AchimBauer
Olá a todos,
Eu também teria algumas perguntas bobas sobre o CMS 20.
Ouvi dizer que, no que diz respeito à faixa de exposição, é possível revelar o CMS com o Spur Modular UR New de forma equivalente a um filme normal.
Li algo sobre 5-6 ASA com o Spur Modular A2, acho que 5 minutos.
Mas há um problema: na FOTOIMPEX só oferecem A e B; segundo a Foto, é o A1, mas esse não é para o CMS. A Maco oferece o A2, mas não tem o CMS em filme em rolo no catálogo.
E para complicar ainda mais, a Spur oferece um A3 para o CMS.
Perguntei à Impex, sem resposta; depois de algum tempo, duas respostas recomendando usar o ADOTECH 2. Perguntei à Spur, sem resposta.
Então, qual Modular UR é o correto, com quantos ASA devemos revelar?
Ou obtemos resultados equivalentes com o ADOTECH 2 a 5 ou 6 ASA? Com qual tempo de revelação?
E o ADOTECH 2 ainda existe? Pois a ADOX recomenda o ADOTECH 1 para todos os CMS 20 sem II, e os filmes em rolo são CMS 20 sem II.
Ou isso é totalmente irrelevante, não importa qual ADOTECH eu use?
?
Atenciosamente, Achim
harv
O primeiro CMS 20 é revelado no ADOTECH.
O segundo, no ADOTECH II. Atualmente, só existem filmes e reveladores da 2ª geração.
…
O primeiro CMS 20 é revelado no Spur Modular UR A + B.
O segundo no Spur Modular UR A + B new
…
Em termos de preço, isso não é relevante, pois o conjunto de filmes + revelador é significativamente mais barato do que comprar filmes e produtos químicos Spur separadamente.
harv
AchimBauer
Muito obrigado pela resposta,
mas continua o problema de que o CMS 20, em filme em rolo, não está disponível na versão II, e eu não consigo encontrar um ADOTECH sem a versão II nem um Modular UR antigo; já no modelo novo, há as versões A1, A2 e A3, e informações contraditórias sobre qual é a correta.
Além disso, na ficha técnica da ADOX não há tempo de revelação para 6 ASA, caso isso representasse uma melhoria.
€
Atenciosamente, Achim
Florek
... CMS 20 não existe na versão II como filme em rolo ...
?
Olá, Achim,
?
Pelo que sei, o CMS 20 está disponível na versão II; pelo menos, na imagem de pré-visualização da loja FOTOIMPEX, é um filme em rolo com a inscrição “ADOX CMS 20 II PROFESSIONAL”. Mas eu mesmo só usei o KB na versão II.
?
http://www.fotoimpex.de/shop/filme/ADOX-CMS-20-filme-em-rolo-120.html
?
Atenciosamente,
Florian
harv
Você também pode adquirir o CMS 20 II aqui, junto com o revelador adequado ADOTECH II
http://www.fotoimpex.de/shop/filme/adox-cms-20-filme-em-rolo-6er-pack-plus-uma-flasca-de-ADOTECH-II-para-6-filmes.html
€
Qual é exatamente o seu problema? Você realizou a exposição do antigo CMS 20 em ISO 6 e precisa de revelador e tempo para a preparação?
€
Eu compraria o ADOTECH II e revelaria o antigo CMS 20 da seguinte forma: 8,5 min -20%, ou seja, 7 min a 20 graus, agitação por inclinação, banho de parada ácido, fixação conforme indicado para o CMS 20 II.
€
AchimBauer
Olá, Florek, olá, Harv,
Muito obrigado pela informação. O CMS é realmente o II; infelizmente, só dá para ver isso quando se amplia a imagem. Não sei por que o II não consta na descrição; no Kb, ele aparece na descrição, e foi isso que me deixou confuso.
Harv, ainda não expus nenhum CMS a 6 ASA, mas mesmo assim obrigado pela dica de revelação. Se alguém pudesse esclarecer um pouco mais sobre os números do Spur Modular, eu ficaria feliz, pois gostaria de incluir o CMS no meu programa padrão, mas quero explorar um pouco mais a faixa de exposição e estou disposto a sacrificar um pouco de sensibilidade. Pois quero usar o CMS exclusivamente na Linhof, e lá a gente carrega um tripé de vigas em T duplas de qualquer maneira, de modo que não importa se vou realizar a exposição por 1 ou 2 horas; esse é todo o contexto da minha pergunta.
…
Atenciosamente, Achim
harv
Você precisa do Spur Modular UR new, Partes A + B.
€
Dependendo do filme, elas são misturadas na proporção indicada. A Parte C não é necessária. Confira aqui:
http://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/39480_4_Produktbroschuere.pdf
CMS 20, página 2, canto inferior direito.
AchimBauer
Olá, Harv,
Infelizmente, a ficha técnica da Impex não ajuda muito, pois parece haver várias versões. Como não consegui falar com a Spur por telefone e o site deles me pareceu muito confuso, quase desisti do projeto, mas, devido à minha boa experiência com o Acurol N, continuei procurando.
