Silberblick
<P class="">Após 12 longos anos sem câmara escura, estou agora à procura de um ampliador de preto e branco robusto para formatos de 6x6 a 6x9. Já tenho um para o formato 35 mm. Ampliações acima de 30x40 serão raras; o objetivo a longo prazo é a conversão para iluminação split-grade (já tenho o controlador no ampliador de 35 mm).
<p class="">€
<p class="">Após uma longa busca na internet, acabo sempre voltando ao Focomat IIc, ao Agfa Varioscop 60 e aos diversos modelos da Kienzle. Infelizmente, um Kienzle novo está fora do meu alcance.
<p class="">€
<P class="">Não há aparelhos por perto para eu ver ou até mesmo testar a ampliação, por isso peço aqui alguns conselhos:
<P class="">?- Existem grandes diferenças de qualidade entre os aparelhos mencionados??
<P class="">?- Como é a facilidade de uso no dia a dia, por exemplo, das plataformas de negativos? A combinação de vidro AN na parte superior e máscara na parte inferior é possível em todas as marcas?
<P class="">?- Tanto o Varioscop quanto o Focomat IIc acomodam um negativo 6x9 com borda preta (ou seja, o recorte máximo da mesa é maior do que um negativo 6x9 típico)?
<p class="">?- Como são as lentes? Por exemplo, a V-Elmar 4,5/100 fica muito atrás das Focotar de 95/100 mm?
<p class="">€
<p class="">€
<p class="">€
<P class="">E, como última pergunta: em outro lugar, recomendaram-me as Durst M800/M805 — elas são comparáveis aos ampliadores mencionados acima em termos de estabilidade e ergonomia?
<P class="">€
<P class="">€
<P class="">Agradeço qualquer indicação ou dica,
<p class="">por isso, desde já muito obrigado,
<p class="">Georg.
<p class="">€
?
Wolf_XL
... tenho um Agfa Colormat à venda, que eu mesmo adaptei para o modo Splitgrade. O Colormat é basicamente idêntico ao Variosskop, mas possui um cabeçote de mistura de cores aditiva. Como seus filtros são acionados por eletroímã, substituí os filtros de cor pelos Ilford Multigrade 0 e 5 e instalei um seletor. Se você já tem o controlador Splitgrade, essa combinação é quase ideal. Basta mudar o controlador Splitgrade para “Manual” e definir o fator magenta para o dobro do tempo. Então, tudo fica quase tão simples quanto com uma cabeça Splitgrade original:
?
1) Meça o tempo como de costume
2) Insira o filtro amarelo – pressione o botão “Start” – após o término do tempo “amarelo”, a lâmpada do ampliador se apaga.
3) Insira o filtro magenta – pressione o botão “Start” novamente – pronto!
?
Se você estiver realmente interessado, posso tirar algumas fotos para você...
Silberblick
Obrigado, Wolf!
Parece muito interessante, nunca tinha ouvido falar do Colormat antes. Como é a mesa de negativos? Qual é o tamanho máximo da área útil? E que tipo de lente está instalada?
Em princípio, espero primeiro obter mais informações também sobre os outros aparelhos antes de comprar — mas, se for o caso, gostaria de voltar a falar sobre a sua oferta, caso você não tenha pressa.
Cumprimentos e agradecimentos do Mar Báltico, Georg.
Wolf_XL
...o conjunto incluiria três bases para negativos: uma base para 35 mm sem vidro, uma base de vidro (vidro/vidro AN) até 6x9 (59x80 mm) e uma para projetos de bricolagem. Eu queria “montar” com elas uma base de 6x6 sem vidro. Também estão incluídos os Agfa Magnacolare correspondentes para 35 mm e para médio-formato. Se você tiver algum conhecimento de eletrônica, também seria possível construir sem problemas uma interface para o controlador Splitgrade. Eu perguntei ao Sr. Heiland sobre isso e ele se ofereceu para me ajudar... Aqui estão mais algumas fotos:
?
?
