reciclagem (Remondis, Degussa) e o entregasse lá. Eles aceitam de bom grado e o reintroduzem no ciclo de matérias-primas.
€
Atenciosamente,
€
Mirko