ralle
Olá,
Estou com o seguinte problema. Preciso fazer uma série de ampliações no formato 9x9 cm. Infelizmente, meu ampliador “DUNCO MODEL II-66”, quando usado com uma lente “El Nikkor 2.8/50”, não consegue fazer isso. Só consigo focar a partir do formato 12x12 cm. Nesse caso, a distância entre a lente e o papel é grande o suficiente.
Agora, tentei usar uma lente de 80 mm. Com ela, eu alcançaria o tamanho desejado de 9x9 cm. Será que eu poderia evitar a vinheta usando uma abertura pequena, por exemplo, f/16?
Agradeço pelo interesse.
Correção:
Correção... segue aqui o texto correto ;-)
Tenho o seguinte problema. Uma série de ampliações deve ter 9x9 cm.
Infelizmente, meu ampliador 'DUNCO MODEL II-66', em
combinação com uma '_El Nikkor 5.8/80_', não consegue fazer isso. Só a partir de 14x14 cm é que consigo
focar. Nesse caso, a distância entre a lente e o papel é grande o suficiente.
Agora, acabei de encaixar uma _lente Rodagon 50 mm_. Com ela, eu
chegaria ao tamanho desejado de 9x9 cm. Será que eu poderia evitar a vinheta
usando uma abertura pequena,
por exemplo, f/16?
Atenciosamente, Ralle
Renate
Olá,
Com a lente de 80 mm, não deve ocorrer vinheta. Ela só poderia ser visível com a lente de 50 mm, caso o negativo tenha dimensões superiores a 24 x 36 mm. As lentes de 80 mm geralmente podem trabalhar com negativos de até 60 x 60 mm. As versões mais caras também conseguem ampliar negativos de 60 x 70 mm.
Atenciosamente,
Renate
Magirus
Olá, Ralle
O que você disse me deixou confuso
Acabei de testar na Duka: o negativo 6x6 pode ser focado em menos de 8x8.
Condições: lente 80, plano de imagem 6x6 e a unidade de iluminação para MF.
A unidade de iluminação que fica na parte superior da cabeça era a que estava instalada para filmes de 35 mm?
Atenciosamente, Ben
heinrich
Olá,
Tenho o seguinte problema. Preciso fazer uma série de ampliações no formato 9x9 cm. Infelizmente, meu ampliador “DUNCO MODEL II-66”, quando usado com uma lente “El Nikkor 2.8/50”, não consegue fazer isso. Só consigo focar a partir do formato 12x12 cm. Nesse caso, a distância entre a lente e o papel é grande o suficiente.
Agora, acabei de encaixar uma lente de 80 mm. Com ela, eu chegaria ao tamanho desejado de 9x9 cm. Será que eu poderia evitar a vinheta usando uma abertura pequena, por exemplo, f/16?
Agradeço pelo interesse.
Atenciosamente, Ralle
?
?
Olá,
Você tem uma iluminação por condensador? Minha lente de 80 mm apresenta vinheta de forma consistente em KB quando esqueço de trocar o condensador de 50 mm pelo de 80 mm. Por que isso acontece, é melhor que os físicos entre nós expliquem.
Atenciosamente,
Heinrich
ralle
Olá,
Com a lente de 80 mm, não deve ocorrer vinheta. Ela só poderia ser visível com a lente de 50 mm, caso o negativo tenha dimensões superiores a 24 x 36 mm. As lentes de 80 mm geralmente podem trabalhar com negativos de até 60 x 60 mm. Versões mais caras também conseguem ampliar negativos de 60 x 70 mm.
Eu também me referia à de 80 mm.
€
Atenciosamente, Ralle
ralle
Olá, Ralle
O que você disse me deixou confuso
Acabei de verificar na loja: o negativo 6x6 pode ser alcançado com nitidez menor que 8x8.
Condições: lente 80, plano de imagem 6x6 e a unidade de iluminação para MF.
A unidade de iluminação que fica na parte superior da cabeça estava instalada para filmes de formato 35 mm?
Atenciosamente, ben
Na minha ampliadora 'DUNCO MODEL II-66', não há, pelo que sei, nenhuma unidade de iluminação específica para MF na cabeça. Apenas platina e lente. No meu caso, é uma El Nikkor 5.8/80
Anéis adaptadores para a rosca M39 poderiam resolver o meu problema?!
Atenciosamente, Ralle
€
ralle
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="ralle" data-cid="18298" data-time="1424852665">
<div>
Olá,
Tenho o seguinte problema. Uma série de ampliações deve ter o formato 9x9 cm. Infelizmente, meu ampliador 'DUNCO MODEL II-66', em combinação com uma 'El Nikkor 2.8/50', não consegue fazer isso. Só consigo focar a partir de 12x12 cm. Nesse caso, a distância entre a lente e o papel é grande o suficiente.
