fotosepp
Olá a todos,
Alguém poderia me dizer se é melhor eu colocar uma lâmpada de 250 W no meu Varioscope 60? Tenho algumas em estoque. Comprei pela metade do preço em uma liquidação de loja. No momento, estou usando uma de 150 W. Faz sentido usar uma lâmpada mais potente, mesmo que com menor duração?
Perguntas de um novato!
Atenciosamente
Wolf_XL
... não, é melhor evitar tempos de exposição inferiores a cinco segundos. Além disso, você tem vantagens com tempos de exposição mais longos caso precise fazer um desbravamento. Quando o Varioskop chegou ao mercado, o papel fotográfico não era nem de longe tão sensível quanto os papéis atuais — por isso, em aparelhos de ampliação dessa época, é possível escolher sem problemas uma lâmpada um número menor. Os filtros inseríveis também vão agradecer devido ao menor desenvolvimento de calor...
Urnes
Mas isso também depende do tamanho da impressão e se você vai diminuir a abertura da lente. Na minha Leitz Focomat, eu sempre uso 250 W
. Mas primeiro você deve verificar qual é a potência máxima permitida. Eu já ultrapassei esse limite drasticamente com a Fotomat. O principal problema com o aquecimento não são os filtros, mas a vida útil das suas lâmpadas. Se estiver muito quente, vai estourar.
Atenciosamente, Sven.