1986blutengel
Olá,
Há já algum tempo que revelo meus próprios filmes. Infelizmente, não estou totalmente satisfeito. As cópias ficam boas, mas, mesmo assim, tenho a sensação de que algo não está certo na revelação dos negativos. Todos os meus negativos apresentam um tom roxo. Uso o Tetenal Ultrafine. Revelei com ele alguns rolos de FP4, HP5 e APX. Uma vez, levei um HP5 a um laboratório. Os negativos ficaram acinzentados e não apresentavam aquele tom roxo. E, no geral, pareceram-me mais intensos. A que isso se deve?
Atenciosamente
michael-kielgmxnet
Olá,
se você não está tendo nenhum problema com as cópias, então o “brilho” a que você se refere provavelmente é apenas a coloração do material de suporte. Em quais filmes você está observando esse brilho?
Outra possibilidade seria que os filmes não tenham sido fixados o suficiente. No entanto, isso costuma se manifestar mais por meio de manchas esbranquiçadas, já que, nesse caso, ainda há em parte emulsão não fixada.
Por quanto tempo você fixou e com qual diluição?
O fato de os negativos do laboratório industrial parecerem mais intensos provavelmente se deve aos diferentes parâmetros de revelação. No laboratório industrial, tudo passa por uma “solução padrão”, não havendo garantia de que cada filme seja revelado de maneira ideal. Quando você mesmo revela, pode ajustar o revelador e o tempo de forma ideal para cada tipo de filme. A propósito, negativos um pouco mais delicados costumam ser vantajosos na impressão.
1986blutengel
Olá,
Até agora, revelei os rolos Ilford HP5, FP4 e APX 100 e 400. Será que isso também pode ser porque usei apenas água destilada?
wosis123
Revelo todos os filmes SW (SILVERMAX, APX100 antigo e Kentmere 400 = APX400) no revelador SILVERMAX, preparando todos os produtos químicos com água desmineralizada; sem manchas roxas ou cinzentas.
1986blutengel
Será que o problema é do revelador? Eu uso o Tetenal Ultrafine. Como fixador, uso o Adofix
Morte
Uma leve coloração roxa ou rosa, desde que a fixação tenha sido feita corretamente, não é problema nem nada de incomum. Pela minha experiência, é possível reduzir bastante essa “coloração” com uma lavagem final mais prolongada, se assim se desejar. A presença e a intensidade da coloração variam de acordo com o tipo de filme (ou suporte).
Por quanto tempo e de que maneira você lava o filme?
1986blutengel
Para enxaguar: basta colocar um funil grande na abertura de enchimento de uma lata Jobo e deixar a água corrente passar continuamente. Tem o mesmo efeito que se eu usasse essa mangueira de enxágue da Jobo.
TR
Por falar em enxágue: após a fixação, é possível abrir a lata e, em primeiro lugar, enxaguar bem com água a lata, o carretel, a “haste do carretel” e a tampa. Isso já remove grande parte do fixador, que, de outra forma, só seria possível eliminar gradualmente ao longo de um longo processo. Em seguida, é claro, deve-se continuar com o enxágue habitual para garantir a conservação do material.
Morte
Para a lavagem: basta colocar um funil grande na abertura de enchimento de uma lata Jobo e deixar a água corrente passar continuamente. Tem o mesmo efeito que se eu usasse essa mangueira de lavagem da Jobo.
Ótimo, mas o que importa é a duração.
ralle
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="1986blutengel" data-cid="18527" data-time="1429914465">
<div>
Para a lavagem: basta inserir um funil grande na abertura de enchimento de uma lata Jobo e deixar a água corrente passar continuamente. Tem o mesmo efeito que se eu usasse essa mangueira de lavagem da Jobo.
Ótimo, mas o que importa é a duração.
€
</DIV>
</BLOCKQUOTE>
Pelo menos 20 minutos, com enxágue prévio do carretel, da lata etc.
wosis123
Isso deve ser mais do que suficiente; eu uso o sistema em cascata da Jobo, 10 minutos, sem pré-lavagem e sem corantes.
Wolf_XL
...eu simplesmente escolheria o
método Ilford, que já deu certo, para o enxágue. Ele é adequado para arquivamento e, além disso, economiza água. O véu rosado provavelmente vem do filtro de luz — você consegue removê-lo facilmente colocando seus negativos ao sol por um tempo. Como alternativa, você também poderia prolongar o tempo de fixação, preparar uma solução de fixador mais concentrada ou usar um fixador especialmente alcalino.
€
É isso...