Ulf-Benno
Caros amigos da fotografia,
A pedido de Klaus Wehner, testei o kit de revelação reversível em preto e branco desenvolvido por ele e estou realmente encantado. Os produtos químicos (concentrados líquidos) são fáceis de manusear e o resultado é realmente impressionante.
Até agora, revelei simultaneamente dois rolos de ADOX CHS 100 II com o método de revelação rotativa. Para este tipo de filme, é indicada uma sensibilidade de 24 DIN/200 ISO a 22 °C e com um tempo de revelação de 10:30 min. Para cada rolo, é prevista uma quantidade de revelador inicial de 125 ml.
Acidentalmente, revelei por cerca de 12:00 min e algumas fotos em iluminação de baixo contraste ficaram realmente um pouquinho claras demais. As fotos foram tiradas com boa e má iluminação, tempo nublado, sol e neve. Das 78 fotos, nenhuma ficou mal e nenhuma ficou escura demais. O espectro de contraste possível foi aproveitado de forma muito impressionante. Os slides exibem uma bela clareza e nitidez. A resolução é muito alta, comparável aos antigos filmes de 15 DIN.
O revelamento por rotação foi algo novo para mim; é preciso rolar a lata de revelação rapidamente para frente e para trás sobre a mesa durante todo o tempo de revelação. Para isso, é claro que a lata precisa ser superestanque (use graxa para vedação na junta de borracha). Nem todos os tipos de caixas são adequados para isso devido ao seu design. Para isso, equipei minha caixa Plastimat tcheca com um cilindro oco e um funil feito de argamassa de cimento fina (com tinta acrílica) para reduzir o volume interno. Para poder rolar a caixa, enrolei-a com um pedaço longo de papelão e colei. As caixas modernas provavelmente são projetadas para isso.
Esse processo de revelação por rotação é um pouco trabalhoso no início, mas garante resultados consistentes, pois o revelador inicial é usado apenas uma vez como tal.
O banho de branqueamento é composto por dois componentes já pré-dissolvidos e tem validade de pelo menos algumas semanas. Por precaução, porém, deve-se sempre testar primeiro o banho de branqueamento mais antigo com um filme preto ou papel fotográfico preto.
O banho de clarificação é sensível ao oxigênio e não deve ser deixado aberto.
A segunda exposição é simples; eu sempre uso luz de lâmpadas fluorescentes.
Como segundo revelador, pode-se simplesmente usar o primeiro revelador usado ou qualquer outro revelador mais ou menos usado. A fixação não é necessariamente necessária, mas talvez seja em filmes com corante residual.
Portanto, recomendo vivamente o kit de revelação e espero que se torne um padrão mundial.
Muito obrigado a Klaus Wehner e aos produtores de filmes ADOX!
Ulf-Benno
KlausWehner
Obrigado, Ulf-Benno, por este relato detalhado da sua experiência.
?
Fico muito feliz que já a primeira tentativa tenha dado bons resultados.
Essa era a ideia que eu tinha ao criar meu kit de revelação: quem seguir as instruções alcançará bons resultados muito rapidamente (que são significativamente melhores do que os obtidos com o processo padrão).
Todos os comentários que recebi até agora sobre meus produtos químicos confirmam que foi possível obter bons resultados praticamente de imediato.
?
A qualidade dos diapositivos transmite ao observador exatamente o que Ulf-Benno descreveu: com nitidez, brilho e riqueza em tons.
Além disso, é possível atingir uma alta sensibilidade: ISO 200/24 e até mesmo ISO 400/27 (com o Adox CHS 100 II).
?
É óbvio que meus produtos químicos têm uma composição mais complexa.
Não é fácil dissolver todos os ingredientes em um concentrado e mantê-lo estável.
?
É claro que Ulf-Benno está certo ao apontar, neste contexto, o risco de oxidação.
Seria útil se os concentrados fossem transferidos para quantidades menores (em frascos menores bem cheios).
Também já pensei em montar kits que sejam suficientes para exatamente 2 filmes.
?
Quem tiver mais perguntas pode entrar em contato comigo: klaus.wehner@web.de
?
Obrigado, Ulf-Benno!
?
Atenciosamente,
Klaus
?
Ulf-Benno
Mais uma observação sobre o banho de branqueamento.
Embora já tenham sido realizados testes bem-sucedidos com duração superior a um ano, meu banho de branqueamento estragou-se após 3 semanas e 3 filmes. O teste com um pedaço de papel fotográfico preto não é suficiente. O papel fotográfico requer tempos de branqueamento muito mais curtos. No caso dos filmes, esses tempos podem ser, às vezes, cinco vezes mais longos. Se o banho de branqueamento estiver muito usado, o processo de branqueamento pode, em determinadas circunstâncias, nem chegar a ser concluído.
O único teste seguro, essencial para um banho de branqueamento usado, é a inspeção cuidadosa do filme imediatamente após o branqueamento.
O filme não deve estar mais preto. O positivo já deve ser reconhecível. O filme deve estar esbranquiçado, amarelado ou violeta em toda a sua extensão. Isso é facilmente reconhecível mesmo sob luz fraca. Caso ainda haja prata preta visível, o tratamento deve ser continuado imediatamente com um banho de branqueamento novo ou regenerado.
