harv
No momento, estou testando o Fuji Neopan Acros 100 no formato 120 com RODINAL 1:50.
?
Atualmente, estou com estas densidades:
?
ZONA I II III IV V VI VII VIII
Norma 0,10 0,24 0,38 0,54 0,72 0,90 1,10 1,29
Rezultado 0,16 0,34 0,50 0,62 0,76 0,92 1,10 1,34
?
Estou interpretando corretamente que as luzes estariam adequadas e as sombras estão muito claras?
?
Eu deveria revelar por menos tempo agora para que a densidade das sombras diminua (em direção a 0,1)?
No momento, estou um pouco confuso, porque a tabela de avaliação que baixei diz que eu deveria revelar por mais tempo?!
?
?
piu58
A Zona I está em 0,16 — mas, segundo a doutrina, deveria estar em 0,1. Isso não pode ser alterado durante o revelamento, mas sim durante a exposição: o filme pode receber 1/3 a 1/2 stop a menos de luz (aumentar o ISO para 120 ou 144).
?
As outras zonas também tendem a ficar um pouco escuras demais. Com a exposição mais baixa, elas provavelmente ficarão bem adequadas.
Para isso, você pode traçar uma curva e aplicar a correção de meio ponto, assim você saberá exatamente. Provavelmente, porém, a diferença restante é tão pequena que não vale a pena mexer no processo de revelação.
Renate
Olá,
?
Nas sombras, verifica-se a sensibilidade efetiva do filme. A tabela indica que houve uma ligeira superexposição. A sensibilidade é, portanto, maior do que a ajustada no exposímetro.
?
Nas luzes (Zona 8), verifica-se o tempo de revelação. A tabela me mostra que ocorreu um revelamento N quase exato. Se variarmos o tempo de revelação, a inclinação da curva muda, enquanto as sombras permanecem praticamente as mesmas.
?
Informações detalhadas podem ser encontradas no livro do Dr. Otto Beyer, “Exposição e Revelação na Fotografia em Preto e Branco”.
?
?
Atenciosamente,
?
Renate
harv
A exposição foi feita com ISO 100. Revelado por 11 minutos em RODINAL 1:50 a 20 graus. Agfa Kipp.
€
Se eu resumir as dicas de vocês: uma nova exposição com o exposômetro ajustado em +1/3 a +1/2 de stop deve me dar uma curva N para o Acros.
€
Correto?
€
É então o primeiro filme sobre o qual leio que tem uma sensibilidade um pouco maior do que a indicada pelo fabricante.
harv
Encontrei isso na Otto Beyer:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/filme-eintesten/39-revelador.html
€
O Acros apresenta um melhor contraste nas sombras e luzes mais suaves. Isso se encaixaria perfeitamente na minha curva.
Se eu calibrar com ISO 125, deve dar certo.
Tandemfahren
Oi, hum... “harv”, (por favor, crie um apelido para que possamos nos dirigir a você)
essa também é a primeira vez que leio isso. E ainda por cima com o simples RODINAL!
Aliás, eu sempre desenho as curvas em papel quadriculado simples, em que uma zona/nível corresponde a três quadradinhos; assim você vê os terços de forma totalmente “analógica” e pode (por meio de extrapolação manual, se necessário) estimar também a correção de sensibilidade.
Com o que você mede as densidades?
Frankgröße
harv
Testado com o Trialux. Índice em MCP 312, altura na cópia 20x25. Negativo 6x4,5 com abertura reduzida para f/8.
Atenciosamente, Stephan
Tandemfahren
Oi, Stephan,
Não conheço o Trialux, mas, por precaução, suspeito que haja um erro de raciocínio (fiquei surpreso com os valores de densidade tão precisos).
Será que você não mediu a densidade do negativo, mas sim as densidades potenciais do positivo?
Só para confirmar... recentemente já tivemos um caso parecido.
Frank
harv
Pelo que sei, ele mede a densidade do negativo. É indicado o tempo, que eu posso então converter manualmente em densidade.
Tandemfahren
Ok, não posso avaliar isso agora. Já tiraram o véu?
Frank
harv
Claro
harv
Acabei de medir uma HP5+ com uma exposição de 200. O resto é igual: 11 minutos de RODINAL, etc.
?
Real 0,12 0,26 0,37 0,46 0,62 0,80 0,97 1,18
?
Conclusão: a sensibilidade de ISO 200 está correta. Aumentar o tempo de revelação para as luzes.
Quanto tempo a mais vocês sugerem? Tempo inicial de 11 min. +10% +5%?
piu58
É o primeiro filme sobre o qual leio que tem uma sensibilidade um pouco maior do que a indicada pelo fabricante.
Isso não é certo. O fotômetro também pode apresentar um pequeno desvio. Nesses intervalos tão pequenos, abaixo de um ponto de abertura, é preciso levar isso em conta.
