pikespeak
Olá,
Ainda tenho algumas centenas de metros de filme Orwo MA8 antigo que gostaria de experimentar.
Em literatura antiga, encontrei o Orwo F43 como revelador possível na época, assim como o Orwo MH28 e o Orwo F199.
Pelas minhas pesquisas, o F43 é idêntico ao Agfa Final.
Alguém conhece um substituto comparável para algum dos reveladores mencionados? Ou alguém tem experiência em combiná-lo com outros reveladores?
Por favor, nada de discussões de princípio sobre o uso de filmes antigos; eu mesmo não tenho grandes expectativas quanto ao resultado, mas gostaria de minimizar a incerteza em relação ao revelador.
Muito obrigado, cumprimentos
HenningH
Li em algum lugar — não consigo encontrar a fonte agora — que o Final era o equivalente da Agfa ao ID-11 e ao D76.
No entanto, a fórmula do F19 parece corresponder à do ID-11; o F43 é semelhante, mas ainda contém acetato.
O MH28 era um revelador universal à base de metol e hidroquinona, que provavelmente produzia um grão bastante grosso.
O F199 era um fixador ou revelador de banho único.
€
Se você já tem material fotográfico suficiente, eu recomendaria usar o D76 ou o ID-11 para testar.
AntiLynd
Agora você já sabe o suficiente sobre reveladores :) Outra questão interessante seria saber exatamente de que tipo de filme se trata. Pelo que sei, o MA8 é um filme para microfotografia com sensibilidade de 8° DIN (ou o que restou dela). Aplicação típica: reproduções de traços. Portanto, esteja ciente de que, se você tratá-lo como um filme normal, com um revelador do tipo D76, obterá imagens sem tons de cinza entre o preto e o branco.
€
É claro que você pode justificar isso como um toque pessoal. Alternativa: procure um revelador especialmente projetado para produzir negativos com um contraste normal a partir de um filme para documentos. Mas aí surge a pergunta: por que não usar logo um filme comercial para obter resultados normais com tratamento normal, de preferência relativamente novo e de um fabricante que você possa esperar que ainda exista quando você já tiver se acostumado com o material?
€
Boa sorte
Nils
pikespeak
@Henning, obrigado até aqui,
@ AntiLynd, como eu pedi, eu queria evitar essa discussão! Talvez você não tenha lido minha mensagem até o fim.
?
Eu também sei do que se trata esse filme. Para a aplicação que pretendo, ele já é útil — desde que ainda funcione. Não preciso de meios-tons, mas sim de uma nitidez no contraste.
Para todas as outras aplicações, tenho um filme adequado para cada uma, por isso também uso várias câmeras, já que não gosto de ter que carregar rolos de filme pela metade.
?
De acordo com minha pesquisa, o MA8 é um desenvolvimento dos filmes DK. Não sei se ele estava disponível no comércio normal. Todas as embalagens que conheço são sempre de 35 mm em 5, 30 ou 90 metros. Ele também existia sem perfuração. Nunca vi cartuchos de 35 mm à venda. Supostamente, o MA8 era usado principalmente pela Stasi. As receitas de revelação que consegui encontrar referem-se, naturalmente, apenas aos reveladores Orwo: em F43, sem diluir, 4-8 min para gradação normal a forte; em MH28 1+4, 3-4 min para gradação forte a acentuada; e em F199, 2 min, porém a 25 °C e com gradação normal a forte.
?
Seria útil para mim saber qual revelador disponível atualmente, em condições ideais, oferece resultados iguais ou melhores do que os mencionados. Ou seja, eu esperava que alguém já tivesse experiência com isso.
?
Eu tinha a esperança de que a ADOX tivesse lançado um sucessor para o Final; valeria a pena tentar.
HenningH
Você leu
esse site húngaro?
No fim das contas, era simplesmente (além do RODINAL) o revelador comum da Agfa. Nesse caso, eu (como já mencionei) nem esperaria por uma réplica, mas simplesmente usaria outro revelador padrão.
O tempo indicado, de 4 a 8 minutos, também não é muito preciso, e o filme é antigo, então você vai ter que testar de qualquer maneira.
AntiLynd
@pikespeak,
digamos assim: me precipitei ao me concentrar demais em um determinado ponto... desculpe!
PS:
€
Orwo MH28:
Água 750 ml
Metol 1,7 g
Sulfito de sódio 35 g
Hidroquinona 6 g
Carbonato de sódio 40 g
Brometo de potássio 1 g
Água até 1000 ml
€
Agfa Final:
Metol 4 g
Sulfito de sódio 62,5 g
Hidroquinona 4 g
Carbonato de sódio 3,2 g
Brometo de potássio 0,5 g
tomsand
O revelador de grão fino não é um revelador de grão ultrafino
Este último também era conhecido como revelador de grão ultrafino.
Exemplos: A49, Microdol, Perceptol
Exemplos de reveladores de grão fino: Microphen, Xtol, etc.
O Orwo F43 (Agfa Final) é um revelador normal à base de metol-hidroquinona, assim como o D76, o ID11 e a fórmula do Orwo 19. É preciso gostar... Adequado para formatos médio e grande; para o formato 35 mm, recomendável apenas para apreciadores de grão grosso. A reprodução das luzes também é bastante ruim. Cuidado com o revelamento excessivo!
HenningH
Mas os reveladores Metol-hidroquinona-bórax não são assim tão granulados. Na minha opinião, o Microphen é bem mais granulado.
tomsand
Tudo é relativo. O Microphen já vem com um agente revelador incorporado, por isso não se deve, de forma alguma, revelar em excesso. Mas, fora isso, por conter fenidona como agente revelador, já é um revelador de grão fino.
jochen53
Olá,
se for um microfilme e você quiser um contraste forte, provavelmente nem vai precisar de um revelador de grão fino. Em primeiro lugar, o filme já tem um grão muito fino e, em segundo lugar, nas áreas escuras não se vê o grão de qualquer maneira.