TiMo
Olá, Mirko,
Vi que vocês vão voltar a oferecer o CHM a partir de março. Ele não faz parte da linha de filmes da ADOX? Sinto falta do "ADOX" antes do "CHM".
?
Além disso, diz aí que o tempo de revelação é o mesmo do RPX 100/400, Kentmere 100/400 e APX New 100/400. É o mesmo produto em uma nova embalagem?
?
Se você tiver tempo, eu agradeceria algumas informações.
?
Atenciosamente, Tim
?
?
Neutrino
Pessoalmente, eu restringiria isso se NÃO houvesse a marca ADOX nos rolos CHM; afinal, esses rolos não têm absolutamente nada a ver com a ADOX. Já existe mercadoria reetiquetada em abundância, e ninguém consegue mais se orientar; na minha opinião, não precisamos de mais disso. Na minha opinião, seria bom para a ADOX se diferenciar dos produtos reetiquetados com seus filmes realmente próprios, como, por exemplo, o CHS II. Nesse sentido, elogio a comunicação clara da FOTOIMPEX de que se trata aqui dos Kentmere e, como já mencionei, também restringiria bastante a venda se a marca ADOX não fosse associada a eles.
€
No entanto, estou interessado nas seguintes questões: a FOTOIMPEX informa que há estoque remanescente dos Kentmere. Isso significa que os dois filmes foram descontinuados ou apenas a marca Kentmere deixará de existir? Na verdade, não consigo imaginar o filme em si, já que se trata de um filme muito popular, oferecido sob todas as marcas imagináveis.
€
Além disso, está escrito que os tempos de revelação são os mesmos dos RPX. Isso sugere, pelo menos, que por trás disso se escondem filmes idênticos. Pelo que sei, porém, já está confirmado e comprovado que, pelo menos a atual linha de produtos RPX, são produtos independentes, que talvez tenham sido apenas ligeiramente modificados, mas que, no entanto, são produtos independentes, não é?
Olivinyl
... já estava me perguntando por que o Kentmere 100/400, no rolo de 30,5 m, só está disponível ocasionalmente!
Abraços, Oliver
TiMo
Pessoalmente, eu restringiria isso se NÃO houvesse a marca ADOX nos rolos CHM; afinal, esses rolos não têm absolutamente nada a ver com a ADOX. Já há produtos reetiquetados demais, e ninguém consegue mais se orientar; na minha opinião, não precisamos de mais disso. Na minha opinião, seria bom para a ADOX se diferenciar dos produtos reetiquetados com seus filmes realmente próprios, como, por exemplo, o CHS II. Nesse sentido, elogio a comunicação clara da FOTOIMPEX de que se trata aqui dos Kentmeren e, como já mencionei, também restringiria bastante o uso se a marca ADOX não fosse associada a eles.
?
Eu também acho isso. No entanto, associo automaticamente o CHM à ADOX, porque o filme já existiu sob a marca ADOX.
piu58
> seriam iguais às do RPX 100/400, Kentmere 100/400, APX New 100/400
?
Hmm.
?
O RPX 100, o K100 e o APX New 100 são iguais, pelo que posso avaliar. O K400 e o APX New 400 também são iguais. O RPX 400, no entanto, tem uma emulsão diferente e requer tempos de revelação distintos.
?
O primeiro lote de RPX 400 — há muitos anos — era um pedido de cliente não aceito pela Ilford. A Maco comprou o material, cortou-o em pedaços e lançou-o no mercado como RPX 400. Verificou-se então que este filme se comportava bem com o revelador SPUR-PXD, ao passo que o K400 não. Na época, a Maco informou que o filme não seria relançado.
?
Alguns anos depois, ele voltou a ser comercializado. Como a fórmula já era conhecida, a Maco pôde, naturalmente, encomendá-lo à Ilford. Para completar a linha, foi adicionado um RPX 100, que é, no mínimo, um parente muito próximo do K100. O RPX 25, por outro lado, não tem nada a ver com a Ilford/Harmann; é um filme para fotografia aérea, algo completamente diferente.
Morte
O que importa, na minha opinião, para todos os usuários preocupados da Kentmere (como eu) é o seguinte: agora podemos comprar o filme tanto como APX New quanto como FOTOIMPEX CHM. Isso é bom. Os preços realmente acessíveis de 3,49 euros por rolo provavelmente ficarão apenas como boas lembranças. Mas, comparando com os preços da Ilford, isso é suportável. Desde que a emulsão continue disponível!
Pós-escrito: Acabei de ver que o RPX 400 custa apenas 3,30 euros. É claro que isso é superbarato. Já o usei antes e gostei, na época com revelador A49 da FOTOIMPEX. Não sei dizer se ele é idêntico ou diferente do Kentmere 400. Mas arrisco afirmar que as diferenças para a fotografia artística provavelmente não são muito grandes.
MirkoBoeddecker
Na verdade, gostávamos de vender o Kentmere como Kentmere, pois assim ficava claro o que ele era e de onde vinha.
?
Recentemente, porém, fomos informados de que a distribuição na Alemanha seria encerrada. Com nossa própria marca, temos a possibilidade de acessar diretamente o material, com uma maior variedade de produtos e — com a restrição de volumes mínimos de encomenda muito elevados —, em última análise, também a um preço mais acessível.
