pittyman
Caros colegas,
quem de vocês já encontrou manchas como essas (vejam as digitalizações dos negativos) nos seus negativos ou sabe onde o erro se infiltrou?
Depois de voltar a usar o TRI-X após algumas experiências e ter revelado ontem os três primeiros rolos, infelizmente tive a desagradável surpresa de constatar que há manchas brancas estranhas por toda parte nos filmes. No primeiro momento, pouco antes do banho de aglutinante, pensei que fossem pequenos furos na emulsão (pinholes). Hoje, depois que os filmes secaram, pude examiná-los pela primeira vez com uma lupa e não são pinholes, mas manchas brancas bem estranhas.
Aparecem dois tipos diferentes de manchas brancas:
- pequenas manchas (ver digitalização 1) e
- formações semelhantes a caudas de cometa (digitalizações 2 e 3 – nunca vi isso antes)
Vou tentar descrever meu processo da forma mais precisa possível:
1. Lavo os filmes com água antes do revelamento, para que a lata (na adega fria) atinja a temperatura adequada. Faço isso há anos — provavelmente não é por causa disso.
2. As pequenas manchas eu tive de forma semelhante pela última vez em um FOMA 400 de 120, revelado em RODINAL 1:50, só que lá elas não eram brancas, mas sim escuras. A aparência era a mesma.
3. Tanto os filmes Foma quanto os TRI-X foram fixados com a mesma solução de fixador. Eu fixo em 2 banhos 1+4, cada um com 2 litros. O Fix 1 já processou 37 filmes até agora; com os Fomas, foram cerca de 30. O fixador é o AdoFix da FOTOIMPEX.
4. A parada é feita com água da torneira.
5. Os Tri-X foram revelados com D76 1+1 a 20 °C.
6. Na preparação do D76, dispensei os 50 °C e preparei a 30 °C. Preparação com água destilada (água residual do desumidificador). Depois que tudo se dissolveu, havia flocos brancos (semelhantes a vermes) flutuando no revelador — origem desconhecida — D76 filtrado por um filtro de café antes do revelamento.
7. Enxaguei com água da torneira
Não me lembro de mais nada sobre o revelamento.
Outras possíveis fontes de erro:
Carretéis de filme sujos: eu nunca os limpo, pois eles são limpos pelo enxágue final? Então, tirei os filmes e os coloquei para secar — sem enxaguar. Talvez resíduos de emulsão do último filme — por terem sido retirados do carretel enquanto estavam molhados?
Câmera: uma Mamiya C220, não a tenho há muito tempo — mais ou menos desde que os problemas começaram, mas o que poderia haver na câmera que causasse essas manchas brancas? Por dentro, ela parece estar limpa.
Agradeço qualquer dica, pois já não sei mais o que fazer.
Atenciosamente, Dirk
Digitalização 1 — manchas claras estranhas no TRI-X (D76) — no FOMA400 (RODINAL) manchas semelhantes, mas escuras.
Digitalização 2 - manchas semelhantes a caudas de cometa em branco com ponto claro e cauda
<a class="" href="https://www.flickr.com/photos/19111895@N04/16381595575/">https://www.flickr.com/photos/19111895@N04/16381595575/</a>
Digitalização 3 - Digitalização 2 - manchas em branco semelhantes a cauda de cometa com ponto claro e cauda
<a class="" href="https://www.flickr.com/photos/19111895@N04/16379866281/">https://www.flickr.com/photos/19111895@N04/16379866281/</a>
AntiLynd
Eu não descartaria tão categoricamente a câmera como fator problemático. Manchas que (ao observar o negativo como negativo) são mais claras do que deveriam ser podem, naturalmente, ser pontos de revelação insuficiente ou ausente — mas também podem, por exemplo, ser causadas pela espuma de borracha das vedações de luz, que se desintegra, como as utilizadas em algumas câmeras. Pega um filme colorido velho, realiza a exposição e leva-o à Rossmann ou algo parecido, e em uma semana você saberá mais...
€
Apesar disso, é claro que fico com os pelos da nuca em pé quando leio coisas como “desumidificador” ou “filtro de café”. Quando for entregar seu filme de teste, compre um galão comum de água por 1,50 e experimente com ele.
€
Boa sorte
Nils
pittyman
Olá, Nils, obrigado pela sua resposta rápida! Troquei a espuma da vedação de luz
logo no início. :-(
Urnes
Volta ao início. Reinicia o revelador, Nils, já que você já escreveu isso. E usa um revelador novo. Acho que é isso. Para mim, essa sempre foi a causa das manchas brancas. Com certeza não é a câmera.
Atenciosamente, Sven.
mattes
Eu evitaria usar a água do desumidificador; o efeito que você descreveu ao preparar a solução não é normal, e eu suspeito que seja por causa da água do desumidificador. Há muita sujeira no ar, como poeira fina, por exemplo; imagino que ela acabe indo parar na água residual do purificador de ar e, por fim, talvez nas suas películas.
Se o dano ocorreu pela primeira vez, vale a pena pensar no que foi alterado.
Quanto à fixação, eu recomendaria preparar quantidades mínimas, por exemplo, o conteúdo de uma lata. Assim, o produto se esgota relativamente rápido e pode ser substituído sem preocupações. O mesmo vale para o revelador: você pode usar todos os reveladores com diluição e tempo ajustado como solução única. A vantagem é que você sempre tem revelador fresco e não precisa alterar os tempos.
A propósito, não custa nada limpar bem as latas e as espirais após cada uso.
Matthias
pittyman
Pequena atualização:
?
Revelador (com água desmineralizada) novo e fixador novo – os erros continuam presentes.
?
Possíveis fontes a seguir:
?
Água da torneira – nunca tive problemas com ela nos últimos 5 anos
a câmera
?
Entrarei em contato assim que souber mais.
?
Dirk