wolfmark
Olá, querida comunidade analógica,
?
Como trabalho principalmente com preto e branco, não entendo muito de cores. O problema é o seguinte:
?
Recentemente, estive na Normandia com minha Hassi. Como ainda tinha alguns rolos de Fuji 400H (vencidos há 4 anos) na gaveta, levei-os comigo e fotografei alguns motivos dignos de cartão postal. Depois, mandei revelar na CEWE e digitalizar aqui em um prestador de serviços local, usando uma Epson V700. Para minha grande alegria, todas as fotos ficaram completamente azuis. Isso é por causa do filme vencido ou algo deu errado no revelamento ou na digitalização?
?
Obrigado pelas opiniões de vocês!
?
Atenciosamente,
Markus
Magirus
Olá
Depois de ter tido problemas com vários rolos de filme colorido vencidos,
acabei jogando todos fora.
Havia rolos de 110 e de formato médio (MF).
Os filmes estavam vencidos há 10 anos e não tinham sido armazenados em local refrigerado.
Atenciosamente, ben
michael-kielgmxnet
Olá,
isso pode ter várias causas:
1. Gerenciamento de cores incorreto durante a digitalização, ou seja, talvez a máscara laranja não tenha sido filtrada corretamente.
2. Problemas no revelamento (o que, na verdade, é quase impossível em um grande laboratório como a CEWE).
3. Tonalidade de cor devido à sobreposição — é possível, mas, após 4 anos, não deveria ser tão acentuada.
Para delimitar o problema: como estão os negativos? Se as digitalizações apresentarem um tom azulado, os negativos deveriam ter um tom alaranjado. Se, no entanto, os negativos parecerem normais, é provável que algo tenha dado errado durante a digitalização.
Eu sugeriria, a título de teste, mandar fazer algumas cópias para ver se elas ficam com o mesmo tom azulado ou, se possível, mandar digitalizar novamente em outro fornecedor.