TomDahmen Olá, há anos tiro fotos digitais e, há seis meses, tirei o pó do antigo laboratório do meu pai; corrigi muitos erros de principiante com a orientação do meu pai aposentado e agora estou me divertindo de verdade. Mas: consigo obter bons resultados com a placa de vidro, mas colocar as tiras e depois colocar a placa de vidro por cima é um saco sem fim. Como alternativa, prendi as tiras nos cantos com fita adesiva, o que funcionou melhor, mas demorou muito. Será que sou burro demais ou existe algum truque secreto, uma máscara ou uma moldura que nem mesmo meu pai conhece? Não consigo imaginar que antigamente os laboratórios posicionassem as tiras no papel manualmente?! Desculpem pelas letras maiúsculas e minúsculas, no momento só tenho o teclado minúsculo do celular Atenciosamente
Wolf_XL ...existe uma moldura assim, por exemplo, da Paterson... para http://www.fotoimpex.de/shop/fotolabor/paterson-kontaktprinter-rahmen-24x30cm-fuer-filmstreifen-35mm.html
TomDahmen Que legal, duas respostas de uma vez. Acho que a moldura parece melhor do que as capas transparentes, mas vou experimentar as capas primeiro.
Urnes Sinceramente. Tenho tanto a moldura de contato quanto as capas para negativos. Mas a preguiça geralmente vence, porque primeiro você precisa encaixar os negativos na moldura. Com as capas, basta colocá-las sobre uma folha de vidro de 24x30 e pronto. Não dá para ser mais fácil do que isso. € Atenciosamente, Sven.
Rolf-Werner Eu também uso as capas transparentes para negativos, inclusive para arquivamento. Até agora, nunca tive nenhuma experiência ruim com elas. E para cópias de contato, elas são simplesmente superpráticas :) ? Rolf
Morte Para completar, ao dar a dica sobre as capas transparentes, convém esclarecer que se trata das capas de acetato, mais caras, e não das baratas de polipropileno. É que, com estas últimas, a imagem fica facilmente embaçada.
piu58 “Capas transparentes para negativos”? Se você quer contornos com alta nitidez, que possam ser observados com uma lupa potente, não deve usar capas transparentes para negativos. Se os filmes estiverem planos, não há problema em colocar uma placa de vidro por cima. Se não estiverem planos, eu enrolo os filmes “ao contrário” por um tempo.
Ewald Legal, duas respostas de uma vez. A moldura me parece melhor do que as capas transparentes, mas vou experimentar as capas primeiro. € As capas transparentes são o máximo, em um piscar de olhos o contato está pronto € Até mais Ewald