Courtlux
Já tinha perguntado no fórum da Leica. Vou tentar aqui também:
?
A rotação influencia a nitidez? A ADOX não recomenda girar o CMS20 II. Para o formato 120, a dosagem do ADOTECH no revelamento por inclinação é pouco prática, especialmente quando se quer alternar entre os formatos 135 e 120. Com a rotação, isso não é problema. Ontem, revelei um roll-film de 120 lentamente, rolando à mão. As fotos ficaram um pouco desfocadas e não tão nítidas como de costume com o CMS20II. Não tenho certeza se as fotos estão levemente tremidas (o dia estava nublado e a câmera estava em terreno irregular) ou se a rotação realmente influencia significativamente a nitidez. A ADOX desaconselha a rotação sem dar uma justificativa mais detalhada.?
1. Imagem com rotação em dia nublado 2. Imagem em dia claro com inclinação Planar
?
Urnes
É difícil dizer, já que “enrolar lentamente com a mão” não é exatamente o mesmo que rotação. Se você revelar com uma Jobo CPE, a rotação é bem mais rápida e uniforme do que “à mão”. Você terá problemas com a máquina se usar a configuração de velocidade mais lenta (1).
€
Atenciosamente, Sven.
Courtlux
De resto, revelo o Fomapan no RODINAL usando o mesmo método (revelação manual) e não noto perda de nitidez. Minha dúvida é se isso é diferente com o CMS20II e por que se desaconselha a rotação.
MirkoBoeddecker
Acho que ambas as fotos estão um pouco tremidas, uma delas mais do que a outra.
A CMS é muito mais nítida.
Uma “perda de nitidez” teórica causada pela rotação é tão mínima que só se torna visível em comparações diretas, com ampliação muito forte, em fotos de linhas.
Isso não se percebe na foto e muito menos no monitor do computador.
A verdadeira razão pela qual desaconselhamos a rotação no CMS 20 é a perda considerável de sensibilidade de 1/3 de stop.
Isso é insignificante em um filme de 400 ASA ou colorido, mas é significativo no CMS 20.
€
Atenciosamente,
€
Mirko
Courtlux
Obrigado!
Gast