Felix55
Olá, queridos membros do fórum!
€
Como alguém que está voltando ao hobby com ambições de fazer impressões baryta de qualidade, tenho (entre outras coisas) uma dúvida sobre materiais, mais especificamente sobre qual papel seria o mais adequado para mim.
€
Os resultados que mais se aproximam do meu gosto até agora são obtidos com o Fomabrom Variant 111, revelado em uma solução concentrada de Fomatol LQN. Essa combinação produz impressões com um tom quente muito sutil, com reflexos acastanhados, que me agrada bastante.
€
Para introduzir aqui — possivelmente — uma pequena variação, estou agora de olho no Rollei-Vintage 111, sobre o qual, no entanto, circulam na internet informações diversas e, em parte, divergentes (especialmente no que diz respeito à semelhança com o Fomabrom Variant).
€
Minha pergunta, na verdade, é se ou em que medida esses dois papéis diferem ou não em termos de emulsão e suporte.
€
Se alguém quiser escrever algo sobre isso, agradeço desde já.
€
Felix???
€
€
lantau
Não sou exatamente uma autoridade no assunto, mas como ninguém está respondendo... os papéis Rollei não seriam papéis Foma com a marca Rollei? Agora, a questão é saber se o Rollei-Vintage é o Fomabrom ou o Fomatone. Este último requer tempos de exposição bem mais longos. Da Foma, uso apenas a linha Fomatone. Fora isso, uso Adox MCC/MCP.
bernhardmangelsgmxde
Em princípio, os dois tipos de papel deveriam ser intercambiáveis — mas não garantiria que não haja diferenças — mesmo que um produto tenha o mesmo nome. Se até agora foi utilizado material mais antigo, talvez seja importante observar que (se bem me lembro) o suporte foi trocado uma vez (parece que há uns 8 ou 10 anos), e no início provavelmente foram utilizados estoques remanescentes da Agfa.