moemoemoe
Olá,
Há algum tempo venho fotografando em analógico e já revelei algumas fotos por conta própria! Agora estou viajando pela Colômbia e, como estou aqui há mais de 7 meses, fiz um estoque de muitos rolos de filme antes de partir! Eu queria mandar revelar algumas fotos durante a viagem, mas infelizmente não deu certo, exceto por uma tira transparente.
Aqui vai a pergunta: foi culpa minha ou o cara não sabia o que estava fazendo?
Mandei revelar um filme Retro 80s da Agfa e um Superpan 200! Realizei a exposição com minha Minolta x300s, ajustei o valor ISO adequado antes e, fora isso, fiz tudo como de costume! O que é preciso fazer ou levar em conta com esses filmes? Os outros filmes eu dei a um amigo para que ele os revelasse em Berlim, em um bom laboratório!
http://www.fotoimpex.de/shop/filme/rollei-retro-80s-135-36-twin-pack.html
http://www.fotoimpex.de/shop/filme/rollei-superpan-200-13536.html
Por favor, me ajudem, pois ainda tenho alguns rolos e quero que desta vez dê certo!
Atenciosamente, moe
piu58
> não ficou nada, exceto uma faixa transparente.
?
A numeração nas bordas está visível? Se sim, então o filme foi revelado (pelo menos razoavelmente) corretamente e o problema deve estar na câmera. Se não houver numeração nas bordas, então algo deu errado com os produtos químicos ou com o processo.
ThomasPauly
Talvez os filmes em preto e branco também tenham acabado passando pelo processo de revelação a cores. No banho de branqueamento, a imagem de prata é removida sem que — por falta de copulantes de cor na emulsão — uma imagem colorida pudesse se formar anteriormente. Isso explicaria o filme em branco.
€
No entanto, filmes aéreos reaproveitados são, de qualquer forma, problemáticos para revelação em laboratórios externos. Os técnicos de laboratório — especialmente fora da Europa — provavelmente não conhecem os tempos corretos para esses filmes exóticos. Além disso, o material tende a ficar bastante duro em muitos reveladores padrão. Os filmes Rollei-S são, na verdade, predestinados para o processamento caseiro em reveladores de compensação. Há muitos relatos positivos sobre os resultados com o A49 nesse contexto; eu mesmo processei os filmes Rollei/Aviphot principalmente no revelador de duas etapas Diafine e obtive resultados que puderam ser ampliados sem problemas.
€
Atenciosamente
€
tepe
moemoemoe
Muito obrigada a vocês dois! Não dava mais para ver os números de referência! Vou mandar revelar os rolos restantes em Berlim! A Foto Impex também pode revelar filmes, não é? Há mais alguma coisa que eu precise levar em conta ao tirar fotos? Um grande abraço, moe
MirkoBoeddecker
A Foto Impex também revela filmes, não é?
No caso de P&B, você pode riscar o “mandar revelar” :-)
?
http://www.fotoimpex.de/shop/fotoarbeiten/
?
Atenciosamente,
€
Mirko
piu58
Há mais alguma coisa que eu deva levar em conta ao fotografar? Um abraço, moe
O SP 200 tem 100 ASA reais; para o RR80s, eu recomendaria uma exposição de cerca de 40 ASA.
Wolf_XL
... com o Rollei Superpan 200 tive minhas experiências — em alguns reveladores ele funcionou e, em outros, com muita sorte, consegui ver um leve traço de imagem... Principalmente com o revelador Rollei RHS, não consegui revelar corretamente nenhum rolo, mesmo depois de entrar em contato com a MACO. Para mim, era fundamental que o filme chegasse mais ou menos aos seus 200 ASA — caso contrário, eu poderia ter usado um APX ou similar. No fim das contas, o revelamento deu certo com os seguintes reveladores: D-76, A49 e Tanol Speed. Com o Spur HRX também obtive bons resultados — mas não com 200 ASA.
bernhardmangelsgmxde
Já se ouviu falar de vários usuários que obtiveram filmes totalmente brancos com o Superpan, embora tivessem respeitado os tempos de revelação indicados pelo distribuidor; para alguns reveladores, esses tempos provavelmente estavam simplesmente errados. Suponho que, nas fichas técnicas atuais, os tempos em que o problema foi constatado (acho que foi com o Xtol) tenham sido ajustados... nunca se sabe. O filme parece ser um pouco especial nesse aspecto; com outros filmes, um tempo de revelação alguns minutos mais curto resulta em negativos fracos, mas com o Superpan isso aparentemente pode levar a um filme totalmente em branco. Portanto, é bem possível que “o cara” simplesmente tivesse uma ficha técnica antiga ou, talvez por não ter uma, tenha escolhido um tempo baseado na intuição, que na maioria dos outros filmes teria proporcionado um resultado de alguma forma utilizável ou, pelo menos, visível.
Wolf_XL
... essa foi exatamente a razão pela qual, naquela época, eu primeiro mergulhei o Rollei Superpan no Rollei RHS — eu tinha a ideia errada de que, com um filme Rollei em um revelador Rollei, nada poderia dar errado... Nem o Sr. Junghans nem o próprio Sr. Schröder conseguiram explicar esse fenômeno... Bem, vamos esquecer isso — gentilmente, substituíram meus filmes e o revelador, e eu já descobri, entretanto, com quais reveladores o filme funciona como deveria...
piu58
Trabalho com SP200 e RHS-DC: 1+50, 6 minutos a 20 °C. Resultados impecáveis.
moemoemoe
Olá a todos,
Muito obrigado pelas informações! Já estou ansioso para ver os resultados dos exames quando voltar a Berlim. Um grande abraço, Moritz
moemoemoe
.