DionyschesPferd
Olá a todos,
€
Acabei de conseguir responder, com alguma dificuldade, à pergunta antispam do cadastro.
Recentemente, encontrei um tópico sobre fotografia analógica em um fórum de software 3D e, de alguma forma, me apaixonei pelas fotos e pela técnica. Agora, gostaria de mergulhar nesse mundo da fotografia analógica. Por acaso, meu tio tinha uma câmera SLR analógica que ele não usa mais. É uma Minolta Dynax 7. Além disso, ele me deu uma Sigma Aspherical 28-300 mm, uma Sigma 14 mm f/2.8, uma Sigma Aspherical 28-135 mm e ainda uma lente macro Sigma 50 mm f/2.8 AF. Acho que isso deve bastar para começar. A câmera não é velha, mas espero que ela me traga muita alegria.
Agora tenho algumas perguntas sobre revelação de fotos. Provavelmente vou comprar um scanner para poder digitalizar as fotos. A revelação de fotos em preto e branco, mas principalmente coloridas, é viável para um leigo como eu? Já me informei um pouco sobre o revelamento de fotos em preto e branco, parece ser menos complexo do que o de fotos coloridas. Vocês têm alguma dica para iniciantes? Estou disposto a me aprofundar no assunto. Tempo também não deve faltar.
Desde já, muito obrigado
€
Atenciosamente
€
Fabian
bernhardmangelsgmxde
Dicas... o melhor é simplesmente começar. Eu diria: coloque a lente de 50 mm na Dynax, faça a exposição com um rolo clássico de filme P&B ISO 100 e use D76 para revelar. Essa seria apenas uma entre mil recomendações possíveis; de qualquer forma, eu evitaria reveladores milagrosos e filmes mais específicos. Você ainda pode experimentá-los depois do décimo filme (ou algo assim). Use material novo. Se for digitalizar: pode fazer uma grande diferença qual scanner você usa e o que o software faz com os dados que ele fornece. Se estiver disposto a se aprofundar no assunto e tiver tempo, eu recomendaria a ampliação analógica. Também não custa mais do que um scanner (um scanner razoavelmente útil já custa uns 200 euros), e você tem fotos para tocar (já que, com arquivos de imagem do scanner, teria que ver primeiro o que fazer com eles... se não for para ver na tela). Quando bem feitos, os resultados são inquestionáveis e, se precisar de um arquivo, dá para digitalizar uma cópia impressa de forma relativamente boa com um simples scanner de escritório. Mas, claro: é preciso se aprofundar um pouco no assunto, nem tudo funciona necessariamente rápido e na primeira tentativa.
Neutrino
Bem-vindo ao maravilhoso mundo da fotografia analógica!
€
Puxa, você realmente ganhou um bom equipamento básico do seu tio! Com isso, como você mesmo disse, você deve conseguir se virar bem para começar. =)
€
Sobre o revelamento de filmes:
€
Revelar um filme por conta própria é, na verdade, bem simples! Você quase não precisa de espaço, o equipamento e os produtos químicos necessários são realmente acessíveis e você também não precisa de nenhum conhecimento especializado. Então, claro que é viável para um leigo! Há muito menos mistério por trás disso do que se poderia imaginar no início. Claro, também é possível se aprofundar bastante no assunto do revelamento de filmes, mas acho que isso virá naturalmente com o tempo.
€
Para começar, basta comprar uma pequena caixa de revelação com um ou dois carretéis. Eu, por exemplo, uso uma caixa de filme da Kaiser. Acho que ela deve ser idêntica à caixa AP oferecida aqui na FOTOIMPEX. Ela comporta dois rolos de filme de formato 35 mm ou um rolo de formato médio. Além disso, você ainda precisa de um revelador e um fixador. Como fixador, você pode usar um bem barato. Eu recomendaria o fixador ADOX Adofix Express de 1 l, mas qualquer outro fixador também serve. Quanto ao revelador, você deve escolher um que seja fácil de manusear para começar. Por exemplo, o Ilford DD-X. Ele é relativamente caro, mas realmente de ótima qualidade e acho que é muito adequado para um iniciante. O Tetenal Ultrafin T Plus também é uma boa opção. Você também vai precisar de mais um pequeno item para evitar manchas de calcário. Você pode comprar um agente umectante ou simplesmente água desmineralizada (muitas vezes erroneamente chamada de água destilada) em uma loja de materiais de construção.