Boa sorte!
Ulf-Benno
KlausWehner
Obrigado, Ulf-Benno!
?
Essa informação é importante para mim.
No entanto, é difícil fazer um diagnóstico à distância neste momento.
?
O teste serviu para identificar esses problemas.
?
Posso confirmar que a amostra de referência continua funcionando perfeitamente no meu laboratório.
Outros testadores têm obtido bons resultados de forma consistente.
?
No caso do banho de branqueamento, introduzi pequenas variações.
Após a avaliação de todas as respostas, isso talvez nos dê alguma pista.
?
Estou pensando agora em duas causas possíveis:
1. Embalagem e transporte. (Minha amostra de referência é armazenada em um frasco de vidro de laboratório de alta qualidade, protegido contra oxidação).
2. Limpeza na preparação (mesmo as menores contaminações, causadas pelo arrastamento de traços de outros produtos químicos, podem reduzir significativamente a estabilidade. Já mencionei isso explicitamente no meu manual de instruções).
?
O fato de tudo funcionar sem problemas no meu laboratório é apenas metade do caminho até o objetivo.
Agora, trata-se de descobrir tudo o que pode acontecer fora da minha esfera de controle.
Por isso, agradeço qualquer dica.
Presumo que também encontrarei soluções para os problemas que ainda possam surgir.
?
Talvez abordagens mais modestas também sejam um caminho viável?
?
No fim das contas, trata-se de estabelecer uma química totalmente nova.
É compreensível que isso não seja tão fácil.
?
Meus sinceros agradecimentos a todos os testadores que me ajudam com seus relatos de experiência!
?
Atenciosamente,
Klaus
?
KlausWehner
Após uma breve conversa com Ulf-Benno, consegui esclarecer o comportamento aparentemente enigmático do produto químico.
€
A causa foi um desvio significativo das instruções de uso.
As tolerâncias relativas ao tempo de ação, à concentração e ao tempo foram amplamente excedidas.
Os desvios ficaram na ordem de cerca de 200% a 1000%.
€
Com desvios tão graves, porém, não se pode mais esperar resultados normais.
Mas vejo nisso também um aprendizado.
€
Quando as especificações de processamento forem novamente respeitadas, será possível esperar bons resultados novamente.
€
Apesar disso, tenho motivos para refletir sobre o banho de branqueamento.
Há necessidade de melhorias nas áreas de embalagem, transporte e armazenamento (subótimo) na instalação do usuário.
€
Ulf-Benno, agradeço pelas muitas dicas valiosas!
€
Atenciosamente,
Klaus
€
HGR
Olá,
Já usei o segundo conjunto de produtos químicos do Klaus Wehner e revelei os estoques restantes de Agfa SCALA, Adox SILVERMAX, Adox CHS 100 II e
Foma R 100, tanto em rolos quanto em filmes 35mm. Só na segunda sessão de revelação houve um problema: manchas nas áreas claras dos diapositivos.
Suspeitei que as causas fossem a omissão, desta vez, da pré-lavagem e/ou uma quantidade de produto químico que, embora correspondesse às indicações do Klaus, preencheu apenas cerca de um terço da cuba rotativa. Nos revelamentos seguintes, voltei a fazer a pré-lavagem e utilizei uma quantidade
de produto químico que preencheu metade da cuba. Isso significou, no Jobo 2500 com dois compartimentos para rolos de filme e um compartimento para filme de 35 mm, apenas
5 filmes em um litro, ou seja, o conjunto completo foi consumido. Mas, em contrapartida: sem manchas!
Como um lipper econômico, agora teria que experimentar novamente com caixas mais estreitas e espirais de filme!
No geral, acho meus diapositivos muito brilhantes e luminosos, mesmo na projeção de 6x7 e panorâmica de 35 mm.
Muito obrigado ao Klaus por este conjunto de produtos químicos para revelação de diapositivos em preto e branco, que na verdade é relativamente fácil de usar e que, para mim, levou a um
renascimento da boa e velha produção de diapositivos, inclusive em cores.
Atenciosamente,
Hans-Gerd
KlausWehner
Infelizmente, hoje só posso responder brevemente:
?
1. Pré-lavagem: não está prevista no meu processo e não é necessária.
?
2. Volume de produto químico: para o revelamento ideal de um filme, bastam 125 ml de solução pronta para uso.
? (caso a caixa de revelador utilizada exija mais produto químico, é claro que isso deve ser levado em consideração).
?
3. Renda: mesmo que se consuma significativamente mais produto químico por filme, o revelamento caseiro ainda é consideravelmente mais econômico.
? (com a vantagem adicional de uma qualidade e flexibilidade significativamente melhores).
?
Mesmo que a fase de testes tenha sido concluída, o kit de produtos químicos continua disponível comigo.
?
Mais uma vez, meu agradecimento especial ao Hans-Gerd!
Os diapositivos ficaram excelentes!
?
Atenciosamente,
Klaus