Urnes
Olá, Georg,
A grande desvantagem desses ampliadores é que só dá para usá-los de forma eficaz, ou seja, com o acompanhamento de foco, com as lentes originais. Isso porque o acompanhamento é feito por meio de uma curva de controle.
Para o formato 35 mm, por exemplo, a Leitz Focotar I não era suficiente para mim na época. Acabei trocando-a por uma Schneider mais moderna, mas com a desvantagem de ter que ajustar a nitidez manualmente.
Atenciosamente, Sven.
Silberblick
Olá, Sven,
obrigado pela dica. Conheço esse problema com as lentes originais por causa do meu ampliador de 35 mm V35 (comprei-o com uma lente de outra marca).
Pelo que sei, a empresa Kienzle oferece a adaptação de lentes de outras marcas em ampliadores com “AF mecânico”. Certamente não é barato, mas é uma opção.
Os ampliadores Kienzle sem AF ainda estão na minha lista, mas infelizmente são difíceis de encontrar usados.
Obrigado e um grande abraço, Georg.
€
PS: Vou dar uma olhada mais detalhada no seu site, já fiquei encantado com a primeira impressão.
Silberblick
Olá, Wolf,
obrigado pelas fotos e informações. A comparação de tamanhos entre a Agfa, a Laborator e a delicada V35 é muito útil.
É um negativo 6x9 na última foto? Com as dimensões de 59x80 mm, o espaço deveria ficar apertado no lado mais longo, e não no lado mais estreito, ou estou errado? Não é de forma alguma uma crítica, só estou perguntando porque a borda preta também é importante para mim no formato 6x9. Os negativos da antiga Fuji têm cerca de 55,5x82 mm, os da Agfa Clack e das antigas câmeras dobráveis são um pouco maiores.
Seria possível esculpir no porta-negativos “artesanato” uma combinação de vidro AN na parte superior e máscara metálica 6x9 na parte inferior?
Como o Colormat é acionado eletricamente? Em outras fotos na internet, às vezes vê-se uma grande caixa com inúmeros botões ao lado do ampliador.
Qual é o desempenho de imagem do Magnacolar?
Desculpe pelas perguntas e obrigado pelas informações e fotos.
Georg
Wolf_XL
...tens razão — também não vejo problema nas laterais curtas — nas laterais longas também aparece uma borda preta, mas não em toda a largura do negativo. Adaptar a “Bastelbühne” não seria problema — eu até teria a chapa de alumínio adequada para isso. Quanto ao controle, ainda poderias escolher como preferires... Joguei fora a eletrônica original, pois queria usar o aparelho apenas para preto e branco. A “eletrônica” propriamente dita agora consiste apenas em uma fonte de alimentação e um seletor giratório, com o qual é possível acionar três folhas de filtro. Eu tinha colocado isso originalmente no meu canal de cabos, já que o ampliador estava fixado com parafusos na mesa. No momento, ainda estou trabalhando nisso: primeiro, vou colocar uma placa de compensado revestida de branco sobre a placa de base e, em seguida, instalar a fonte de alimentação em um gabinete adequado. Agora você teria a opção de escolher onde o seletor para os filtros deve ficar e como ele deve acionar quais filtros... Prefere um seletor basculante ou rotativo... ;-)
?
Nunca usei as lentes originais. Para o formato 35 mm, sempre usei a Leitz V35 e, para o formato médio, usei uma Rodagon em vez da Magna-Colar. Ela era pelo menos vinte anos mais nova e ainda tinha um indicador de abertura iluminado...? Mas presumo que as lentes originais certamente não sejam ruins...
?
Na verdade, estou vendendo a Colormat apenas porque, por um lado, adquiri a Laborator 1000 com todos os acessórios, a conversão para Splitgrade ainda foi relativamente barata e, por outro lado, porque a Laborator também suporta 4x5". Na verdade, eu também queria substituir o Leitz V35 com ele — mas, devido à ampla mesa de negativos projetada para 4x5", o equipamento é claramente superdimensionado para KB e até mesmo para 6x6. Para 6x6, é preciso ter tiras de negativos de 4 — caso contrário, é um trabalho minucioso sem igual...
?