€
Além disso, você ainda vai precisar de:
€
Um cômodo absolutamente (!) escuro onde você possa enrolar o filme no carretel. Pode ser, por exemplo, o banheiro, o lavabo ou um depósito. Não importa. O importante é que realmente não entre luz por lugar nenhum. Ou seja, tape o buraco da fechadura e coloque algum cobertor ou algo parecido na fresta da porta. Se você não tiver um cômodo sem janelas, terá que, quer queira quer não, cobrir a janela com material opaco. Baratos, muito opacos e fáceis de encontrar são, por exemplo, sacos pretos para entulho! É claro que você também vai precisar de algo para pendurar o filme. Você pode comprar clipes para filme ou simplesmente usar qualquer tipo de gancho. É claro que você também vai precisar de algum tipo de corda, fio ou algo parecido para pendurar o filme com os clipes. O que também não faz mal é, naturalmente, um termômetro. É basicamente isso. Você não precisa de mais nada. O total provavelmente não vai custar nem 70 €.
€
Se você tiver tudo isso, já pode começar.
€
€
Revelar negativos coloridos é um pouco mais complexo, é verdade, mas na verdade também não é realmente difícil. A grande diferença em relação à revelação em preto e branco é que a revelação colorida é um processo padronizado, o chamado processo C-41. Enquanto para filmes em preto e branco existe uma grande variedade de reveladores com características e tempos de revelação muito diferentes, além de métodos de revelação distintos, etc., para negativos coloridos existe apenas esse único. Na verdade, isso também torna o processo um pouco mais monótono, porque você tem muito menos opções. A principal diferença no processamento é que, normalmente, o revelamento é feito em temperaturas mais altas, e essas temperaturas precisam ser mantidas com bastante precisão. Portanto, você precisa de um banho-maria e um termômetro para levar os produtos químicos à temperatura necessária e mantê-los nessa temperatura. No processo padrão, a temperatura dos produtos químicos é exatamente 38 graus. Mas também é possível revelar em temperaturas mais baixas. A Tetenal oferece um kit de revelação projetado para revelação caseira. Os tempos de revelação são indicados tanto para 38 graus quanto para 30 graus. A 30 graus, a revelação demora um pouco mais, mas também é menos propensa a erros, já que o tempo de revelação e a temperatura não precisam ser mantidos com tanta precisão. O kit da Tetenal é, na verdade, um processo C-41 um pouco simplificado, já que o banho de branqueamento e o fixador são combinados em um só. Assim, você nem precisa de mais etapas de processamento do que no preto e branco.
€
Para começar, eu recomendaria, sem dúvida, começar com o processamento de filme preto e branco.
pittyman
Olá, Fabian,
?
Eu levaria os filmes coloridos à DM ou à Rossmann; pelo preço, não vale mais a pena o trabalho — a menos que você goste de revelar filmes.
Para preto e branco, minha recomendação: material novo, UM filme com grãos clássicos e UM revelador, de preferência um revelador padrão simples.
?
Quanto ao filme, use Kodak Tri-X ou Ilford HP5, ambos ISO 400. Se necessário, basta reduzir a sensibilidade com um filtro amarelo/laranja na frente da lente.
Como revelador, o Kodak D76. Milhares de pessoas antes de você já começaram com essa combinação e encontraram assim uma maneira fácil de entrar no mundo da fotografia analógica em preto e branco. E muito importante: por enquanto, fique com UMA combinação de filme/revelador! Assim você vai conhecer rapidamente o seu material.
?
?
Evite: material antigo e “reveladores e filmes especiais” que prometem milagres.
?
?
É melhor sair para fotografar do que se preocupar com curvas de densidade e sistemas de zonas. Realize a exposição e o revelamento seguindo as instruções, isso é suficiente para começar.
?
Boa sorte
Dirk
AchimBauer
Olá,
Já foi dito quase tudo, mas gostaria de acrescentar que, se você conseguir uma Gepedose usada, não hesite, pois ela é praticamente à prova de erros; se não conseguir, não é o fim do mundo, use qualquer outra por enquanto e compre alguns rolos de filme vencidos — não importa se são preto e branco, coloridos ou diapositivos, pois eles não são para fotografar, mas para praticar: coloque o filme na espiral de revelação, e você pode começar à luz do dia e usar os filmes várias vezes; quando estiver tudo certo, você poderá revelar seu primeiro filme autoexpositivo.