Olivinyl
Olá, Harv,
?
Pela minha experiência, o HP5+ em RODINAL 1+50 tem uma sensibilidade de uns bons 250 ASA. No teu caso, eu aumentaria o tempo de exposição em 1 minuto, para 12 minutos.
?
Ao medir as densidades na placa de base do ampliador, você também mediu diretamente os desvios causados pelo efeito Callier do sistema de ampliação, o que não é nada mal.
Idealmente, suas impressões deveriam ficar agora na graduação 2 a 2,5 na primeira tentativa (se seus valores corresponderem aos valores de referência).
?
Atenciosamente, Oliver
harv
Na minha revelação, ficou com exatamente 200, porque as sombras estão quase exatamente nas densidades padrão.
Vou tentar prolongar o tempo para 12 minutos.
€
No sábado vou fazer um passeio curto. Claro, com Acros e HP5+ na bolsa. Depois veremos o resultado na câmara escura.
harv
Já que estamos falando sobre testes: alguém já mediu o SILVERMAX no revelador SILVERMAX?
Ewald
No momento, estou testando o Fuji Neopan Acros 100 em formato 120 com RODINAL 1:50.
?
Atualmente, estou com estas densidades:
?
Rezultado 0,16 0,34 0,50 0,62 0,76 0,92 1,10 1,34
?
Estou interpretando corretamente que as luzes estariam adequadas e as sombras estão claras demais?
?
Eu deveria revelar por menos tempo agora, para que a densidade das sombras aumente (em direção a 0,1)?
No momento, estou um pouco confuso, porque a tabela de avaliação que baixei diz que eu deveria revelar por mais tempo?!
?
____________________________________________________________________________________________________
?
Você tem um valor gama de 0,5, [ (1,1 - 0,5) / 1,2 = 0,5 ]; a curva está muito plana. Deveria ser 0,7 para representar todos os valores no papel com gradação 2. Um tempo de revelação prolongado (+50%, protegido) torna a curva mais íngreme. Ou experimente RODINAL 1:25.
Para o Acros 100, uso o revelador ADOX 49, diluição da solução-mãe para 1:1, tempo de 13 min, agitação, resultando em gama 0,71
?
Atenciosamente,
Ewald
?
?
harv
Se eu aumentasse o tempo de revelação em +50% para elevar o gama, as áreas claras não ficariam mais adequadas.
?
Como as sombras estão um pouco acima do normal, a melhor solução seria reduzir um pouco a exposição das sombras. Ou será que estou pensando errado?
Renate
É verdade, se quiser seguir exatamente a curva padrão, é preciso realizar uma exposição menor das sombras. O tempo de revelação é então ajustado de acordo com o valor da zona 8.
?
No entanto, há também um pouco de liberdade artística nesse ponto. Se as sombras forem submetidas a uma exposição um pouco mais intensa do que na curva padrão, vê-se mais detalhes nas sombras no papel. Dependendo do filme e do contraste do objeto, porém, os detalhes nas áreas claras podem se perder. O TMax 400, por exemplo, tem uma grande margem de manobra, enquanto o TMax 100 tem uma margem significativamente menor. Não conheço o Acros tão bem. O que é decisivo é sempre a forma da curva traçada. Se a curva se torna horizontal na parte superior, não é mais possível obter detalhes nessa zona.
?
?
Atenciosamente
?
Renate
sputnik
Deve ser pelo menos 0,7 para que todos os valores sejam representados no papel com a gradação 2.
?
Não quero realmente me intrometer na 1001ª discussão sobre discos de teste de filmes, mas quando leio frases como essa (e eu as leio MUITO frequentemente), pergunto-me se a maioria dos testadores fotografa sempre apenas motivos padronizados sob iluminação normal e se todos eles têm exatamente a mesma iluminação na cabeça do ampliador.
De outra forma, não se explicam gammas-alvo universais e fixas.
?
Luz mista não é luz condensada.
Uma foto sob a luz do sol em movimento é diferente de uma foto sob céu nublado ou na sombra.
Uma gradação 2 no papel X não é necessariamente idêntica à gradação 2 do papel Y.
Sem falar que a forma da curva também tem uma palavra importante a dizer sobre qual gama média se consegue reproduzir bem no papel.
E, no final das contas, há também o gosto pessoal.
?
Resumindo: faça um teste rápido, depois imprima algumas cópias e veja como fica.
Quando eu souber com qual gama me dou melhor no final das contas, é claro que posso me orientar por ela ao testar outra combinação. E se eu quiser comparar filmes, obviamente também.
?
Mas assim como um jura pela Nikon e outro pela Canon, um se mantém fiel ao seu comprovado 0,50 e outro ao 0,80.
Ambos — e tudo o que está entre eles — podem estar “certos”. Depende apenas das circunstâncias.