moritz_cine
Olá,
Estou tendo um problema ao revelar um filme em preto e branco de formato médio.
Algumas partes do negativo apresentam, no centro, algo semelhante a uma superexposição ou revelação excessiva. Parece que o revelador agiu com intensidade diferente no negativo. (Mas isso não seria possível, já que o problema ocorre apenas no centro, não é?)
Talvez algum de vocês conheça o problema ou possa me dizer o que estou fazendo de errado. O que me deixa intrigado é que isso, na verdade, nunca afeta o filme inteiro, mas sempre apenas partes dele. (Dá para ver nas fotos de exemplo)
(Com filme de 35 mm, nunca tive problemas desse tipo./ -> Também preciso resolver o problema das manchas de calcário no filme 120)
Vou anexar algumas fotos de exemplo.
Resumidamente sobre meu processo de revelação:
Produtos químicos: RODINAL - Adofix - Adoflo
(Até agora, eu não pré-lavava o filme 120. Tentei fazer isso agora (porque ouvi dizer que é necessário(?)) -> mas não mudou nada)
Quanto aos tempos de revelação, geralmente sigo a tabela Massive Dev Chart. Fixo por cerca de 4 minutos.
Muito obrigado pela ajuda
Moritz
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Mamiya c220 - delta3200 - pré-lavado - sem o defeito
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Mamiya c220 - delta3200 - pré-lavado - com erro
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Mamiya c220 - HP5 - não pré-lavado - com erro
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
AgfaBillyI - HP5 - não pré-lavado - com erro
Urnes
De cabeça, eu diria: pega uma das tiras de negativo e mergulha-a novamente por alguns minutos em fixador novo. Podes fazer isso à luz do dia e ver se o véu desaparece. Se desaparecer, significa que estava subfixada.
Atenciosamente, Sven.
wosis123
Na minha opinião, parece ser um problema de incidência de luz...
moritz_cine
Oi, Sven,
Obrigado pela sua mensagem.
Acabei de testar isso agora mesmo e refiz a fixação em algumas faixas.
Aqui está o resultado:
antes:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Após refazer a fixação:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Parece que o problema estava mesmo aí.
Muito obrigado pela sua ajuda!
Moritz
Urnes
Olá, Moritz,
Coloque o fixador no recipiente após cerca de 4 semanas e fixe com Adofix por 6 minutos.
Mas você também pode colocar um pedaço de filme submetido à exposição em um pouco de fixador. Espere até que o filme fique transparente e duplique o tempo.
Atenciosamente, Sven