?
Sob a marca ADOX, não serão mais lançados produtos cuja fabricação não tenha nossa participação, pelo menos de forma significativa.
Sei que no passado era diferente, mas as coisas mudam. Naquela época, ainda não tínhamos uma fábrica.
?
Por isso, trata-se de um FOTOIMPEX CHM sem a ADOX. Ele também será comercializado apenas diretamente (não por meio de revendedores); caso contrário, não seria possível manter o preço competitivo.
?
Os Kentmere estão há meses mais caros na compra do que nosso preço de venda e já deveriam ter sofrido um aumento há muito tempo.
?
Pelo que sei, os dados de exposição e revelação de todos os filmes mencionados são os mesmos, e as diferenças, se houver, devem-se a variações de lote e tempo de armazenamento, mas é claro que não posso falar por outras marcas.
?
A longo ou médio prazo, o CHM não custará mais do que seus “irmãos”. A curto prazo, sempre há promoções, ou alguém comprou antes que o euro se tornasse a lira e outro perdeu a oportunidade. Atualmente, estamos em 3,56 no pacote de 10 — o que realmente não está muito longe de 3,49.
?
No geral, é claro que, com uma desvalorização de 30% da nossa moeda em relação às moedas estrangeiras (em apenas 3 meses), não dá para esperar que os filmes da Inglaterra, do Japão ou dos EUA mantenham o mesmo preço. A Kodak, em particular, ficará bem mais cara em breve. A Fuji certamente seguirá o mesmo caminho.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
TiMo
Olá, Mirko,
obrigado pelo esclarecimento.
É ótimo saber que agora vocês comercializam apenas produtos originais sob a marca ADOX.
Wolf_XL
...para mim, como usuário, toda essa história de “rótulos” é um pesadelo — principalmente quando não fica totalmente claro o que é vendido sob cada rótulo.
?
A situação fica ainda pior quando filmes com emulsões diferentes são comercializados sob o mesmo nome... Na verdade, eu só quero que um filme XYZ, mesmo depois de dois ou mais anos — se ainda for comercializado como filme XYZ —, tenha exatamente as mesmas características. A situação fica especialmente complicada quando uma marca comercial é reetiquetada — por exemplo, quando o Ilford Kentmere se torna Agfa APX new.
?
Um joguinho semelhante também rola com o RODINAL — a essa altura, ninguém consegue mais entender nada —, o que foi motivo para eu mudar para o D-76.
?
Por isso, acho boa a ideia de que o ADOX só possa se chamar ADOX se for produzido pela própria fábrica...
MirkoBoeddecker
Fazem o mesmo com o RODINAL — já ninguém consegue entender nada disso —, o que me levou a mudar para o D-76.
Uau, mas essa é uma mudança radical!
€
Do RODINAL ao D76 é um longo caminho, e todos os derivados do RODINAL estão certamente mais próximos do original do que o D76 :-)
€
Nesse caso, “re-rotulado” talvez não seja exatamente o termo correto.
Conosco, por exemplo, o ADONAL é vendido com a indicação “Produzido de acordo com a última fórmula original conhecida do RODINAL” (também consta na garrafa) e é exatamente isso mesmo.
A Agfa acabou se desintegrando e tanto o nome quanto (posteriormente) as instalações de produção deixaram de estar disponíveis.
Então, contratamos funcionários da Agfa e “recuperamos” as fórmulas. Desde o segundo lote de ADONAL, ele também é engarrafado internamente. Só a mistura é feita em outro lugar, porque uma instalação de mistura eficiente e, portanto, competitiva, custa milhões. Nesse caso, é melhor recorrer a algo que já está disponível em outro lugar.
€
Há um ano, porém, o RODINAL está novamente disponível como RODINAL:
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/ADOX-RODINAL-500-ml.html
€
€
Então você poderia voltar :-)
€
Atenciosamente,
€
Mirko
AchimBauer
Olá a todos,
Por algum motivo não está dando certo inserir o texto, então vou escrever aqui à mão.
Mirko, você disse: “Com nossa própria marca, temos a possibilidade de acessar diretamente o material, oferecendo uma maior variedade de produtos”.
Essa variedade de produtos inclui também rolos de filme? Ou o CHS 2 vai chegar em breve?
€
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Olá, Achim,
?
Para “fabricar” filmes em rolo CHM ou RPX, é preciso uma folha de papel, uma impressora, tinta e uma conta bancária com saldo suficiente :-)
Para fabricar um CHS 100 II como filme em rolo, é preciso muito mais do que isso.
Mas ele está a caminho.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
AchimBauer
Olá, Mirko,
?
Ok. Mas o que significa, então, variedade de produtos?
?
Atenciosamente, Achim
MirkoBoeddecker
Os filmes Kentmere só estavam disponíveis no formato KB 36. Sob nossa própria marca, podemos oferecer diversos outros formatos. No entanto, ainda não posso dizer se isso seria viável comercialmente e se faria sentido. Filmes em rolo e de 35mm certamente seriam uma boa opção, e talvez também os vendidos por metro.
No início, vamos começar com o que foi descontinuado (Kentmere KB) e, dependendo do sucesso, veremos o que fazer a seguir.
?
Atenciosamente,
?
Mirko