highscore
Oi, pessoal
Acabei de receber meus rolos de filme Washi KB sem perfuração.
Carreguei o primeiro diretamente na minha Mamiya RB usando um adaptador.
Minha pergunta é:
Quem já teve alguma experiência com esse material
e gostaria de compartilhá-la conosco/comigo?
Porque eu gostaria de evitar erros de principiante ao revelar esse material em revelador de papel sob luz vermelha.
O folheto de instruções está escrito em francês e vem junto.
Mas ele deixa algumas dúvidas.
O Washi tem cerca de 3 a 6 DIN
Atenciosamente,
Marcus
jochen53
Olá,
Sobre isso, posso apenas dizer que os filmes de 35 mm não perfurados são microfilmes. Eles são enrolados em carretéis de diferentes dimensões e comprimentos e são — comparados aos filmes perfurados para fotografia convencional — surpreendentemente baratos, mas difíceis de usar em câmeras comuns. No caso de documentos arquivados nesses materiais, presume-se uma durabilidade de aproximadamente 200 a 500 anos, desde que sejam cuidadosamente processados e armazenados.
Neutrino
Olá,
Sobre isso, só posso dizer que os filmes de 35 mm não perfurados são, na verdade, microfilmes. Eles são enrolados em carretéis de diferentes dimensões e comprimentos e são — se comparados aos filmes perfurados para fotografia convencional — surpreendentemente baratos, mas difíceis de usar em câmeras comuns. No caso de documentos arquivados nesses materiais, presume-se uma durabilidade de aproximadamente 200 a 500 anos, desde que sejam cuidadosamente processados e armazenados
…
…
O filme Washi é algo completamente diferente. Não se trata de um microfilme, mas de uma emulsão de papel aplicada sobre um papel japonês especial.
…
Acabei de receber meus filmes Washi KB sem perfuração.
Carreguei o primeiro diretamente na minha Mamiya RB usando um adaptador.
…
…
Onde você conseguiu esses filmes Washi KB? Só consigo encontrar filmes MF ou planos em todos os lugares. Também não encontro nada a respeito no site deles.
…
Legal, existem adaptadores KB para a RB 67? Eu nem sabia disso. Você poderia me dar mais informações sobre isso? Isso também me interessa.
…
…
De qualquer forma, o folheto está escrito em francês e diz
…
…
Aqui tem uma descrição em inglês:
http://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/56520_4_Produktbroschuere.pdf
…
Talvez isso ajude um pouco. Caso contrário, infelizmente não posso dizer nada sobre esse filme.
highscore
Oi, pessoal
Obrigado pelas respostas.
@Jochen
Sim, muitos dos que não são perfurados são microfilmes e coisas do tipo. Mas o Washi Film é para fotografar de verdade.
Mas, por favor, não se ofenda.
@Neutrino
A versão Washi de 35 mm. Que, infelizmente, nosso anfitrião não oferece.
Eu encomendei esse em www.mx2.fr aqui na França.
Parece que ele não tem estoque no momento. Pois havia uma anotação na nota de entrega informando que ele me enviaria mais um posteriormente.
E eu tinha pedido apenas cinco.
Já vi à venda adaptadores para 35 mm no cartucho Mamiya 6 x 4,5. Era caro.
Mas eu mesmo construí o meu.
É muito fácil!
Você só precisa de 2 carretéis de 120, 1 núcleo de carretel de 135, além de peças de plástico e serras.
O cartucho de 135 a ser inserido, com cerca de 20 fotos, recebe ainda uma margem de papel de 40 cm.
Gosto do efeito dos furos de perfuração em fotos de retratos.
Mas, para o washi não perfurado, é claro que é ideal.
Se você tiver interesse na minha solução, posso tirar algumas fotos.
Ah, mas consigo ler muito bem o do folheto.
Agora, voltando aos outros leitores:
Alguém já teve alguma experiência com esse filme?
Atenciosamente
Highscore
highscore
Aqui estão três fotos tiradas com um adaptador no encaixe traseiro da Mamiya
Rolf-Werner
Neutrino
Marcus, muito obrigado pela sua explicação e pelas fotos sobre o adaptador para filme 35 mm. Se for realmente tão simples assim, talvez eu também monte um desses em breve. Na hora de digitalizar, eu poderia até usar o Reflecta RPS 7200 em vez do Epson 750V, já que ele oferece uma resolução muito melhor. Eu teria que remontar as imagens no computador, mas isso não deve ser difícil. Na ampliação, também não deve haver problemas, pelo menos com o uso de vidro. Só que com o formato de papel não é tão prático assim.
?
Mas ainda tenho duas perguntas:
Se eu usar um rolo de filme 35mm normal com 36 fotos e, digamos, dispensar o espaço de avanço do papel, com um Back 220 eu conseguiria algo entre 15 e 17 fotos panorâmicas, certo? Mais uma pergunta importante: como você coloca o filme 35mm de volta no cartucho? Ou você só abre o Back na escuridão total e retira o filme?
?
