Benjamin
Olá,
quem aqui usa o revelador de papel mencionado e pode me dar uma orientação sobre o tempo de revelação adequado para papel baritado (Foma, Ilford, MCC)? A maioria dos fabricantes costuma indicar um tempo de revelação de 2 a 3 minutos (independentemente do revelador). No entanto, li no livro “Vergrößern”, de Roger Rüssing, que o N113 já estaria pronto após 1,5 minuto. Na ficha técnica da Calbe, as informações eram um tanto vagas (45 segundos a 3 minutos para todos os tipos de papel fotográfico, mas: papel baritado, 1 a 1,5 minutos). Trata-se aqui de um revelador de papel particularmente rápido?
TR
Olá, até agora sempre me baseei no tempo de exposição da imagem. No caso do Fomabrom no N113, esse tempo era de cerca de 15 segundos, mas já não me lembro com exatidão. Por isso, revelava durante pelo menos 1,5 minutos (método do fator).
Mas conheço o problema dos reveladores lentos, o que é chato na hora de fazer provas. Por isso, costumo trabalhar com revelador mais “forte”. Além disso, ele dura mais tempo.
Morte
Olá,
Eu revelo papel baritado no Adotol Konstant sempre por 3 minutos, e o papel PE por 90 segundos. A propósito, como papel, uso quase exclusivamente Fomabrom ou Fomaspeed.
Se o tempo de exposição exceder 30 segundos, eu preparo uma nova solução. Mas isso leva tempo, pois o produto rende bastante e, uma vez preparado, tem longa durabilidade.
Com papel baritado, com certeza ainda aparece algo depois de 1,5 minuto. (Observe: Bruce Barnbaum, por exemplo, revela em revelador Kodak por 6 a 7 minutos!) É claro que não é preciso aproveitar isso ao máximo, mas seria uma pena desperdiçá-lo. Com a combinação mencionada, obtenho resultados muito bons. Posso até dizer que adoro! ;)
Aliás, também gostei de ler o livro de Roger Rüssing e o considero muito útil. Mas não se pode perder de vista que ele foi escrito principalmente para leigos, ou seja, para os fotógrafos amadores de fotos de férias na natureza, que eram muito comuns na época. Para eles, ele escreveu um manual bem fundamentado sobre a câmara escura. Como fotógrafo com uma abordagem artística e experimental, pode-se certamente flexibilizar um pouco suas instruções. ;)