Mas, deixando isso de lado — a V35 é o ampliador definitivo para o formato 35 mm — algo assim simplesmente não se abre mão...
Martin_e_palm
Olá, Georg,
Tenho um Focomaten IIA com cabeça Splitgrade, um Durst m605 (Splitgrade) e um Durst m800, ainda com condensadores.
Também pensei em ficar com o Focomaten e comprar as lentes na Kienzle, mas, considerando os
preços, acabei optando por investir no M800. O Durst m800 é um ampliador incrivelmente robusto. De construção modular,
muitas peças do modelo sucessor, o M805, também se encaixam no M800. A conversão de um cabeçote de mistura de cores CLS70 para Splitgrade é
extremamente barata (cerca de 160 €).
Portanto, voto claramente no Durst M800, embora o Focomat seja um equipamento realmente robusto e bonito.
Atenciosamente,
Martin
Urnes
Olá, Martin,
Com quem você mandou reformar o cabeçote? Também venho pensando nisso há algum tempo.
Atenciosamente, Sven.
Martin_e_palm
Olá, Sven,
A cabeça foi adaptada pela Kienzle. Eles pegaram uma cabeça Dunco e a montaram em um anel.
Essa peça é colocada no ampliador (Focomat IIa ou IIc). É uma construção bastante simples.
Na época, o Kienzle me entregou a cabeça com uma combinação de Variograde e cabeça de mistura de cores.
Vou colocá-la à venda em breve no Ebay ou em sites semelhantes.
Atenciosamente,
Martin
Silberblick
Wolf, sua oferta é muito interessante, mas no momento ainda estou indeciso se devo escolher o Varioscop (ou seja, o seu) ou outro dos aparelhos mencionados. Espero que não seja injusto da minha parte continuar procurando outras opções.
€
Martin, muito obrigado pelas dicas. Nunca trabalhei com um Durst de preço mais alto, por isso não consegui avaliar o M800/M805.€
Qual dos três ampliadores é o seu favorito em termos de manuseio geral? Estou especialmente interessado no manuseio das diferentes plataformas de negativos.
O M800 também vem equipado com o “BIMANEG” ou um “SETONEG” — e qual é o recorte máximo da imagem?
€
€
Alguém aqui tem experiência com os modelos Kienzle T?
Urnes
Olá, Martin,
Muito obrigado pela informação.
@ Silberblick
Se a borda preta ao redor das suas fotos é realmente tão importante para você, então a melhor solução seria procurar uma câmera 4x5" com base de vidro; nessa categoria, quase não importa qual seja a marca (a Fuji também fabrica aparelhos bastante bons) e, em termos de preço, elas não diferem muito das de formato médio. Na época, eu também optei por um 13x18 para revelar negativos Polaroid 55 com borda.
Atenciosamente, Sven.
Martin_e_palm
Olá, Georg,
O M800 aceita formatos de até 6,5 x 9 cm, enquanto o M805, provavelmente, só aceita 6 x 9 cm. No M800, cabem as placas de imagem Setoneg (placa original) da Autoneg (placa de imagem dos modelos Autofocus anteriores) e a antiga Duneg do 659.
Nessas plataformas de imagem cabem as máscaras Binema e Aumet, bem como o vidro Bimagla. A Aumet, na verdade, pertence a ampliadores com foco automático, enquanto a Binema pertence ao M805. A Autoneg e a Aumet são praticamente
as plataformas de imagem e máscaras mais sofisticadas que já tive em mãos até agora.
Atenciosamente,
Martin
Silberblick
Olá, Martin,
muito obrigado pelas informações. Encontrei os manuais do M800 e do M805 na internet, mas, mesmo assim, o sistema Durst continua sendo bastante confuso para mim.
Para uma conversão para Splitgrade, um M800 com cabeça colorida e CLS70 seria a escolha certa??
?
Sven, sim, já pensei em um ampliador 4x5 também. Mas tenho que estabelecer um limite em algum lugar, senão acabo comprando um modelo 8x10 ;-)
Inicialmente, eu estava de olho em uma Kienzle T69 (que serve para 6x9 com margem, segundo informações das pessoas muito prestativas da Kienzle), mas hesitei demais na hora de dar o lance.
