thomas345
Olá a todos,
Sou relativamente novo no mundo da fotografia analógica e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre um assunto que vem me preocupando há algum tempo.
Atualmente, revelo meus filmes com o kit de revelador líquido C-41 da Tetenal e um tanque Jobo.
Preparo os produtos químicos em frascos marrons de farmácia de 500 ml e uso o spray Protectan para armazenamento.
O problema é que não revelo muitos rolos e, assim, a preparação completa de 500 ml de revelador recomendada pela Tetenal mal dá tempo de ser usada antes de estragar.
Gostaria de saber:
Qual a quantidade de produto químico vocês costumam preparar?
Em quanto tempo vocês usam essa quantidade?
Vocês acham que é um problema preparar quantidades menores, por exemplo, 250 ml?
Vocês também usam Protectan/bolinhas de gude ou algo semelhante para os concentrados líquidos?
Muito obrigado desde já e estou ansioso pela troca de ideias,
Thomas
Magirus
Olá
No caso de produtos químicos líquidos, é possível fazer uma preparação parcial.
Atenciosamente, Bernd
Rolf-Werner
Isso é possível, sem dúvida; a questão é só saber por quanto tempo os concentrados se conservam.
?
Eu sempre preparo 500 ml, porque também preciso dessa quantidade para as minhas latas de filme. Com essa quantidade, até agora fiz no máximo duas revelações, e sempre cabem vários rolos de filme em uma lata. Caso contrário, guardo esses 500 ml preparados apenas para uma segunda utilização, se eu souber que vou precisar deles novamente dentro de cerca de uma semana. Caso contrário, é só para uma única utilização.
?
Os concentrados também recebem uma camada de Protectan e, no verão, vão para a geladeira; no inverno, ficam em uma sala sem aquecimento (ou seja, sempre a cerca de 7 graus). Tive boas experiências com isso por até 9 meses. No momento, ainda tenho uma embalagem parcialmente usada da primavera, e estou começando a ficar um pouco apreensivo.
?
Mas talvez outros aqui possam falar mais sobre isso.
?
Atenciosamente,
Rolf
mattes
Você não está sozinho com esse problema.
Solução 1: Tire mais fotos para acumular filme suficiente.
Solução 2: Acumule o filme, eventualmente congele-o e descongele-o novamente para processá-lo.
Infelizmente, os concentrados líquidos têm uma validade limitada.
A maioria dos fabricantes é bastante conservadora nas indicações de validade mínima. Se as condições de armazenamento forem ideais, você pode contar com uma validade mais longa.
Você deve testar por sua própria conta e risco por quanto tempo é possível ultrapassar essas indicações.
Matthias