peterwiedenau
Estou tendo um problema ao secar minhas impressões em papel barita para obter um acabamento de alto brilho.
Às vezes, pequenas partes da emulsão ficam grudadas na folha de alto brilho. Isso pode variar do tamanho de um ponto até vários milímetros de diâmetro. Nesses pontos, dá para ver o papelão branco.
O problema não ocorre em todas as fotos e às vezes é mais intenso, às vezes menos, às vezes nem aparece, sem que eu tenha feito nada diferente conscientemente.
Alguns detalhes sobre o material e o processo de trabalho: uso papel baritado Ilford (tom neutro e quente), tenho uma prensa de padeiro que opero a 60 °C (mas já experimentei outras temperaturas, com o mesmo efeito). Eu lavo em Mirasol 1:40, limpo a folha com isso também (de vez em quando, limpo bem com álcool) e sempre espero até que definitivamente não se ouça mais nenhum estalo ou chiado. Ao abrir, a folha se solta imediatamente e completamente da folha de alumínio, mas alguns pedacinhos da emulsão às vezes ficam grudados na folha.
Seria ótimo se alguém tivesse uma ideia ou pudesse sugerir uma solução; já perdi algumas fotos bonitas dessa forma ou tive que refazê-las.
Muito obrigado!
TiMo
Olá, Peter,
já tentaste a área de Química?
Atenciosamente, Tim
MirkoBoeddecker
A Ilford utiliza reveladores instantâneos. O endurecimento, em princípio, não deveria surtir efeito. No entanto, eles tiveram problemas consideráveis na fase inicial com os novos papéis baritados; por isso, é possível que tenha chegado ao mercado papel muito recente (os revendedores esperavam há meses por suas encomendas).
Você já tentou usar um papel diferente?
Se isso resolver, não significa que você não possa trabalhar com a Ilford, mas talvez seja necessário deixar o papel em estoque por 2 a 3 meses.
O alto brilho não é mais comum hoje em dia. É possível que isso nem seja mais testado antes da aprovação do produto.
…
Atenciosamente,
…
Mirko
peterwiedenau
Muito obrigado pelas respostas de vocês.
Acho que vou ter que experimentar outros tipos de papel — até agora evitei isso, pois prefiro ficar com o papel que conheço há muitos anos.
Mas talvez um novo papel me surpreenda de forma positiva.
€
Muito obrigado e um grande abraço,
Peter