?
?
?
?
Obrigado e um grande abraço, Georg.
Wolf_XL
...infelizmente, ao usar um ampliador 4x5, surge o problema de que o ideal é cortar os negativos 6x6 em tiras de 4 — a menos que não incomode ter que retirar toda a mesa de projeção para colocar a imagem do meio de uma tira de 3. Devido à largura da base de imagem, não é possível posicionar o negativo exatamente onde se deseja. Infelizmente, as bolsas para tiras de 4 não são encontradas em todos os lugares e também não são exatamente baratas...
Martin_e_palm
Olá, Georg,
O M800 é, em geral, um aparelho de condensador com uma lâmpada de luz opalina. Para este modelo, havia diferentes cabeçotes de mistura de cores:
o CLS70 com lâmpada de 100 W e a caixa de mistura correspondente,
o CLS80 com lâmpada de 200 W e a caixa de mistura correspondente e
o CLS201 (cabeçote profissional, muito raro) com caixa de mistura.
Também demorei bastante tempo para descobrir o que combina com cada modelo.
Tudo isso está bem explicado no site da Aphog:
http://aphog.de/forum/index.php/Thread/5251-Durst-M800/?postID=62829&highlight=travo#post62829
A conversão da cabeça de mistura de cores CLS70 custa, conforme já descrito, 160 euros, de acordo com uma lista de preços um pouco mais antiga da Heiland.
A adaptação de um cabeçote de tinta Kienzle C252P custa 875 euros.
As adaptações para o C67/69 custam 205 euros.
Adaptação para a série Primos: 487 euros
É uma questão de preço.
A Kienzle é certamente a melhor escolha, mas também não é exatamente barata.
Atenciosamente,
Martin
Silberblick
Wolf, sim, esse é um bom argumento a favor dos ampliadores de formato médio. Vários laboratórios de 4x5 foram provavelmente adaptados com a mesa Durst BIMANEG para melhorar o manuseio de negativos de formato médio.
€
Martin, muito obrigado, essa é exatamente a informação (também no link) que eu estava procurando. Amanhã vou entrar em contato com o simpático e prestativo Sr. Heiland e, talvez, também acertar tudo com o vendedor de uma M800 com CLS70. Ele verificou as medidas da mesa SETONEG — 6x9 com margem deve caber sem problemas.
€
€
€
Muito obrigado pela ajuda e um grande abraço, Georg.
Silberblick
Olá, Georg,
O M800 aceita formatos de até 6,5 x 9 cm, enquanto o M805, provavelmente, só aceita 6 x 9 cm. No M800, cabem as placas de imagem Setoneg (placa original) da Autoneg (placa de imagem dos modelos Autofocus anteriores) e a antiga Duneg do 659.
Nessas plataformas de imagem cabem as máscaras Binema e Aumet, bem como o vidro Bimagla. A Aumet, na verdade, pertence aos ampliadores com autofoco, enquanto a Binema pertence ao M805. A Autoneg e a Aumet são praticamente
as plataformas de imagem e máscaras mais sofisticadas que já tive nas mãos até agora.
Atenciosamente,
Martin
?
Martin, só mais uma pergunta rápida:
então, por exemplo, o BIMAGLA AN (para o M805/Bimaneg) pode ser usado no lugar do AUDA 70 AN (lente AN original para Setoneg)?
E seria possível, por exemplo, usar a combinação de Bimagla AN na parte superior e Binema na parte inferior no antigo Setoneg do M800?
Vou buscar o ampliador na próxima semana e já vou dar uma olhada nas peças pequenas.
Muito obrigado, Georg!
Martin_e_palm
Olá, Georg,
Está tudo funcionando. Tenho uma Bimagla na parte superior e, na parte inferior, dependendo da necessidade, uma Binema 6x6 ou 6x9.
Aproveite bem seu novo ampliador. Vou enviar meu CLS 70 para a Heiland na próxima semana,
para ser adaptado.
Atenciosamente,
Martin