?
Atenciosamente, Achim
DionyschesPferd
Olá a todos,
antes de mais, muito obrigado por terem dedicado seu tempo a mim. Parece que vou ter que sair para comprar mais algumas coisas. Meu tio também tem uma farmácia, então acho que não vou ter muita dificuldade em conseguir os ingredientes; e, além disso, ainda temos a internet. Então vou simplesmente começar. Como se sabe, a prática leva à perfeição. A propósito, descobri algumas câmeras de formato médio bem antigas na casa do meu tio. Acho que ele tem muitos tesouros no porão. Mas prefiro ficar com a Dynax 7, que é mais fácil para iniciantes.
Atenciosamente,
Fabian
Neutrino
É claro que não sei quais produtos o seu tio vende na drogaria, mas hoje em dia você provavelmente terá dificuldade em encontrar o necessário para revelar um rolo de filme em uma drogaria. A menos que você queira revelar com café (sim, dá mesmo!), mas para um iniciante isso seria, na minha opinião, um pouco específico demais. Além disso, ainda faltaria o fixador. Produtos de fotoquímica, se é que ainda existem, só se encontram em lojas especializadas em fotografia. Acho que hoje em dia só se tem sorte em encontrar essas lojas nas grandes cidades. Aqui em Viena ainda existem lojas desse tipo. Quando preciso de algo rapidamente, é muito prático poder simplesmente ir até a loja. Mas, normalmente, eu compro meus produtos por correspondência, pois é mais barato e a variedade é maior.
€
Mais algumas palavras sobre digitalização:
No caso do scanner, tudo depende de quanto você quer gastar e qual deve ser a qualidade. Scanners baratos para filmes de 35 mm, que na verdade não merecem esse nome, pois não digitalizam a imagem, mas sim a fotografam, já podem ser encontrados por cerca de 50 €. Se você só quer mostrar algo rapidamente na internet e a qualidade não é o critério principal, um scanner desse tipo será suficiente. Já os verdadeiros scanners de filme custam a partir de cerca de 200 €. Para cima, os preços são praticamente ilimitados. Você também pode comprar um scanner da Hasselblad, que custa mais de 10.000 €.
€
€
AchimBauer
Olá, Fabian,
?
Com os 200 euros mínimos para um scanner, você consegue, com certeza, um laboratório completo para ampliação no eBay; com um pouco de sorte, até mais barato. Já que é analógico (odeio essa palavra), por que não experimentar toda a cadeia de trabalho? Se não der certo na revenda, você deve receber de volta mais ou menos o mesmo valor, o que dá para o pagamento inicial de um scanner.
?
?
Atenciosamente, Achim
ultra8
Como já mencionei aqui, eu começaria de forma bem simples. Compre um kit inicial da FOTOIMPEX (
www.fotoimpex.de/shop/analog-startsets) e um rolo de TriX ou HP5. Uma pequena câmara escura para o banheiro não custa os olhos da cara.
…
No caso de fotos coloridas, porém, fica mais complicado. É melhor procurar um laboratório de confiança ou dar uma olhada aqui:
www.meinfilmlab.de
moma
Olá, Pferd
?
Poupa esse dinheiro e compra um scanner.
Minha experiência (e isso é o meu trabalho): a resolução dos scanners comuns é muito baixa. Além disso, acumulam muita sujeira e poeira. Isso exige um trabalho de pós-processamento.
Em vez disso, usa uma câmera digital de 8 megapixels (ou mais) e tira fotos. A resolução é boa até A3, sem poeira/sujeira e com bons resultados em termos de cor.
?
Divirta-se e não enlouqueça.
Se as temperaturas estiverem certas, geralmente dá tudo certo.
?
:-)
Wolf_XL
...A cor totalmente analógica — ou seja, desde o revelamento C41 até o positivo RA-4 —, na minha opinião, não vale a pena — pelo menos não para um iniciante... Aí, no máximo na hora de filtrar o negativo, a frustração já está garantida... É melhor se concentrar primeiro no processo em preto e branco e continuar fazendo (ou mandando fazer) a cor digitalmente ou em um laboratório profissional...