highscore
Oi
Algumas perguntas sobre o revelador de papel
Desde que voltei a usar a técnica analógica, tenho usado o Fomatol P como revelador de papel.
No entanto, estou “surpreso” com a longa durabilidade desse revelador.
Dividei a solução de 2,5 litros em três garrafas de vidro (em meados de outubro).
Uso sempre propano/butano como gás inerte.
Usei a primeira garrafa por cerca de 2 semanas e meia.
A segunda, por cerca de 5 semanas. Até que o preto máximo começou a enfraquecer.
Então, resolvi verificar. E anotei a data de 11/12 na última garrafa, que já tinha dois meses.
Hoje, descartei-a por causa de pontos brancos nas impressões. Ou seja, após cerca de 7 semanas e meia de uso, aproximadamente 3 a 4 vezes por semana, durante três horas na cuba de revelação.
Então
- por quanto tempo se deve/pode usar o revelador de papel (ou seja, não necessariamente até o fim, como eu)
- quais reveladores de papel duram quanto tempo após serem preparados. Me interessa principalmente a diferença entre reveladores líquidos e em pó.
(por enquanto não quero mudar, porque quero ganhar mais experiência com o Fomatol P. Mas para mais tarde, suas recomendações podem ser muito úteis)
- quais reveladores vocês preferem e por quais motivos.
De acordo com minha experiência atual, ainda que curta, provavelmente vou usar um ciclo de 4 a 5 semanas.
Vamos ver se o revelador acaba antes disso.
Aos verdadeiros profissionais
Não me critiquem de cara se tiverem tido outras experiências. ;-)
Obrigado
Marcus
michael-kielgmxnet
Minhas experiências até agora se limitam ao Adotol Konstant (idêntico ao Calbe N113) e ao Moersch SE6. O Adotol é um revelador em pó. A solução preparada por mim sempre durou pelo menos um ano, embora eu a guardasse em frascos Jobo-Weihals sem gás inerte. Provavelmente teria durado ainda mais tempo, mas, por precaução, eu sempre a descartava.
O SE6 também dura bastante tempo, pelo menos alguns meses (a solução de trabalho). O concentrado ficou com uma coloração amarelada depois de algum tempo, mas isso não afetou os parâmetros de revelação.
Urnes
Isso depende do revelador. O Calbe N113 continua funcionando mesmo quando fica marrom-café. Você pode ver isso no texto do Michael acima. Tive problemas semelhantes aos seus e, por isso, mudei para o N 113. Há meio ano ou um ano que o uso sem nenhum problema. A solução não diluída sempre durou vários anos para mim em frascos de vidro de química marrons com vedação de teflon. A solução de diluição, porém, como já disse, dura pelo menos seis meses a um ano.
Atenciosamente, Sven.
ThomasPauly
Trabalhar na câmara escura pode, portanto, ser um esporte de resistência — pelo menos para os reveladores.
€
Prefiro usar o produto fresco. Há muito tempo, utilizo NEUTOL/Adotol liquid WA na diluição econômica 1+15 e revelo no aquecedor de bandejas a 25 °C. A solução diluída é destinada a uso único e é descartada após cada sessão. O litro de solução de trabalho custa então 67 centavos, menos do que muitas folhas de papel fotográfico. Em contrapartida, o revelamento é sempre constante. Juntamente com o Adox MCP, no qual, na prática, não consigo perceber diferença entre os lotes, obtêm-se resultados tão estáveis e reproduzíveis que eu poderia, na verdade, soldar o botão de ajuste de sensibilidade no exposímetro de laboratório.
€
Um efeito colateral bem-vindo surge em ocasiões em que se utiliza papéis de tom quente. Afinal, o WA foi projetado especialmente para isso. Diluição mais alta, temperatura elevada e tempos de revelação mais longos potencializam ainda mais o efeito de tom quente. Com o Fomatone (eu uso a versão de papel RC), obtém-se então um tom de imagem maravilhoso, sem qualquer matiz esverdeado. Além disso, quando seco ao ar, o material apresenta o melhor brilho de todos os papéis PE que conheço.
€
Saudações
€
tepe
TR
Conheço bem o meu revelador e o tempo de exposição do meu papel. Assim, percebo com bastante antecedência quando o revelador começa a perder a potência. Já pensei em usar soluções descartáveis com uma diluição menor. No entanto, com elas, o meu papel baritado tem um tempo de exposição de quase um minuto. Isso é demais para mim, pois preciso fazer muitos recortes de teste antes, e todos eles precisam ser revelados da mesma forma que a cópia final.
Um revelador tende a ficar inutilizável quando já houve muito papel “absorvido” nele, e não tanto por causa do armazenamento prolongado.
Aliás, minha experiência me mostra que a maioria dos reveladores positivos produz resultados de imagem muito semelhantes. Não é preciso testar todos. O próprio papel é o principal responsável por um determinado tom da imagem.
Tom-W
Olá a todos,
Recentemente, fiz uma experiência, pois, além do meu revelador habitual, o Moersch SE 4 Neutral (líquido), eu também tinha o Ilford Bromophen (em pó).
Resultado: o Moersch SE 4 é o vencedor. Após 4 semanas na tanque, o Ilford Bromophen apresentou uma queda significativa em termos de escurecimento máximo e gradação. Isso me surpreendeu, já que sempre se diz que os reveladores em pó duram mais...
Atenciosamente,
Thomas
Bonderer
Há muito tempo que uso quase exclusivamente revelador líquido. Sábado ou sábado e domingo eram os dias de laboratório. Depois disso, o produto era jogado fora.
Meu tempo e meu papel fotográfico eram preciosos demais para eu economizar no lugar errado. Além disso, nunca sabia quando teria tempo novamente, então não fazia sentido guardar revelador.
Urnes
O revelador em pó dura mais tempo enquanto ainda estiver na forma de pó.
Aliás, Jim Rakete atribuiu o aspecto de suas fotos ao fato de sempre deixá-las um pouco mais tempo no revelador, pois não sabia se o revelador ainda estava bom ou não. Nos anos 80, ainda era preciso economizar. :-)
Atenciosamente, Sven.
sputnik
Eu nem sabia que as fotos do Rakete tinham um visual especial naquela época.
Você poderia colocar um link para que a gente tenha uma ideia do que é isso?
Urnes
Dá uma olhada no livro de fotos “Fotografias 1970-1997”. Todas as imagens têm tons de preto muito densos, quase como tinta. Eu sempre gostei muito disso. Por isso, e claro também porque eu acompanhava de perto os artistas da época, comprei o livro. No documentário da Arte, ele mencionou que isso se devia simplesmente ao fato de que, por precaução, deixavam as cópias no revelador por mais tempo.
Atenciosamente, Sven
sputnik
É mesmo?
http://jim-rakete.deutsches-filmmuseum.de/img/pub_img.jpg
Eu diria que ele simplesmente tinha um monte de papel espalhado pelo 5º ano que precisava ser jogado fora. :-)
Sem querer ofender o Jim Rakete (eu até acho ele legal), mas tenho a impressão de que ele fala demais em vários documentários. :-)
Tandemfahren
Você disse isso com muita delicadeza :-)
Se eu disser isso com minhas próprias palavras, ele vai me processar.
Frank