ducku
Olá,
Minha SW-DuKa é notoriamente fria e, devido ao tamanho da sala, demora muito tempo para aquecer com o fogão a lenha. Por isso, estou pensando em comprar aquecedores de bandeja, por exemplo, da marca Kaiser. Agora, não tenho certeza se faz sentido equipar também o banho de parada e o fixador com um aquecedor de bandeja cada um. Afinal, os aquecedores de bandeja da Kaiser são bem caros. Definitivamente, quero comprar um para o banho de revelação, mas o que vocês acham em relação ao banho de parada e ao fixador?
Atenciosamente,
Florian
WolfgangF
Olá, Florian,
A temperatura do banho de parada e fixador não é tão importante assim; ela não deve ficar abaixo de 17 graus, caso contrário, você teria que prolongar significativamente os tempos.
Para bandejas maiores, de aproximadamente 30 x 40 cm, uma alternativa ao aquecedor de bandejas é um pequeno termômetro de aquário. Eles vêm com termostato a partir de 20 graus. Custam cerca de 20 €.
Ou aqueça uma bandeja grande como banho-maria com o termômetro de aquário e coloque as outras bandejas dentro dela.
Boa sorte, Wolfgang
Tandemfahren
Hum... você está se referindo a um aquecedor de aquário, não a um termômetro, certo?
Aliás, por uns vinte reais já dá pra comprar tapetes aquecedores bem comuns. A temperatura realmente não é crítica. Uns +/- 3° já bastam; dependendo do revelador, pode ser até mais.
“Método do fator” é a palavra-chave. Com o tempo da trilha de imagem multiplicado por 6, você já está no caminho certo.
Frankgröße
ducku
Olá,
Primeiramente, obrigado pelas dicas. O que você acha da seguinte combinação: vermes de concha (mais caros) para o revelador e uma manta aquecedora para o travador e outra para o fixador? Assim, eu gastaria um total de 200 euros (preço de fábrica), considerando que estou pensando em tanques de 30 x 40 cm. Qual o tamanho ideal da manta aquecedora que devo escolher, ou melhor, qual a potência em watts?
A ideia do aquecedor de aquário parece ótima à primeira vista, mas temo que a distribuição do calor seja um pouco crítica. Eles ficam bem quentes localmente, o que exige uma agitação constante.
Atenciosamente,
Florian
Tandemfahren
Claro que você pode fazer isso, mas é um pouco exagerado. Para terrários, existem tapetes com cerca de 8 a 20 W. Com 20 W, você deve ficar bem.
Você também pode aquecer o Stop and Fix antes da sessão, por exemplo, em banho-maria ou com um aquecedor.
Frank
Wolf_XL
...o banho de parada deve ser preparado de novo com água morna a cada vez, e eu simplesmente guardaria o fixador em um local aquecido...
ducku
Vou comprar duas mantas aquecedoras de 20 W e colocá-las sob o revelador e o fixador. Não custa os olhos da cara.
€
Como alternativa, vou ter que colocar um forno maior na câmara escura. :-) O pequeno forno a lenha da oficina é obviamente fraco demais.
€
Abraços,
Florian
pikespeak
Comigo é parecido, já que minha câmara escura fica na minha casa de campo e normalmente não ligo o aquecimento no cômodo.
Quando planejo dias de câmara escura, vou até lá um dia antes e aqueço o cômodo a 22 °C. Com fogão a lenha, é claro que isso não dá certo.
Tenho um aquecedor a óleo. Para sessões de última hora, tenho tapetes aquecedores para bandejas de cultivo embaixo do piso. Isso funciona muito bem.
Para o revelamento do filme, eu levo os produtos químicos para lá e, na câmara escura fria, apenas coloco o filme no carretel. O revelamento é feito aqui no meu escritório, à temperatura ambiente. Também seria possível aquecer a CP2, mas isso demora muito tempo para um único filme.
ducku
Olá,
Acabei de comprar no eBay duas mantas aquecedoras de 20 W cada. Elas estão agora colocadas sob o revelador e o fixador. Está funcionando muito bem. Recomendo “calorosamente”. A temperatura permaneceu surpreendentemente constante por mais de 3 horas.
Atenciosamente,
Florian