Como mistura de A e B está claro, só A1 ou A2 ou A3.
Se eu interpretar corretamente tudo o que li, A1 é para Copex Rapid; o A da Impex parece ser A1, mas a Impex não tem Copex, se eu não me engano.
A2 é para o CMS 20. Consigo o A2 na Maco, mas não o CMS 20, assim como na Impex, pois os filmes em rolo CMS deles também são II, mesmo que isso não fique tão claro na loja. Também se poderia considerar o A2 como o A2 correto para o CMS 20 II, se não fosse pela ficha técnica mais recente, onde há um A3, na qual é mencionado de passagem que ele é para todos os CMS 20 que devem ser revelados em ADOTECH II, ou seja, o CMS 20 II.
Só consigo o A3 na Spur, onde já descobri como comprar, já que eles não têm uma loja virtual de verdade.
Com base na minha pesquisa, vou fazer uma tentativa com o CMS 20 II 6 ASA e o A3; o revelador para 20 filmes vai me custar cerca de 45 euros com frete, mas ele deve ter validade de 4 anos, 2 euros por filme, mas um filme de diapositivo também não pode mais ser revelado por um preço de barganha.
Talvez no final do ano eu tenha os primeiros resultados úteis e então eu conte como foi; ou talvez os 45 euros tivessem sido melhor investidos em outra coisa, e nesse caso, talvez eu não tenha nada para relatar.
Atenciosamente, Achim
P.S.: Suas fotos são lindas.
userid0
Olá a todos,
Na última sexta-feira, revelei o primeiro CMS20II do kit com ADOTECH II para um amigo.
O filme foi submetido à exposição em ISO 12. Agora tenho duas perguntas:
1. A ficha técnica indica que, ao preparar 300 ml, deve-se usar 16,5 ml de revelador e que o tempo de revelação deve ser prolongado em conformidade. No manual, está indicado de 10 para 13 minutos. Esse é o valor para a exposição ISO 20. Como se deve prolongar adequadamente os 8,5 minutos para compensar a diluição mais suave com 300 ml? Na minha tentativa de revelação, apliquei os 30% de 10 para 13 minutos também aos 8,5 minutos, o que resultou em um tempo de revelação de 11 minutos. Os resultados também ficaram muito bons. A abordagem de prolongar o tempo está correta? Só queria confirmar isso, pois não está escrito assim na ficha técnica (ou talvez eu tenha deixado passar, então desculpe).
2. Aconteceu algo interessante com o filme. As primeiras 12 fotos estão completamente subexpostas. Dá para perceber algo muito leve em dois quadros, mas, fora isso, o suporte está, em princípio, nítido. Os números dos quadros estão visíveis, então está tudo bem. A partir da foto 13, as imagens ficam maravilhosas. Tipo, de repente. Não consigo explicar o que aconteceu. Meu amigo também verificou novamente sua Nikon FE2 e passou dois rolos de teste APX100 para conferir a exposição. Tudo certo. Então, como eu disse: as primeiras 12 fotos não estão lá, só o suporte nítido. Depois, todas as fotos estão perfeitas. Alguém tem alguma ideia do que pode ter causado isso?
Muito obrigado pela ajuda e pelas ideias,
Walter
userid0
Olá,
Alguém tem alguma ideia ou sugestão sobre o que escrevi? Meu amigo já anunciou que vai desenvolver um segundo filme e eu gostaria de ter certeza de que, do ponto de vista do desenvolvimento, tudo está correto.
Se alguém tiver alguma ideia, por favor, entre em contato. Ficaria muito grato.
Obrigado e um abraço,
Walter
AchimBauer
Olá, Walter,
Tenho uma ideia!
Infelizmente, baseada em uma experiência ruim que tive. Naquela época, eu ainda usava a caixa Ap; hoje, para KB e 120, uso apenas as caixas Gepedo.
No meu caso, o problema era que o filme ficava enrolado de forma errada, de modo que as camadas ficavam sobrepostas e não eram reveladas.
Por isso, agora uso apenas as caixas Gepedo com o enrolador.
?
Atenciosamente, Achim
userid0
Olá, Achim,
?
obrigado pelo feedback. Eu uso as latas da Paterson e nunca tive problemas ao enrolar o carretel. Como isso afeta os primeiros quadros, talvez algo tenha dado errado no meio do carretel.?
Isso é algo que eu não posso verificar. Só me resta torcer para que o enrolamento corra melhor no próximo filme.?
?
Ah, e Achim, você tem alguma ideia sobre a correção do tempo de revelação que mencionei acima?
?
Atenciosamente e obrigado,
Walter
AchimBauer
Olá, Walter,
Não tenho nada a acrescentar sobre as prolongações; o sistema também me parecia um pouco confuso, e foi por isso que nem sequer utilizei o sistema de garrafas de recarga, mas revelei meus filmes um após o outro nas soluções originais — essa foi a maneira mais simples.
€
Atenciosamente, Achim