highscore
Oi, pessoal
Depois de pensar bastante, acabei comprando um densitômetro no eBay.
E agora estou aqui na frente dele e não sei bem como usá-lo. (não riam)
É um aparelho provavelmente antigo da empresa Bacher KG
Modelo Bacher RT1 Tipo 3200
Características:
Uma sonda pequena e uma grande
Três botões: 1. ligar/desligar 2. acender/apagar a lâmpada 3. zerar o medidor
A iluminação interna é feita por uma lâmpada incandescente de geladeira de 15 watts
Quando eu medo a tira de negativo (malfeita) que fiz para testar (sensor pequeno), os valores exibidos parecem plausíveis.
De 0,08 a 0,74 até 1,2; zerei o véu de fundo.
Agora, minhas perguntas:
Alguém conhece este aparelho ou tem um manual de instruções?
Na opinião de vocês, como devo fazer uma boa tira de teste? Li bastante sobre isso, mas......
Este aparelho mostra diretamente os valores corretos de densidade ou preciso fazer algum cálculo?
Obrigado
Highscore
moma
Olá, Highscore
?
O teu Densi mostra valores logarítmicos. Não sei dizer aqui, de imediato, como convertê-los — mas dá para encontrar na internet.
Uma tira de teste nada mais é do que uma escala de cinza graduada — antigamente se vendia (talvez ainda se venda :-?)
?
Se você tiver condições constantes — como revelador fresco, temperatura e tempos iguais —, em princípio você pode medir a densidade do negativo e obter o tempo de exposição concreto para “produzir” o primeiro tom de cinza no papel.
?
Na gravura, antigamente criava-se um mapa isodensitético. Nada mais do que um papel quadriculado, no qual se inscreviam nos eixos de coordenadas a densidade (valores logarítmicos) e o tempo (revelação), e a densidade positiva resultante (nesse caso, vista de cima (!) – papel fotográfico) (distinguindo-se aqui entre medição de vista de cima e medição de vista de baixo) traçava uma curva.
?
Depois disso, se a densidade do negativo (e talvez também a amplitude de densidade (= densidade máxima menos densidade mínima)) for conhecida, você pode determinar seus tempos de exposição e de revelação.
?
Quanto mais preciso você for ao traçar a curva isodensidade e quanto mais precisas forem as condições ambientais depois disso, mais você terá um sistema à prova de erros.
?
Espero que ajude
?
:-)
highscore
Oi, Moma
No momento, estou um pouco confusa com as fórmulas de cálculo.
Além disso, está muito quente no laboratório ;-)
moma
Pontuação máxima
Você não precisa fazer nenhum cálculo.
Escrevi isso só para que você entenda que tipo de valores ele está apresentando.
A luz age em potência quadrada — os logaritmos, linearmente. É por isso.
:)
highscore
Oi, MoMA
Então fico tranquilo ;-)
Porque a minha segunda tira de teste deu resultados que me deixaram na dúvida
Eu realizei a exposição rapidamente.
A minha terceira ainda está esperando. Está muito quente
Mas, voltando ao assunto
Alguém conhece o meu aparelho?
Atenciosamente
Highscore