Neutrino Desta vez, gostaria de fazer a vocês uma breve pergunta de compreensão matemática sobre diluições. Isso me ocorreu quando, recentemente, comparei reveladores de uso único em termos de rendimento e preço. Não que eu fosse comprar um revelador específico (apenas) por causa do preço, mas isso acabou me interessando. € Revelador com a diluição padrão de 1+4 em embalagem de 1 litro tem o mesmo rendimento que um revelador com diluição padrão de 1+9 em embalagem de 1/2 litro. Consequentemente, seria necessário adicionar mais 5 partes de água a um revelador com diluição 1+4 se, por qualquer motivo, se quisesse diluí-lo duas vezes mais. A diluição dupla de 1+4 seria, portanto, 1+9 e não 1+8, como se poderia supor à primeira vista. Estou entendendo isso corretamente? €
grommi Você está absolutamente certo, Neutrino. Isso é algo que sempre volta à tona quando se trata do RODINAL, e eu mesmo cometi um erro terrível recentemente em outra ocasião. 1 + 50 = 1 : 51, mas isso quase não tem relevância; já no Xtol, por exemplo, 1+1 = 1:2, o que é de grande importância. Acho a proporção muito mais intuitiva do que a soma. 1:10 é exatamente o dobro da diluição de 1:5. Isso corresponde a 1+9 ou 1+4. Na verdade, é bem simples… na verdade…
Neutrino Com um pouco de atraso, muito obrigado pela tua explicação! Então é mesmo como eu imaginava.
Commander8x Mais uma breve observação minha: a indicação “diluição 1+4” deve ser interpretada como “1 parte de concentrado + 4 partes de água”. Isso significa que se tem, no total, 5 partes de volume de líquido. Para uma diluição de trabalho de 500 ml, isso equivale a 100 ml de concentrado + 4 partes de água. ? Em termos de significado, a indicação “diluição 1:5” é equivalente. Leia-se “1 parte de concentrado para 5 partes de volume total”, o que é o mesmo que 1+4. ? Correto. Se você comete o mesmo erro repetidamente e obtém resultados consistentemente bons, está tudo bem, não é? ? :spudnikwaving: ? E o que a Edith ainda queria dizer: quanto maior a diluição, menos o erro se torna relevante.
MirkoBoeddecker +25. Para estar totalmente correto, deveria ser 1+51, não é? Deveria ser 1+24 e 1+49 (o que, em princípio, é a mesma coisa), mas, nessas diluições elevadas, usa-se a “formulação mais elegante” 1+25 e 1+50.