ChrisP
Olá,
Encontrei um rolo de filme dentro de uma Agfa Billy que comprei: um Adox R21. Ele já foi exposto e eu gostaria de revelá-lo, mas preciso de uma ajudinha com os tempos de exposição.
Como o filme provavelmente foi submetido à exposição nos anos 50 ou 60, sei que o resultado pode ficar bem fraco ou até mesmo inutilizável, mas já que o filme está aqui, vou tentar de qualquer jeito.
No momento, tenho RODINAL e Tetenal Ultrafin à disposição; alguém poderia me dar uma dica sobre os tempos de revelação?
Este
tópico trata de um R17 (ou seja, de baixa sensibilidade), e a recomendação era de 16 minutos a 20 °C.
€
Atenciosamente,
Christian
Wolfgg
Olá, Christian,
?
Proceda em duas etapas. Primeiro, corte 2 cm no escuro e revele para verificar se há neblina. Por exemplo, com RODINAL 1+100, revelação estática de 60 min. Se o véu ainda estiver aceitável, faça a revelação estática restante 1+100 por 90 min, virando a lata de cabeça para baixo após 30 min e deixando-a repousar assim pelos 60 min restantes, para obter uma revelação mais uniforme.
Esteja ciente de que o resultado só poderá ser avaliado por digitalização.
?
Atenciosamente, Wolfgang
KlausWehner
Um filme sobreposto perde sensibilidade e contraste.
Portanto, o ideal seria um revelador que aproveitasse bem a sensibilidade e, ao mesmo tempo, pudesse produzir um alto contraste (contraste parcial).
€
O objetivo e a função de um revelador de imersão é reduzir o contraste.
Nesse caso, isso seria um tanto contraproducente.
€
Atenciosamente,
Klaus
ChrisP
Um filme sobreposto perde sensibilidade e contraste.
Portanto, o ideal seria um revelador que aproveitasse bem a sensibilidade e, ao mesmo tempo, pudesse produzir um alto contraste (contraste parcial).
…
O objetivo e a função de um revelador de imagens estáticas é reduzir o contraste.
Nesse caso, isso seria um tanto contraproducente.
…
Qual seria a sua recomendação? Eu simplesmente nunca tive um filme tão antigo assim.
…
Atenciosamente
…
Christian
Wolfgg
Klaus: O filme foi exposto há um tempo indeterminado. O objetivo do revelamento em estante, neste caso, é compensar a sensibilidade desconhecida. Nas áreas claras, reduz-se até que o revelador local se esgote. E para compensar o contraste baixo, previsível devido ao tempo de exposição, optei por proporções mais intensas, 1:100 e 1,5h, em vez de 1:160 e 1h, como seria correto para emulsões recentes. Lema: melhor excesso do que falta. Nesses casos, com o revelamento por inclinação, simplesmente não é possível indicar um tempo de revelação significativo.
Eu não esperaria nada que pudesse ser ampliado (problema de véu), mas sim daria ênfase à digitalização.
O melhor nesses casos seria, de qualquer forma, usar RODINAL 1:50 e, a cada 3 minutos, verificar a densidade com os óculos infravermelhos.
Atenciosamente, Wolfgang
KlausWehner
Obrigado, Wolfgang, pela sua explicação.
Certamente temos perspectivas diferentes neste caso.
?
No passado, revelei realmente inúmeros filmes sobrepostos.
Com filmes muito antigos, praticamente nunca ocorreu a situação de o contraste ter ficado muito alto.
Um contraste excessivo nunca foi o problema nas minhas revelações — muito pelo contrário.
?
O que pode se tornar um problema é o aumento do véu de fundo. Você já percebeu isso também.
Um véu de fundo elevado, à primeira vista, não é motivo de preocupação. Trata-se de uma densidade neutra.
Mas quando o véu de fundo atinge proporções que passam a influenciar a gradação, a situação se torna crítica.
?
Se um filme pode atingir uma densidade máxima de, digamos, 2,5, um véu de fundo de 0,5 ou 0,7 ainda não é um problema real.
Com uma diferença de densidade de (pouco menos de) 2,0, ainda é possível obter um contraste negativo utilizável.
Se, porém, o véu de fundo for maior, a diferença de densidade utilizável diminui até a densidade máxima. O negativo não consegue mais atingir um contraste suficiente.
?
Se, além disso, a densidade máxima do filme for reduzida (por exemplo, de 2,5 para 2 ou até menos), o contraste potencial do negativo diminui ainda mais.
Em algum momento, chega-se a um contraste tão extremamente baixo que ele deixa de ser utilizável.
?
Portanto, meu procedimento é o seguinte:
1. Manter o véu de fundo o mais baixo possível
2. Ajustar a densidade máxima para um valor normal (ou até elevado)
3. Utilizar um revelador que proporcione uma utilização (mensurável) mais elevada da sensibilidade.
?
Dessa forma, as informações de imagem restantes podem ser melhor representadas em um filme sobreposto.
?
Estou ciente de que cada caso é diferente.
É preciso sempre abordar essa tarefa com um pouco de tato.
?
Mas tenho certeza de que, com meu procedimento e meu revelador, muitas informações de imagem recuperáveis podem ser salvas.
Talvez essa recomendação se desvie do habitual e, por isso, seja inicialmente questionada.
Isso é normal e também é bom,
?
Mas, com base na minha experiência prática, posso confirmar que esse é um procedimento que muitas vezes resulta em negativos facilmente copiáveis:
?
?
?
Atenciosamente,
Klaus
?
?
?
?