Agora, tentei usar uma lente de 80 mm. Com ela, eu alcançaria o tamanho desejado de 9x9 cm. Será que eu poderia evitar a vinheta usando uma abertura pequena, por exemplo, f/16?
Agradeço pelo interesse.
Atenciosamente, Ralle
€
?
</div>
</blockquote>
Olá,
Você tem uma iluminação por condensador? Minha lente de 80 mm apresenta vinheta de forma consistente no formato KB quando esqueço de trocar o condensador de 50 mm pelo de 80 mm. Por que isso acontece, é melhor que os físicos entre nós expliquem.
€
Atenciosamente,
Heinrich
€
</DIV>
</BLOCKQUOTE>
O ampliador possui uma lâmpada halógena.
Atenciosamente, Ralle
€
Magirus
Bem, a “unidade de iluminação” é uma mesa de mixagem com condensador duplo.
O que quero dizer é que a mesa de mixagem 35 não ilumina completamente o palco.
Atenciosamente, Ben
ralle
Bem, a “unidade de iluminação” é a caixa de mistura com condensador duplo.
O que quero dizer é que a caixa de mistura 35 não ilumina completamente o palco.
Atenciosamente, ben
Não sei exatamente o que você quer dizer. Com a minha 80, o MF fica bem iluminado. O meu problema é que, em combinação com uma '_El Nikkor 5.8/80_', não consigo ampliações de 9x9 cm. 14x14 cm é o menor tamanho. Fico surpreso que funcione para você.
Mas recebi a dica de tentar usar anéis intermediários.
?
Atenciosamente, Ralle
Tandemfahren
Oi, Ralle,
Os anéis intermediários (se houver algum compatível) são, de fato, a abordagem correta. O seu extensor de fole não é suficiente.
Mas dá uma olhada em como a lente está montada no suporte do seu equipamento. Em muitos aparelhos, há um tubo que pode ser montado para extensões curtas ou longas (basta virá-lo), ou existe um tubo desse tipo para troca, fornecido pelo fabricante.
Na minha opinião, com a lente de 50 mm não vai dar certo, o círculo de imagem é muito pequeno.
Frank
piu58
> Na minha opinião, com a lente de 50 mm não vai dar certo, o círculo de imagem é muito pequeno.
?
?
Em “close-ups”, o círculo de imagem fica maior. Isso significa que uma lente de 50 mm talvez consiga iluminar adequadamente um formato pequeno. Afinal, esse é o caminho inverso dos raios de luz em um close-up. Eu ainda faria um tipo de difusor redondo, onde dá para dar um pouco mais de luz nos cantos.
?
A iluminação melhora apenas moderadamente com o fechamento do diafragma; aberturas médias são suficientes. Mas há luz suficiente aqui para que você possa trabalhar com f/16. Não vejo, porém, nenhuma vantagem em relação a f/8.
Wolf_XL
...por que simplificar, se dá para complicar... ;-) O Dunco precisa de uma placa de lente específica para lentes de ampliação com distância focal >75 mm.
?
Veja também o anexo, última página, peça nº 16
Tandemfahren
O Uwe está certo. Acabei de testar. A lente de 50 mm dá conta do recado, mesmo com a abertura total. Focar é complicado, porém, porque o ajustador de foco não cabe mais por baixo.
@Wolf: vês, era a essa peça que eu me referia.
Frank
ralle
...por que simplificar, se dá para complicar... ;-) O Dunco precisa de uma placa de lente específica para lentes de ampliação com distância focal >75 mm.
€
Comprei alguns anéis intermediários M39 diferentes no eBay. Com isso deve dar certo, não é?!
Atenciosamente, Ralle
ralle
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="Wolf_XL" data-cid="18335" data-time="1425227035">
<div>
...por que simplificar, se dá para complicar... ;-) O Dunco precisa de uma placa de lente própria para lentes de ampliação com distância focal >75 mm.
€
Comprei alguns anéis intermediários M39 diferentes em um leilão online. Com isso deve dar certo, não é?!
Atenciosamente, Ralle
€
</div>
</blockquote>
ralle
Olá,
Consegui encontrar um conjunto de anéis intermediários (4 anéis intermediários M 39, 26-16-8-5 milímetros) no eBay.
Com isso, meu problema está resolvido. Agradeço pelo interesse.
Atenciosamente, Ralle