Ah, sim, e eu já devia ter imaginado que você não teria muitos problemas com a descrição em francês, já que mora na França. :D
highscore
Oi, Neutrino
Como já disse, uso principalmente um encaixe 6 x 4,5 quando fotografo em 35 mm.
Utilizo cartuchos de 135 mm pré-confeccionados para 20 fotos e consigo tirar 16 fotos, ou 10 fotos com o encaixe 6 x 7.
Com um encaixe de 220 (que eu não tenho), você deve conseguir 19 a 20 fotos com o rolo de 36.
No entanto, você deve testar com um filme antigo para ver se o lado de rebobinagem não fica muito grosso.
Com 20 = 16 funciona muito bem, só que a retirada tem que ser feita no saco de troca.
Mas eu quero falar sobre o filme Washi!!!
Já revelei o meu primeiro!
Atenciosamente
Highscore
Rolf-Werner
E qual foi o resultado? É parecido com os resultados dos links que encontrei?
€
Atenciosamente,
Rolf
HGR
Olá,
Também revelei meus primeiros rolos de filme Washifilm. Um rolo e três filmes planos. O filme plano é muito
sensível, amassa facilmente ao ser colocado no cassete e durante a revelação. O filme em rolo não deu certo. Ou revelei por tempo demais
ou a exposição ficou errada. Três filmes planos não ficaram bem posicionados no cassete por causa dos amassados. Um filme plano ficou apresentável como primeira tentativa
e parece que eu inventei a fotografia?!?! Mas preciso tentar passar o negativo a ferro de novo?
Espero que o anexo de imagem funcione e que o efeito amassado agrade.
Atenciosamente,
Hans-Gerd
Rolf-Werner
É, algo novo! Parece interessante.
€
A textura do papel é um elemento a mais. Muito legal! :)
€
Rolf
highscore
Oi
Hoje passei o ferro no meu filme “Korkenzieher”.
Mas não ficou exatamente liso. Através do vidro da minha mesa de trabalho, deu tudo certo.
Depois, revelei sem usar filtro multigrade.
Aqui estão duas fotos que tirei.
A textura do papel é bem visível (nas cópias).
O manuseio do negativo Washi molhado parece ser bastante problemático com o filme plano!
Com os filmes em rolo, porém, dá para segurá-lo bem pelas duas pontas para passá-lo pelas fitas. Pelo menos é assim que eu faço.
Conclusão: em retratos, estou um pouco decepcionado.
Para edifícios, gosto dele.
Meu próximo objetivo para o Washi é uma ponte. Mas desta vez com o encaixe 6x7 = negativos de 35 x 67. Espero que fique bonito!
Atenciosamente
Highscore
highscore
Oi
Hoje passei o meu filme “Korkenzieher” a ferro.
Mas não ficou exatamente liso. Através do vidro da minha mesa de trabalho, o resultado ficou bem bom.
Depois, revelei sem usar o filtro Multigrade.
O manuseio do negativo Washi molhado parece ser bastante problemático com os filmes planos!
Com os filmes em rolo, porém, dá para segurá-lo bem pelas duas pontas para passá-lo pelas fitas. Pelo menos é assim que eu faço.
Para edifícios, eu gosto.
Meu próximo objetivo para o Washi é uma ponte. Mas desta vez com o encaixe 6x7 = negativos de 35 x 67. Espero que fique bonito!
Vou reduzir a sensibilidade para 12-15 ASA para ganhar em tons de cinza. Achei 25 ASA um pouco exagerado.
Atenciosamente
Highscore
highscore
Oi
Hoje passei o meu filme “Korkenzieher” a ferro.
Mas não ficou exatamente liso. Através do vidro da minha mesa de trabalho, o resultado ficou bem bom.
Depois, revelei sem usar o filtro Multigrade.
O manuseio do negativo Washi molhado parece ser bastante problemático com os filmes planos!
Para edifícios, eu gosto.
Meu próximo objetivo para o Washi é uma ponte. Mas, dessa vez, com o encaixe 6x7 = negativos de 35 x 67. Espero que fique bonito!
Vou reduzir a sensibilidade para 12-15 ASA para ganhar em tons de cinza. Achei 25 ASA um pouco exagerado.
Atenciosamente
Highscore
Wolf_XL
... parece mais um filme sem graça... :o
€
*SCNR*
Rolf-Werner
Bastante… vintage :) E suas modelos permanecem anônimas, o que também é uma vantagem…
€
Rolf
MirkoBoeddecker
A versão em 35 mm do filme Washi foi um fiasco. Não havia quantidade suficiente para que pudéssemos distribuí-la. Quando percebemos que um produto não está disponível em quantidade suficiente, preferimos esperar antes de colocá-lo à venda na loja.
Além disso, os primeiros rolos ainda não estavam perfurados, o que teria gerado dúvidas e confusão.
Estamos em contato próximo com a Washi, ajudamos a empresa há anos e também fornecemos os componentes necessários.
No momento, estamos buscando uma solução para o problema da perfuração.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
highscore
Oi
Aqui está a minha ponte